top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #124 TIAGO HESP

PT

Tiago Hesp é um artista plástico e ilustrador com uma carreira multidisciplinar que passa pela arte muralista, música, ilustração, cenografia e pintura.


Formado em Cenografia pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (antigo Conservatório de Lisboa), tem explorado múltiplas técnicas e abordagens à sua arte, tendo ganho bastante visibilidade pelo seu trabalho no graffiti, o qual desenvolve desde 1998.



Tiago Hesp pinta para tentar resolver-se enquanto ser humano no mundo, numa tentativa permanente de encontrar o equilíbrio de ter um sítio que é apenas o seu.


O seu desafio permanente é o de "adaptar a linguagem da rua para a tela e vice-versa, tentando deixar na rua alguma coisa que acrescente algo novo à vida de quem passa".



Foi em 2019 que conheci o artista, quando o encontrei a pintar com Pluz e Ketam no Barreiro. Desde então, tenho sido um apreciador da sua arte.



Para quem queira conhecer um pouco do seu trabalho, as suas peças encontram-se espalhadas pela Margem Sul, de onde é originário.



Quando despontou o teu gosto pelo desenho?


Desde pequeno, sempre desenhei, risquei, tentava replicar os meus personagens preferidos. Não que tivesse alguém próximo que fosse influência. Gostava de o fazer e por isso desenhava e riscava.


Começaste em 98 no Graffiti. Como foi o começo, como era a cena nessa época e quais foram as tuas influências na altura?


Comecei no Graffiti em 1998. Da minha janela do prédio vi cá em baixo 3 rapazes a pintar e disse: "Quero fazer isto, quero pôr os meus desenhos na rua." Os 3 rapazes eram o Tape, o Done (Super) e o Sen.


Na escola calhou conhecer o Dram, outro writer de Miratejo (nessa altura não havia redes, falávamos na rua), e pedi-lhe que me ensinasse. Fiz o meu primeiro graffiti com o Dram e o Doter como professores, ensinaram-me as bases e durante os primeiros anos pintámos juntos.


Na Big Punch, em Lisboa, comprávamos latas e revistas; essa era a única forma de vermos coisas de fora. Lembro-me de como me apaixonei pelo 3D a ver as coisas do Daim, Loomit, How, Nosm. Eles alinhavaram o meu caminho. Em Portugal também o Eith (agora Odeith) e o Uber foram uma influência.


Passava muito tempo a ver os mesmos graffs, a perceber a luz, a desenhar, a fazer

projetos. Também passava muito tempo na parede, a fazer, desfazer, errar. Era um processo muito isolado, eu acho, porque não travávamos conhecimentos na net. Não havia muita gente a fazer os 3D e não pintava muito fora do Miratejo.



Fiz os TWA com o Psyco. Em 2001 juntei-me aos CIA. Por essa altura, também comecei a ir a Almada pintar com o Klit, o Hium e o Oxy. Mais tarde juntei-me aos Klann que eram da Póvoa de Santa Iria mas tinham uma divisão na Margem Sul; era eu, o On e o Frame, acho que erámos estes 3. Com isso, foi possível ver outra malta a pintar, aprender e melhorar.


Mas era tudo diferente. Hoje vemos o trabalho e falamos com a pessoa do outro lado do mundo. Em segundos, vemos e acedemos a imensas coisas que, nessa altura, poderiam levar anos a chegar até nós. O processo de aprendizagem e crescimento era bem diferente e bem mais demorado. Mas foram tempos muito fixes.


No meu percurso até hoje fui experimentando fazer outras coisas, atraiu-me o sair do

conforto, quis tentar trabalhar com tintas plásticas na rua, fazer coisas diferentes. Houve alturas em que não pintei, períodos em que estive parado, mas regressei sempre com ideias novas, coisas que quis experimentar e com o intuito de quebrar com o que tinha feito antes.



A tua formação em Cenografia influencia o que fazes artisticamente nos dias de hoje?


A minha formação em cenografia veio a refletir-se importante na medida em que me faz sempre procurar a síntese, a simplificação. Quando é necessário trabalhar sobre um tema, prefiro uma abordagem menos direta e menos ilustrativa. Para isso, tento sempre encontrar alguma coisa que, sendo simples ou resultando de um olhar macro, possa simbolizar um todo maior. Exemplo disso são os trabalhos que entreguei no WOOL na Covilhã ou, mais recentemente, no VIA em Valongo. Ficam aí os links para quem quiser ler as histórias / processo que dão origem ao trabalho visual.



A música é outra das tuas paixões. Tens algum projeto neste momento ou está em stand-by?


