top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #110 NETCHA URBAN ART

Atualizado: 11 de mar.

PT

Já seguia o Instagram do Netcha quando o Pregos me apresentou o meu novo entrevistado numa jam de homenagem ao Nomen, nas Amoreiras.


"Pensava que eras branco" foi a frase que me saiu de imediato e que é recordada, com humor, em cada reencontro.



Netcha é um apaixonado pelo graffiti, pela pixação e pelos trains.


Com o seu registo cru, furtivo e exaustivo procura dar a conhecer os writers e a cultura a quem passa aparessadamente pelas peças que dão cor aos comboios e às ruas.



Entre as suas influências constam duas grandes fotógrafas, a americana Martha Cooper e a portuguesa Marina Aguiar.


Fiquem a conhecê-lo um pouco melhor.



Como começou o teu interesse pela fotografia e mais especificamente pela fotografia de arte urbana e graffiti? Comecei a tirar as minhas primeiras fotos em 2017, tudo na brincadeira, por causa de uma ex namorada (Xana). Ela gostava de tirar fotos a azulejos, a padrões. Eu achei engraçado e quando dei por mim, enquanto ela tirava às coisas dela, comecei a tirar fotos às minhas primeiras peças. Tanto que foi com ela que fui a primeira vez ao Bairro Padre Cruz e fiquei maravilhado com tanta concentração de arte e tudo em prédios, foi nesse dia que eu conheci o mundo do graffiti e me apaixonei.

Em 2018, continuei a tirar fotos e a cada dia que passava tinha mais fotos, que guardava sempre no pc.

No ano seguinte estava com uma ex namorada (Sofia), que percebeu o amor que eu estava a ter a tirar fotos e sempre que podia ia comigo a espaços abandonados longe de Lisboa para eu cada vez ter mais material. Foi quando cheguei a um ponto que disse a mim mesmo "não podes guardar isto para ti, tens que partilhar".

Foi em setembro de 2019 que decidi iniciar o projeto no instagram BY NETCHA URBAN ART. Que máquina / material usas? Só uso telemóveis, comecei com um Samsung A7 e agora estou com um Samsung S9 plus.

A fotografia já se tornou uma constante da tua vida (no dia-a-dia, em férias, ...)? Em que países já fotografaste e que país / cidade te marcou pela quantidade / qualidade das suas peças? A fotografia já faz completamente parte da minha vida, eu tiro fotos todos os dias, por onde ando na rua, a tudo o que tenha a ver com graffiti ou arte urbana. Todos os dia eu tiro fotos a peças nos comboios. A minha vida, neste momento, é tirar fotos. É quase como se fosse um segundo trabalho, mas não remunerado. Só fotografei em Portugal e em França. Paris é uma brutalidade, só tinha visto cidades de Portugal e fiquei maravilhado com a agressividade com que eles fazem graff em todo o lado. As lojas de Paris à noite, com tudo fechado e com grades em baixo, passam a ser uma galeria de graffiti.

Em Portugal já fui a algumas cidades, mas como vivo em Lisboa é daí que sai a maior parte das minhas fotos.

Mas a cidade que me surpreendeu bastante foi quando fui a primeira vez a Almada, o pessoal da Margem Sul é muito agressivo.

Tive pena que só conseguir ir a Olhão por umas horas, mas sem dúvida nenhuma que aquela é a capital do graffiti português e tudo graças a uma pessoa, o SEN. Existe algum fotógrafo que sirva de inspiração / influência para o teu trabalho?

Martha Cooper, sem dúvida nenhuma. Ela faz-me acreditar que se não fossem os fotógrafos de graffiti ou bencher ninguém saberia o que aconteceu no passado.

Cada um tem o seu papel no mundo do graffiti e o meu é fotografar e registar tudo por onde passo, para um dia mostrar a quem quiser ver o que já foi feito.



Costumas fotografar sozinho ou acompanhado?

95% das vezes vou sozinho. Tiras muitas fotos de comboios. És um bencher?

70% das fotos e vídeos que eu tirei é tudo de comboios.

Sou um bencher segundo os que andam aqui há mais anos, mas na realidade sou um fotógrafo amador que gosta de tirar fotos.

Que papel têm as redes sociais na promoção do teu trabalho? Utilizas outros meios para o efeito?

No meu caso é 100% importante, já que todo o meu projeto é só no Instagram. O que preferes? Street Art ou Graffiti?

Graffiti, com os meus comboios sempre no top 1.

Preferes fotografar Wall of Fame e peças de rua ou locais abandonados?

Pela adrenalina e o mistério, espaços abandonados. Qual foi aquela peça que te deixou deslumbrado?

São tantas que não conseguia dizer só uma, cada peça acaba sempre por trazer sensações diferentes, quer seja na parede ou no comboio. Mas, por regra, eu fico muito mais deslumbrado com o que o pessoal faz nos comboios, dou props a todos eles.

E local?

Em qualquer plataforma por ai ... Qual é o teu top 3 de artistas / writers portugueses? Pergunta nada justa, são muitos. O que é bastante positivo, significa que Portugal está cheio de artistas top.

