top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #109 BRUNO ANTI

Atualizado: 18 de mar.

PT

O Collective BAD (BOZ, ANTI e DUB) passou recentemente pela parede icónica das Amoreiras para "largar" uma peça abusada em conjunto com MULOG.



Este fim de semana, os quatro voltam a juntar-se num evento da Dedicated Store Lisboa, que reúne 8 artistas / writers que fizeram a transição do graff para a tattoo.



Aproveitando a sua passagem por Lisboa, trago-vos a entrevista que fiz a ANTI.



A pintar há mais de 20 anos, o graff e a cultura hip hop trouxeram-lhe muita coisa (amizades, um estilo de vida, sustento, alegria, partilha).


Não querendo abrir disputas entre o norte e o resto do país, Bruno sente que no Norte a cultura hip hop é mais sentimental / sentida / lutadora / batalhadora, igual à cultura do Porto.



Quanto às tattoos, o sentimento é o mesmo e o que mais gosta de fazer é o realismo misturado com vários efeitos de aguarela / graffiti / trash, tudo isto com muita cor à mistura.



Mais uma entrevista com pronúncia do Norte.



Fiquem a conhecer um pouco melhor o meu entrevistado e aproveitem para ler (ou reler) as entrevistas de DUB e MULOG.


Qual é o significado do teu tag?


Ele não tem nenhum significado... na altura, foi uma junção de letras que eu gostava e depois comecei a mandar uns tags e acabei por curtir.


Inicialmente era só ANT e com o passar dos anos acrescentei o I/Y.


Tens formação em arte?


Sim. No final do 9º ano escolhi artes e acabei por fazer até ao 12º ano... como depois não havia dinheiro para a faculdade, acabei por ir para um curso profissional de design de interiores e exteriores.



Quando começou o teu interesse pelo graffiti e quais foram as tuas influências na altura?


Eu comecei mais ao menos em 98/99, não sei a data ao certo. Nessa altura apareceram as primeiras revistas de graff e também os videoclipes de hiphop com o background dos mesmos cheios de graff (Nova York). Fiquei fascinado com aquilo, até que comecei a juntar dinheiro com uns amigos para ir comprar umas latas e copiarmos o que víamos nas revistas.


Maiores influências na altura: PRM de Lisboa, Cope 2, Lady Pink, Seen, Revolt, etc.


Como era a cena no graffiti quando começaste?

Em Portugal uma novidade quase, mas já havia muita gente a fazer muito e bom… mas, acima de tudo, havia muita troca de informações... o pessoal juntava-se todo para mostrar os blackbooks e para falar de spots para pintar.


Preferes a máquina de tatuagens ou a lata de spray?


São coisas completamente diferentes... adoro as duas. Mas o graff é o meu refúgio, a minha paz… é onde me sinto mais livre para criar.


Como classificas o teu estilo?


Não consigo classificar, já experimentei muita coisa dentro do graff... neste momento estou numas cenas mais realistas, para testar até que ponto consigo evoluir.


Carrega para ver as imagens

Click to see the images


Pertences a alguma crew?


Eu acho que nunca deixas de pertencer a uma crew, pois não me esqueço de nenhuma que tive (NSC - New Street Crew / DNB - DiNaByte / NoSTeam / Peixe Cru).


Neste momento, estou mais ativo com os Collective BAD.


O que puxa por ti, hoje em dia? Street bombing, train bombing ou wall of fame?


Neste momento, mais Wall of Fame.



Quais são os ingredientes para um bom dia de pinturas?


Acima de tudo, bons amigos para o convívio, muita lata e boa disposição.


Pintas com sketch ou freestyle?


Tento sempre levar tudo pronto, mas acabo sempre por fazer alguma coisa de freestyle.



O que toca na tua playlist quando pintas?


Sobretudo hip hop tuga.


Tens alguma história engraçada para contar?


Já contei esta muitas vezes. Estava eu e mais 15/20 pessoas na linha do comboio, uns a pintar e outros só a fazer companhia, quando a polícia aparece na parte de cima e toda a gente começa a fugir… eu fugi para os campos sem olhar para trás e, quando dou por mim, caí num buraco de esgoto tipo magia (o pessoal todo a minha procura).


Quando eu apareci, ficou toda a gente a rir-se e eu também, pois a polícia só foi lá para nós fazermos menos barulho.



Como descreves o panorama atual do graffiti em Portugal? O que achas que pode melhorar?


Eu acho que está muito bom com grandes artistas.


Em todas as vertentes do graffBombing... Street art, Fame... não nos podemos queixar


Tem de haver é mais convívio, acho que falta isso.


Que conselhos dás à nova geração de writers?


Acima de tudo, que não desistam à primeira. Não é fácil, mas, se querem mesmo, que continuem a tentar.



Qual é o teu top 3 de writers portugueses?


Isso é muito complicado.


SEN, por ser um senhor dentro do graff, ele faz tudo.


Depois o DUB e o BOZ, que são pessoas que admiro, que me acolheram e que me fazem melhorar todos os dias.


E de writers estrangeiros?


Casroc, não sei se ainda pinta, mas aprendi muito com ele.


Saturno, o homem desenha e cria que é uma coisa fora do normal.

Smugone, sem palavras.



O que te mantém forte na tua ligação ao movimento?


Não sei bem explicar, é algo que me atrai (tipo droga), sentes falta.


