top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #116 FALÉ

PT

O graffiti é como uma imensa manta de retalhos carregada de histórias.


Quando apenas explorava abandonados, alguns anos antes do blog, descobri numa antiga fábrica do Seixal um Fame no qual figuravam o Skran, o Bugster (com um lettering que me deixou maluco), o grande Frame e mais um writer que não consegui identificar.



O Bugster conheci numa das jams do Magus e o Frame foi o primeiro writer que conheci pessoalmente (também numa sessão de urbex).


Mais recentemente, conheci o Grave (através do Plus) e calhou ir a sua casa terminar a entrevista que lhe fiz. Foi a olhar para as fotografias do antigamente que me disse que era grande comparsa do Bugster e de outra figura conhecida do graff da A-Line e da MS, o Falé. O Bárbaro, como também é conhecido, era o retalho que me faltava na "manta" que descobri no Seixal há uns anos.



Com o Bugster, o Magus, o Frame, o Grave, o Plus e o Falé já entrevistados, Skran quando é que tratamos da tua entrevista?


Mas, por agora, fiquem com as respostas do meu novo entrevistado, Falé "The Barbarian".



Qual é o significado do teu tag?


Começou com uma palavra random que escolhi para desenhar “FALL”. Mas depois dos primeiros graffs percebi que ter duas letras iguais seguidas era má escolha e depois de várias tentativas cheguei a PHALE. Um dia, houve um gajo que me disse “Isto lê-se Falé”. De repente, toda a gente me chamava Falé. Hoje em dia é esse o meu nome, seja em contexto de graff, de trabalho ou familiar.


Na parede tanto assino Falé como Phale, depende do dia. 


Como era a cena no graffiti quando começaste?


Cresci e comecei a pintar em 99 / 2000 na A-Line, mais especificamente na Póvoa, Forte da Casa e Alverca. Nessa altura, o movimento de graff da zona era muito virado para dentro. Havia muita gente a pintar e a começar na cena. Ou seja, havia muita quantidade o que fazia com que houvesse alguma qualidade, mas também coisas menos boas e writers só de ocasião. Só alguns anos depois, quando fui morar para Almada, é que abri a mente para o que já acontecia a nível nacional. E acho que nessa altura o bombing estava muito bom e ver o que os outros faziam dava-me pica.



Pertences a alguma crew?


Já tive várias crews por onde a vida me levou (na A-Line, em Almada e, mais tarde, no Entroncamento). Sempre vi as crews como grupos de amigos. Neste momento não assino nenhuma crew e já há uns anos que prefiro manter-me assim, com amigos. 


Quais são os teus spots / cidades preferidos?


Onde for bem recebido. 



O que puxa por ti hoje em dia? Wall of fame, street bombing ou train bombing?


Neste momento, só tenho feito wall of fame. Porque, como pinto menos vezes, gosto de estar num sítio calmo e sem me chatearem. 


Como é o teu processo criativo e onde vais buscar as inspirações para as tuas peças?


Normalmente desenho sob pressão. Um dia antes ou mesmo horas antes faço um sketch. O que me influencia é o que vejo na net ou graffs de amigos. E desde que comecei que gosto de estar a ver os outros a pintar. Ver como conjugam as cores, técnicas de traço e isso. 



Estás ligado à comida e bebidas no dia a dia. O graffiti já serviu de inspiração para algum prato ou cocktail?


Entretanto tornei-me bartender. Estar ligado ao graffiti fez-me ver as bebidas de forma diferente daquilo que me ensinaram no mundo do bar. Para mim tem de ser criativo. Tens bartenders que aprendem as receitas clássicas de cocktails e fazem isso a vida toda. Eu tento aprender as mesmas receitas para depois ver como as posso mudar. É como no graff, não faz sentido para mim fazer o mesmo sketch durante anos. Nunca repito um sketch, os graffs são todos diferentes. 


Pintas com sketch ou freestyle?


Sempre com sketch. Só numa altura em que estava mais ativo em trains é que tinha um sketch na cabeça. Mas mesmo assim nunca ficava repetido, havia sempre algo que ficava diferente uns dos outros. De resto foi sempre com sketch. Tenho montes de sketches que nunca viram a parede. 