E de artistas / writers estrangeiros? Bozik.

Este é um hobby que exige muito de quem o pratica (tempo, gasolina, portagens, ...). O que te mantém comprometido em documentar esta cultura? Amor pela arte, amor pelo movimento, amor pela cultura hip hop.

E toda a adrenalina que envolve ir atrás de um comboio especifico e depois de o caçar. Dammmmn, é uma sensação brutal.


O que mudou na cena da street art / graffiti desde que começaste a documentá-la? Como estou há pouco tempo neste mundo, não sinto ainda grandes mudanças.


Gosto de observar o que as novas gerações vão trazer ao mundo do graffiti, tem muito potencial espalhado por Portugal. Como descreves o panorama atual da street art / graffiti em Portugal? Acho que está no bom caminho, vejo cada vez mais arte na rua e vejo cada vez mais murais a serem criados para colorirem este mundo cinzento que vivemos.

Tem vindo a aumentar o número de aficionados por este tipo de fotografia. Achas que se está a tornar uma moda? Que conselhos darias a quem se está a iniciar? Não acredito que seja uma moda. Do modo como estamos a evoluir, hoje todos temos um telemóvel. Eu sou a prova disso, ganhei um amor por tirar fotos só a usar o telemóvel.

E para quem se inicia, tirem muitas fotos, muitas fotos, porque se o amor pelas fotos crescer quando a pessoa der conta a fotografia já faz parte dele. Tens alguma história que queiras partilhar? Por acaso não tenho muitas histórias, no máximo só se for porque o segurança / revisor / maquinista / sra. das limpezas vêem que estou a tirar fotos aos comboios e me perguntam o que estou a fazer.


Quais são os teus planos / projetos futuros? Primeiro de tudo, quero continuar a dedicar-me à página e fazer com que ela cresça ainda mais, porque o meu objetivo mesmo era a minha página chegar a pessoas que não tem nada a ver com o mundo do graffiti. A sociedade tem que abrir os olhos e perceber a arte está espalhada por todo o lado e que existe para colorir e animar.

Dou três exemplos:


  • maior parte das nossas estações de comboios e metros estão cheias de arte, mas, na realidade, quase ninguém repara ou observa com calma, anda tudo na correria;


  • maioria das pessoas só dá conta que os comboios estão pintados quando o pessoal pinta as janelas, porque fora essa situação não existe nada;

  • maioria das pessoas só dá conta que o tag existe porque fizeram um tag no prédio, janelas ou muro deles.

É por isso que gostava de conseguir chamar a atenção de quem não sabe que existe este mundo maravilhoso e colorido. Cumprimentos? Agradecimentos? A ti, em primeiro lugar, pelo convite e principalmente pelo excelente evento que organizaste em Corroios. Props para os meus mais próximos, porque é graças a eles eu amo este universo. Stephan, Lega, Pregos, Bero, Bozik, 40D8 e Taty somos Família, muito obrigado por estarem sempre presentes. E claro que não posso deixar de falar da Marina Aguiar e do José Amaral. Se a Martha Cooper é a minha referência internacional, foi com estes dois senhores que me cruzei pelas primeiras vezes que fui a espaços abandonados e, passados estes aninhos, ainda nos cruzamos constantemente. Obrigado aos dois, para mim são os monstros da foto em Portugal. À minha filha, que só ela é que tem pedalada e paciência para andar comigo a correr atrás de comboios e a saltar plataformas, bjs. Por fim, à Dedicated. Se tem loja a que posso agradecer o modo como fui bem tratado e recebido são eles mesmo.


Fotografias & vídeos / Photos & videos: Netcha


ENG

I was already following Netcha's Instagram when Pregos introduced me to my new interviewee at a tribute jam to Nomen, in Amoreiras.


"I thought you were white" was the phrase that came to me immediately and is remembered, with humor, at every reunion.


Netcha is passionate about graffiti, pixação and trains.


With its raw, furtive and exhaustive record, it seeks to make writers and culture known to those who casually pass by the pieces that give color to trains and streets.


His influences include two great photographers, the American Martha Cooper and the Portuguese Marina Aguiar.


Get to know him a little better.


How did your interest in photography and more specifically in urban art and graffiti photography begin?


I started taking my first photos in 2017, all as a joke, because of an ex-girlfriend (Xana). She liked taking photos of tiles, of patterns. I thought it was funny and the next thing I knew, while she was taking away her things, I started taking photos of my first pieces. So much so that it was with her that I went to Bairro Padre Cruz for the first time and I was amazed by so much concentration of art and everything in buildings, it was on that day that I discovered the world of graffiti and fell in love. In 2018, I continued taking photos and with each passing day I had more photos, which I always kept on my computer.


The following year I was with an ex-girlfriend (Sofia), who noticed the love I was having taking photos and whenever she could, she went with me to abandoned spaces far from Lisbon so I could have more and more material. That's when I got to a point where I said to myself "you can't keep this to yourself, you have to share it".


It was in September 2019 that I decided to start the project on Instagram BY NETCHA URBAN ART.


What machine/material do you use?


I only use cell phones, I started with a Samsung A7 and now I have a Samsung S9 plus.