Tive vários projetos ao longo dos anos, faz parte de um todo para mim e foi sempre uma coisa que me deu muito gozo. Também foi uma aprendizagem sobre trabalhar em equipa. Foi quase um casamento. Ter bandas toma tempo e neste momento não posso. Só pintura.



Como descreves o panorama atual da Arte em Portugal?


Crescente em quantidade mas gostaria que fosse mais disruptivo.


Qual é o teu top 3 de artistas portugueses?


Não gosto de Tops, por isso vou apenas dizer-te que:


  • o MOSAIK é para mim um chefão;

  • sempre curti muito os estilos do FIRE;

  • os MOTS têm um trabalho lindo;

  • adoro FIDEL ÉVORA e AKACORLEONE;

  • curto muito o trabalho do OKER e do CONTRA.


Podia dizer mais, mas já vou em 7, né?



E de artistas estrangeiros?


Satone, Kartel, HNRX, Valentin Bobrov (5307), Johanes Mundinger, Andrey Berger...

Há muitos mais, claro, mas não dá para falar de todos.


Com que artista gostarias de fazer uma peça conjunta?


Diria Ketam, Klit, Mojojojo, Mosaik, Tape.



No estúdio o teu trabalho varia entre a pintura e a escultura. Com que material preferes trabalhar?


Trabalho com vários materiais e não há nenhum que prefira propriamente. Sei que prefiro trabalhar com material que possa ser partido, divisível, um material com que consiga trabalhar numa lógica de peças. A pasta de moldar, no entanto, tem-me dado muito gozo de facetar. Passo umas boas tardes no lado de fora do estúdio, virado para o bairro com os vizinhos a passar e a conversar, com a faca na mão a facetar as peças para depois as montar.


Preferes o trabalho no estúdio ou na rua?


Gosto muito dos dois. A forma como penso o meu trabalho faz com que precise do tempo de estúdio para que possa depois entregar parte desse trabalho na rua. É isso que gosto. Entregar na rua alguma coisa que podia estar a ir para uma tela. Na minha cabeça as divisões vêm-se esbatendo mais e mais.



Qual é a tua playlist em momentos de criação?


A playlist é grande. Desde Coltrane a Mastodon, Tool, Chet Baker, Deftones, At The Drive-In, Fiona Apple, Glassjaw, The Dillinger Escape Plan, As Cities Burn... muita coisa.


Qual é a tua peça / obra preferida?


Gosto muito de peças que tenham sido pensadas a partir de um conceito. Em 2021 pintei, aqui perto, duas faces de uma casa abandonada; pintura a que chamei "Casa Ânfora". Ânfora porque os antigos também podiam carregar nas ânforas cinzas fúnebres. Um local abandonado é para nós uma tela mas é também um invólucro vazio, o tempo tratou de o vagar. Já teve tudo e agora nada. O que lá havia deixou de existir, mas nós continuamos a tratar do seu exterior.


É uma homenagem a todos os que continuam a pintar na rua porque sim, porque é isso que sentem, mas também é uma homenagem a estes espaços abandonados que, por existirem, nos permitem continuar a pintar porque sim, em qualquer terça-feira, porque é isso que gostamos.



Já participaste em diversos eventos. Houve algum que te marcou em particular?


No ano passado estive em Eindhoven no "STEP IN THE ARENA" e estive com artistas que admiro muito. Uns do graffiti mais clássico, outros numa vertente mais abstrata. Adorei.


Também me estou a recordar do concurso de graffiti de oeiras no Ano 2001, acho eu. Fiquei em 2º lugar, o Tape ficou em 1º, viemos todos felizes para a nossa margem, era uma turma grande; boas recordações, eheheh.


Passados tantos anos, o que te mantém forte na tua ligação à arte?


A necessidade, o não poder estar sem a fazer. A necessidade de ciclicamente ter de

construir coisas, ter coisas para dizer.



Tens planos para uma próxima exposição?


Estou a fazê-los agora, ahahah.


Qual é a tua opinião sobre a Inteligência Artificial e que alterações poderá vir a

introduzir no mundo da arte?


É um assunto complicado, né? Sinto que não tenho uma opinião ainda formada. Sinto que nos coloca a todos em sentido. Por um lado, já é uma realidade, já estão a ser replicados trabalhos ou criados trabalhos ao estilo do artista x ou y. Por outro, defendem-se os artistas que têm um processo forte por trás da criação, um processo que a máquina ainda não consegue compreender. Quase como um anti-cheat, ahahah.