O que não pode faltar num bom dia de pinturas?


Conversa. Gosto de estar a conversar enquanto pinto. Depois tens aqueles momentos em que estou calado porque estou concentrado, mas depois volto a tentar meter conversa. 


O que toca na tua playlist quando pintas?


Hip-hop, sempre. Boom bap, hardcore rap e coisas à volta disso.



Qual é o melhor parceiro de pinturas?


Tenho várias pessoas que me marcaram muito quando penso em parceiro de pinturas. Em momentos diferentes da vida, destaco o BUGSTER, o NARYZ, o GRAVE, o SKRAN, o DYPS, o SELF e o MASIR. Metade desta lista não tenho tanto contacto como gostaria mas são pessoas importantes para mim e que significam “amizade das pinturas”.


Qual é aquela peça que te falta fazer (pelo seu tamanho, local, …)?


Gostava de conseguir convencer (finalmente!) o MESH, o GRAVE e o BUGSTER para nos juntarmos novamente para uma pintura.



Como descreves o panorama atual do graffiti em Portugal? O que pode melhorar?


Gosto muito do que vejo. Fico feliz que consigam viver do graff, principalmente quando são pessoas que conheci ou conheço. 


Não faço ideia o que pode melhorar, nem se pode melhorar. Não estou assim tão dentro do movimento. 


Qual é o teu top 3 de writers portugueses?


BUGSTER, VILE e o SEN. Por razões diferentes, mas são writers muito completos, na minha opinião. 



E de writers estrangeiros?



Com que writer gostarias de fazer uma peça conjunta?


Com o GESER porque copiava-o bué quando eu era mais novo e agora também lhe roubo algumas ideias de cores. 


E tentava combinar uma pintura com o DOES e depois ficava caladinho e quieto só a vê-lo pintar.



Passados tantos anos, o que te mantém ligado ao graffiti?


O “bichinho”. Pintar uma parede é o sítio onde estou ausente do resto do mundo. Durante aquele momento não existem problemas. 


Tens alguma história que queiras partilhar?


Existem várias, mas lembrei-me agora de uma engraçada em que tinha acabado de encher um marcador com tinta faísca para mais uma noite de tagging. Meti o marcador cheiinho no bolso de trás das calças. Entretanto, sentei-me e o marcador rebentou e fiquei com a roupa totalmente suja de tinta, perfeita para ir para o lixo. Acabei a ter de tomar banho em casa alheia e a usar roupa emprestada para essa noite, incluindo a interior. 



Quais são os teus planos / projetos futuros?


Continuar a levar os meus filhos a pintar. Sem grande pressão, quero que eles tenham e ganhem o gosto e que não seja uma coisa que o pai impôs. O mais velho já tem uns graffs no portefólio. Eu com a idade dele nem imaginava como funcionava uma lata. 


Props?


A toda as pessoas do graff e do hip-hop com quem criei memórias. Finalizando com uma dica de Dealema, “Vocês sabem quem são!”.


Fotografias / photos: Falé


ENG

Graffiti is like an immense patchwork blanket full of stories.


When I was just exploring abandoned buildings, a few years before the blog, I discovered a Fame in an old factory in Seixal featuring Skran, Bugster (with lettering that drove me crazy), the great Frame and another writer that I couldn't identify.


I met Bugster at one of the Magus jams and Frame was the first writer I met in person (also at an urbex session). More recently, I met Grave (through Plus) and I happened to go to his house to finish the interview I did with him. It was looking at the photographs from the past that told me that he was a close friend of Bugster and another well-known figure of the A-Line and MS graffiti, Falé. the Barbarian, as he is also known, was the missing piece of the "blanket" that I discovered in Seixal a few years ago. With Bugster, Magus, Frame, Grave, Plus and Falé already interviewed, Skran when do we take care of your interview? But for now, stay with the answers from my new interviewee, Falé "The Barbarian".