Qual é aquela que consideras a tua melhor peça, aquela que te deu mais luta e aquela que ainda te falta fazer?


Eu costumo dizer que a minha última peça é sempre a minha melhor peça, pois corrigi os erros que tive na anterior e já me criou dificuldades para a próxima.


Gostava de pintar uma lateral de um prédio.



Quais são os teus planos / projetos futuros?


Neste momento, a nível de graff é fazer crescer o Collective BAD, pois acho que estamos no bom caminho, só falta é pintarmos mais vezes.


Props?

Obrigado pelo convite, por me deixares contar aqui um bocado da minha vida de graff.


Props para todos os writers, aos que ainda andam por cá, aos que passaram e aos que ainda vão vir.


Fotografias & Vídeos: Bruno Anti

Photos & Videos: Bruno Anti


ENG

Collective BAD (BOZ, ANTI and DUB) recently passed by the iconic wall of Amoreiras to "drop" an abused piece together with MULOG. This weekend, the four will come together again at an event at Dedicated Store Lisboa, which brings together 8 artists / writers who made the transition from graffiti to tattooing. Taking advantage of his time in Lisbon, I bring you the interview I did with ANTI.


Painting for over 20 years, graff and hip hop culture have brought him a lot (friendships, a lifestyle, sustenance, joy, sharing).


Not wanting to open disputes between the North and the rest of the country, Bruno feels that in the North, hip hop culture is more sentimental / heartfelt / fighting / struggling, just like the culture in Porto.


As for tattoos, the feeling is the same and what he likes to do most is realism mixed with various watercolor / graffiti / trash effects, all with a lot of color in the mix.


Another interview with Northern pronunciation.


Get to know my interviewee and take the opportunity to read (or re-read) the DUB and MULOG interviews.


What does your tag mean?


It doesn't have any meaning... at the time, it was a combination of lyrics that I liked and then I started sending some tags and ended up liking it.


Initially it was just ANT and over the years I added I/Y.


Do you have training in art?


Yes. At the end of the 9th year I chose arts and ended up doing it until the 12th year... as there was no money for college afterwards, I ended up going on a professional course in interior and exterior design.


When did your interest in graffiti begin and what were your influences at the time?


I started at least in 98/99, I don't know the exact date. At that time, the first graffiti magazines appeared and also hiphop music videos with their background full of graffiti (New York). I was fascinated by it, until I started to save money with some friends to go buy some cans and copy what we saw in magazines.


Biggest influences at the time: PRM de Lisboa, Cope 2, Lady Pink, Seen, Revolt, etc.


What was the graffiti scene like when you started?


In Portugal, it was almost a novelty, but there were already a lot of people doing a lot of good things... but, above all, there was a lot of exchange of information... everyone got together to show their blackbooks and talk about spots to paint.


Do you prefer the tattoo machine or the spray can?


They are completely different things... I love them both. But graff is my refuge, my peace... it's where I feel most free to create.


How do you classify your style?


I can't classify it, I've already tried a lot of things within graff... right now I'm in more realistic scenes, to test how far I can evolve.


Do you belong to a crew?


I think you never stop belonging to a crew, as I can't forget any of the ones I had (NSC - New Street Crew / DNB - DiNaByte / NoSTeam / Peixe Cru). Right now, I'm more active with Collective BAD.


What drives you these days? Street bombing, train bombing or wall of fame?


Right now, more Wall of Fame.


What are the ingredients for a good painting day?


Above all, good friends to socialize with, lots of energy and a good disposition.


Do you paint with sketch or freestyle?


I always try to take everything ready, but I always end up doing something freestyle.


What plays on your playlist when you paint?


Especially tuga hip hop.


Do you have a funny story to tell?


I've told this many times. I and 15/20 other people were on the train line, some painting and others just keeping company, when the police appeared at the top and everyone started to run away... I fled to the fields without looking back and, The next thing I know, I fall into a magic-like sewer hole (everyone is looking for me).


When I showed up, everyone was laughing and so was I, as the police only went there so we could make less noise.


How would you describe the current graffiti scene in Portugal? What do you think can improve?


I think it's very good with great artists.


In all aspects of graffiti... Bombing... Street art, Fame... we can't complain.


There needs to be more conviviality, I think that's what's missing.


What advice do you give to the new generation of writers?


Above all, don't give up at first. It's not easy, but if you really want to, keep trying.


What is your top 3 Portuguese writers?


This is very complicated.


SEN, because he is a gentleman within the graff, he does everything.


Then DUB and BOZ, who are people I admire, who welcomed me and who make me improve every day.


And foreign writers?


Casroc, I don't know if he still paints, but I learned a lot from him.


Saturno, man designs and creates something out of the ordinary.


Smugone, speechless.


What keeps you strong in your connection to the movement?


I don't know how to explain it, it's something that attracts me (like drugs), you miss it.


What do you consider to be your best piece, the one that gave you the most struggle and the one you still have left to do?


I usually say that my last piece is always my best piece, because I corrected the mistakes I made in the previous one and created difficulties for the next one.


I would like to paint the side of a building.


What are your future plans/projects?


At the moment, in terms of graffiti, we are trying to grow Collective BAD, as I think we are on the right track, we just need to paint more often.


Greetings / Thanks?


Thank you for the invitation, for letting me tell you a little about my life as a graff.


Greetings to all writers, those who are still here, those who have passed and those who are yet to come.

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии

Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Добавить рейтинг
bottom of page