Has photography already become a constant in your life (in everyday life, on vacation,...)? In which countries have you photographed and which country / city stood out to you due to the quantity / quality of its pieces?


Photography is now completely part of my life, I take photos every day, wherever I walk on the street, of everything that has to do with graffiti or urban art. Every day I take photos of parts on trains. My life, at the moment, is taking photos. It's almost like a second job, but unpaid.


I only photographed in Portugal and France. Paris is brutal, I had only seen cities in Portugal and I was amazed at the aggressiveness with which they make graffiti everywhere. The shops in Paris at night, with everything closed and bars at the bottom, become a graffiti gallery.


In Portugal I've been to a few cities, but as I live in Lisbon, that's where most of my photos come from.


But the city that really surprised me was when I first went to Almada, the people in Margem Sul are very aggressive.


I was sorry that I was only able to go to Olhão for a few hours, but without a doubt that is the capital of Portuguese graffiti and it's all thanks to one person, SEN.


Is there a photographer who serves as an inspiration/influence for your work?


Martha Cooper, without a doubt. She makes me believe that if it weren't for graffiti photographers or benchers, no one would know what happened in the past.


Everyone has their role in the world of graffiti and mine is to photograph and record everything wherever I go, so that one day I can show anyone who wants to see what has already been done.


Do you usually take photos alone or with others?


95% of the time I go alone.


You take a lot of photos of trains. Are you a bencher?


70% of the photos and videos I took are all of trains.


I'm a bencher according to those who have been here for years, but in reality I'm an amateur photographer who likes taking photos.


What role does social media play in promoting your work? Do you use other means for this purpose?


In my case it is 100% important, since my entire project is only on Instagram.


What do you prefer? Street Art or Graffiti?


Graffiti, with my trains always in the top 1.


Do you prefer to photograph Wall of Fame and street pieces or abandoned places?


For adrenaline and mystery, abandoned spaces.


What was that piece that left you dazzled?


There are so many that I couldn't say just one, each piece always ends up bringing different sensations, whether on the wall or on the train. But, as a rule, I'm much more amazed by what people do on the trains, I give props to all of them.


And location?


On any platform out there...


What is your top 3 Portuguese artists / writers?


Not a fair question, there are many. Which is very positive, it means that Portugal is full of top artists. And foreign artists/writers? Bozik.


This is a hobby that demands a lot from those who practice it (time, gasoline, tolls,...). What keeps you committed to documenting this culture?


Love for art, love for movement, love for hip hop culture.


And all the adrenaline involved in going after a specific convoy and then hunting it down. Dammmmn, it's a brutal feeling.


What has changed in the street art/graffiti scene since you started documenting it?


As I've only been in this world for a short time, I haven't felt any major changes yet.


I like to observe what the new generations will bring to the world of graffiti, there is a lot of potential spread across Portugal.


How would you describe the current panorama of street art / graffiti in Portugal?


I think it's on the right track, I see more and more art on the street and I see more and more murals being created to color this gray world we live in.


The number of fans of this type of photography has been increasing. Do you think it's becoming a trend? What advice would you give to someone just starting out?


I don't believe it's a fad. The way we are evolving, today we all have a cell phone. I'm proof of this, I gained a love for taking photos just using my cell phone.


And for those who are just starting out, take lots of photos, lots of photos, because if the love for photos grows when the person realizes, photography is already part of them.


Do you have a story you want to share?


I don't actually have many stories, at most only if it's because the security / guard / conductor / driver / cleaning staff see that I'm taking photos of the trains and they ask me what I'm doing.


What are your future plans/projects?


First of all, I want to continue dedicating myself to the page and make it grow even more, because my goal was for my page to reach people who have nothing to do with the world of graffiti. Society needs to open its eyes and realize that art is spread everywhere and exists to color and cheer up.


I give three examples:


  • Most of our train stations and subways are full of art, but in reality, almost no one notices or observes calmly, everything goes by in a hurry;

  • Most people only realize that the trains are painted when people paint the windows, because other than that there is nothing;

  • Most people only realize that the tag exists because they tagged their building, windows or wall.


That's why I'd like to be able to draw the attention of those who don't know that this wonderful and colorful world exists.


Compliments? Thanks?


To you, firstly, for the invitation and especially for the excellent event you organized in Corroios.


Props to those closest to me, because it's thanks to them I love this universe. Stephan, Lega, Pregos, Bero, Bozik, 40D8 and Taty are Family, thank you very much for always being there.


And of course I can't stop talking about Marina Aguiar and José Amaral. If Martha Cooper is my international reference, it was these two gentlemen that I crossed paths with for the first time I went to abandoned spaces and, all these years later, we still cross paths constantly. Thank you both, for me they are the monsters in the photo in Portugal.


To my daughter, who is the only one who has the pedal power and the patience to ride with me chasing trains and jumping platforms, kisses.


Finally, to Dedicated. If there is a store that I can thank for the way I was treated and received well, it is them.

270 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commento

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
Ospite
25 feb
Valutazione 5 stelle su 5.

Top 🔥🔥🔥

Mi piace
bottom of page