What does your tag mean? It started with a random word that I chose to draw “FALL”. But after the first graphs I realized that having two identical letters in a row was a bad choice and after several attempts I arrived at PHALE. One day, there was a guy who told me “This reads Falé”. Suddenly, everyone called me Falé. Nowadays, that's my name, whether in a professional, work or family context. On the wall I sign either Falé or Phale, depending on the day. What was the graffiti scene like when you started? I grew up and started painting in 99/2000 at A-Line, more specifically in Póvoa, Forte da Casa and Alverca. At that time, the graff movement in the area was very inward-looking. There were a lot of people painting and starting the scene. In other words, there was a lot of quantity which meant there was some quality, but also less good things and writers only on occasion. It was only a few years later, when I moved to Almada, that I opened my mind to what was already happening nationally. And I think that at that time bombing was really good and seeing what others were doing made me excited. Do you belong to a crew? I've had several crews where life has taken me (at A-Line, in Almada and, later, in Entroncamento). I always saw crews as groups of friends. At the moment I don't subscribe to any crew and for a few years now I've preferred to stay that way, with friends.

What are your favorite spots/cities?


Wherever it is well received.


What drives you these days? Wall of fame, street bombing or train bombing? Right now, I've only been doing wall of fame. Because, as I paint less often, I like to be in a calm place without people bothering me. What is your creative process like and where do you get inspiration for your pieces? I usually draw under pressure. A day before or even hours before I make a sketch. What influences me is what I see on the internet or graffiti from friends. And since I started, I've enjoyed watching others paint. See how they combine colors, line techniques and so on. You are connected to food and drinks in everyday life. Has graffiti ever served as inspiration for a dish or cocktail? Meanwhile I became a bartender. Being connected to graffiti made me see drinks differently from what I was taught in the bar world. For me it has to be creative. You have bartenders who learn classic cocktail recipes and do it their whole lives. I try to learn the same recipes and then see how I can change them. It's like in graff, it doesn't make sense for me to do the same sketch for years. I never repeat a sketch, the graffiti are all different. Do you paint with sketch or freestyle?


Always with a sketch. It was only at a time when I was more active on trains that I had a sketch in my head. But even so, it was never repeated, there was always something that was different from the others. Otherwise it was always with sketches. I have loads of sketches that never saw the wall.


What can't be missed on a good painting day? Conversation. I like talking while I paint. Then you have those moments where I'm silent because I'm concentrating, but then I try to start a conversation again. What plays on your playlist when you paint? Hip-hop, always. Boom bap, hardcore rap and stuff like that. Who is the best painting partner? I have several people who made a big impression on me when I think about painting partners. At different moments in life, I highlight BUGSTER, NARYZ, GRAVE, SKRAN, DYPS, SELF and MASIR. Half of this list I don't have as much contact with as I would like, but they are important people to me and they mean “friendship in paintings”.

What is that piece you still need to make (due to its size, location,…)?


I would like to be able to convince (finally!) MESH, GRAVE and BUGSTER to get together again for a painting.


How would you describe the current graffiti scene in Portugal? What can improve? I really like what I see. I'm happy that they can make a living from graff, especially when they are people I knew or know. I have no idea what can be improved, nor if it can be improved. I'm not that into the movement. What is your top 3 Portuguese writers? BUGSTER, VILE and SEN. For different reasons, but they are very complete writers, in my opinion. And foreign writers? GESER, DOES and DARE. Which writer would you like to do a joint piece with?


With GESER because I copied him a lot when I was younger and now I also steal some color ideas from him. And I would try to arrange a painting with DOES and then I would remain silent and quiet just watching him paint.


After so many years, what keeps you connected to graffiti? The “little bug”. Painting a wall is the place where I am absent from the rest of the world. During that moment there are no problems. Do you have a story you want to share? There are several, but I just remembered a funny one where I had just filled a marker with sparkle paint for another night of tagging. I put the full marker in the back pocket of my pants. Meanwhile, I sat down and the marker burst and my clothes were completely covered in ink, perfect for going in the trash. I ended up having to take a shower at someone else's house and wearing borrowed clothes for that night, including my underwear. What are your future plans/projects?


Continue taking my children to paint. Without great pressure, I want them to have and gain a taste and for it not to be something that their father imposed. The oldest already has a few graffiti in his portfolio. At his age, I couldn't even imagine how a can worked.


Greetings / thanks?


To all the graff and hip-hop people with whom I created memories. Ending with a tip from Dealema, “You know who you are!”.

156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page