top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #1 TOYS R US CREW

Atualizado: 24 de set. de 2023

Assim que receberam o convite, Kaen, Ryal e Sirk não hesitaram em responder a algumas perguntas.


Esta crew do Seixal não tem parado de deixar a sua marca na zona.


Quando questionado sobre a escolha do nome, Kaen foi rápido a esclarecer: "Há muita gente que critica os toys quando, na verdade, toda a gente já o foi. Enquanto writer, tens que começar por algum lado. Se há writers no top mundial, certamente já foram toys. Por isso, é quase uma ideia para acabar com esse hate. Não que vá fazer diferença, mas, enquanto crew de amigos, somos toys mas não nos importamos, eheh.".


Um obrigado aos três pelo apoio a este novato.



Qual o significado do teu tag?

Kaen No meu caso, não tem nenhum significado. Gostei do conjunto de letras a nível visual. Mas descobri que, em japonês, significa labaredas.

Ryal Não tem segredo. Toda a gente precisa de um tag.

Sirk Não tem um significado. Mas o Kaen pode contar essa história.


Quando começou o teu interesse pelo graffiti e quais foram as tuas influências na altura?

Kaen Quem me despertou o interesse foi o Zagreb dos SBF. Éramos da mesma turma e ia muitas vezes a casa dele. A nossa cena era videojogos e skate, mas quando ele me mostrou a vertente do graffiti fiquei logo curioso. O mais engraçado é que foi ele que me puxou mas nunca pintei com ele. Temos de tratar desse Wall of fame. Mas influências eram as crews da minha zona, porque era o que via mais (FTS, PVS).

Ryal Eu sempre gostei de desenhar. Anos mais tarde, já por volta dos 15, comecei a parar com pessoal que pintava (como o Sirk, Cise, R21, Resk, Taes) e comecei a ganhar o gosto pelas latas.

Sirk Já há alguns anos. Na altura as influências eram locais (FTS, PVS, HIMAGE).

Como era a cena no graffiti quando começaste?

Kaen Era um bocado do tamanho da nossa realidade, do que víamos na rua. Na minha altura não tinha o acesso que agora tenho à internet, tinha pouco acesso a revistas. Era, basicamente, um acompanhamento dos writers locais.

Ryal A cena no graffiti, na altura, era bué rudimentar, não tinhas tantas ferramentas como agora, não havia a cena de seres bué diferente. Ou eras bom ou eras mau. Ahaha. Mais hardcore.

Sirk ---


Quais são as tuas crews?

Kaen Toys Crew

Ryal Já tive uma crew, há muitos anos. Eram os MPG (malucos por graffitis). Atualmente, não anda ativa. Agora sou Toys r us Crew.

Sirk Toys


Wall of fame, Street bombing ou Train bombing?

Kaen Street bombing, aquele vício. Mas não vai ser para sempre.

Ryal Posso dizer que já experimentei os 3. Atualmente, Wall of fame, sem dúvida. Acho que me deixa mais completo. As outras duas vão-me deixar sempre com o bichinho mas o que eu sinto é que, hoje em dia, essas são mais uma guerra de egos. Mas já fiz e respect ao pessoal que anda no movimento.

Sirk Wall of fame.



Qual é o teu processo criativo e quais são as tuas inspirações?

Kaen Processo criativo é desenhar, desenhar, desenhar.

Ryal Depende, se for preciso passo meses sem pegar num lápis e desenhar algo. As minhas inspirações no graff, na verdade, são aquelas com quem basicamente comecei a pintar e que via mais na minha zona (Resk, Nex, Snar). Mas, principalmente, o Sirk, que até hoje sempre puxou mais por mim. Hoje em dia há muitos mais writters.

Sirk ---


Pintas com sketch ou freestyle?

Kaen Faço um pequeno esboço a nível de styling, não faço um sketch muito composto com cores, efeito, etc. Preocupo-me mais com o styling do que com os efeitos.

Ryal Os dois. Mas na verdade, ultimamente, tem sido mais freestyle. Mas há sempre o senão de, por vezes, por não ter nada delineado, as cenas não correrem tão bem.

Sirk Freestyle, não tenho muita paciência para fazer sketchs. A não ser quando o Rial se estica.

Qual é a tua lata preferida?

Kaen A variedade com que tenho pintado não é muita. Mas estou a gostar bastante da Loop.

Ryal Actualmente, Aka. Mas Montana também é aquela base.

Sirk Nenhuma preferência.


Preferes pintar sozinho ou em grupo?

Kaen Preferir, prefiro grupo. Mas tenho uma certa panca em pintar sozinho, quando os meus horários não coincidem com a Malta com quem quero pintar. Não tenho alternativa e pinto sozinho e confesso que dá aquele extra de adrenalina.

Ryal Em grupo. Sem dúvida.

Sirk Em grupo. Aprendes sempre algo novo.


Com quem gostas de pintar?

Kaen Primeiro lugar os meus, Toys Crew. O resto, se quiser vir pintar, também são bem vindos. Os meus é que não podem faltar.

Ryal Não tenho beefs no graff. Pinto com quem gosta de pintar, sejas tu old school ou novato. Mas, sem dúvida, com a minha crew e membros dos MPG.

Sirk Sem falar nos óbvios, pinto com qualquer pessoa.



O que toca na tua playlist quando pintas?

Kaen Curto bué dum hip hop mais jazzy, tipo Tribe Called Quest, Showbizz & AG, Souls of Mischief.

Ryal Rap nacional e estrangeiro.

Sirk Quem trata disso, geralmente, é o Rial ou o Kaen (quando não está com pressa). Vai desde os sons de amor do Rial aos Wutang do Kaen.


Como descreves o panorama atual do graffiti em Portugal?

Kaen Temos mais acesso a material que na minha altura, mais trinchas, squezzers, mais marcas de latas, … Acessórios atrás de acessórios que, quando vou a uma dessas lojas, parece que estou numa loja de gomas, quero levar tudo.

Ryal Está melhor que nunca. Além de teres mais ferramentas para pintar também há mais espaços cedidos pelas câmaras. Isso tem ajudado na evolução e para que os novos putos também apareçam. Tem havido, ainda assim, o que muitos chamam vandalismo. Que, sinceramente, também faz falta, porque o verdadeiro graff vem daí.

Sirk ---


Qual é o teu melhor trabalho?

Kaen Muito possivelmente, neste último Hall of fame no Casal do Marco. Já há muito tempo que não acabava uma peça e saía agradado com ela, a peça claro... Ahaha.

Ryal Talvez o Hall of fame do Laranjeiro, pelo feedback recebido e pela parede no geral. Mas há outros que também gosto.

Sirk Ainda está para vir.


Tens alguma história que queiras partilhar?

Kaen ---

Ryal Tantas! Ahahah. Por exemplo, houve uma vez em que fui pintar num spot complicado na Cova da Piedade e estava com mais 4 amigos que vinham sempre comigo e eles, lá do outro lado da rede, só diziam: "Agora se passasse o PT (carro à paisana) eu corria e ninguém me apanhava... fazia e acontecia...". Nisto, nem 2 minutos, aparecem mesmo os gajos. Saltei a rede e ali, na reta da Lisnave, só corres ou para a frente ou para trás. 😂 Os que tavam a falar foram apanhados e levaram umas galhetas e só escapei eu e o meu irmão. Mas os gajos ainda me levaram as latas todas! Mas foi mais um dia de bombing.

Sirk ---

Props?

Kaen Para o Sirk e o Real. Por culpa deles, voltei a pintar e já estou ansioso pela próxima wall.

Ryal Mano, quero em primeiro mandar um ganda props para ti, porque cenas destas também fazem falta, sejam elas entrevistas ou vídeos das cenas. A seguir, para todo o pessoal do graff, que faz pelo gosto e não deixa a cena morrer.

Sirk ---


Fotografias / Photos: Da Chic Thief

256 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page