Bom, quando a própria máquina for capaz de criar o seu próprio conceito e criar a sua

própria obra aí teremos de dar o passo em frente e aceitar; não poderá ser vista como uma ameaça copiadora porque passa a ser um / uma colega de trabalho. Assustador ou

fascinante? Não sei... LOL.



Qual é aquela peça / obra que te falta fazer (pela complexidade, tamanho, local, …)?


Todas, a próxima falta de certeza. Falta tudo, o caminho é enorme. Mãos à obra.


Quais são os teus planos / projetos futuros?


Fazer evoluir a minha arte, explorar novos media, continuar a poder deixar na rua aquilo que faço porque esta ligação estúdio / rua é forte na forma como penso o que faço e é nessa lógica que penso a minha arte.



Tens alguma história que queiras partilhar?


Devíamos estar no ano 2000 e eu tinha passado o dia à frente da parede, aqui no

Miratejo. Uma miúda pequena, que já tinha passado de manhã com o pai, passou de novo à tarde e ouvi-a dizer: "Ainda está no mesmo sitio!". Eu ri-me sozinho porque sim, eu passava muito tempo a fazer e refazer as coisas na parede. Miratejo sempre foi uma terra que nos deu esse tempo. Não é uma história de adrenalina mas é uma história sobre esta altura em que a malta que pintava, para evoluir, era assim, passávamos muito tempo a fazer e refazer para ficar bem - acho que há muita malta mais antiga que se vai rever nela. :)


Props?


DRAM e DOTER

Ketam

Klit

Mojojojo

CIA crew


Fotografias / Photos: Hesp & Da Chic Thief


ENG

Tiago Hesp is a visual artist and illustrator with a multidisciplinary career that encompasses mural art, music, illustration, scenography and painting. Graduated in Scenography from the Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (formerly the Lisbon Conservatory), ored multiple techniques and approaches to his art, having gained considerable visibility for his work in graffiti, which he has been developing since 1998. Tiago Hesp paints to try to resolve himself as a human being in the world, in a permanent attempt to find the balance of having a place that is only his own. His permanent challenge is to "adapt the language of the street to the screen and vice versa, trying to leave something on the street that adds something new to the lives of those who pass by". It was in 2019 that I met the artist, when I found him painting with Pluz and Ketam in Barreiro. Since then, I have been an appreciator of his art.


For those who want to know a little about his work, his pieces can be found throughout the South Bank, where he originates.


When did your taste for drawing emerge?


Since I was little, I always drew, drew, tried to replicate my favorite characters. Not that there was anyone close to him who was an influence. I liked doing it and that's why I drew and drew.


You started in 98 in Graffiti. What was the beginning like, what was the scene like at that time and what were your influences at the time?


I started in Graffiti in 1998. From my window in the building I saw 3 boys painting below and I said: "I want to do this, I want to put my drawings on the street." The 3 boys were Tape, Done (Super) and Sen.


At school I happened to meet Dram, another writer from Miratejo (at that time there were no networks, we talked on the street), and I asked him to teach me. I did my first graffiti with Dram and Doter as teachers, they taught me the basics and during the first years we painted together.


At Big Punch, in Lisbon, we bought cans and magazines; that was the only way we could see things from the outside. I remember how I fell in love with 3D watching things from Daim, Loomit, How, Nosm. They paved my way. In Portugal, Eith (now Odeith) and Uber were also an influence.


I spent a lot of time looking at the same graffiti, understanding light, drawing, making projects. I also spent a lot of time at the wall, doing, undoing, making mistakes. It was a very isolated process, I think, because we didn't share knowledge on the internet. There weren't many people doing 3D and they didn't paint much outside of Miratejo.


I did the TWA with Psyco. In 2001 I joined the CIA. Around that time, I also started going to Almada to paint with Klit, Hium and Oxy. Later I joined the Klann who were from Póvoa de Santa Iria but had a division on the South Bank; It was me, On and Frame, I think it was these 3. With that, it was possible to see other people painting, learning and improving.


But everything was different. Today we see the work and talk to the person on the other side of the world. In seconds, we see and access countless things that, at that time, could take years to reach us. The learning and growth process was very different and much longer. But those were really cool times.


On my journey to date I have tried doing other things, I was attracted to leaving the comfort, I wanted to try working with plastic paints on the street, doing different things. There were times when I didn't paint, periods when I was at a standstill, but I always came back with new ideas, things I wanted to try and with the intention of breaking with what I had done before.


Does your training in Scenography influence what you do artistically today?


My training in scenography has become important as it always makes me look for synthesis and simplification. When it is necessary to work on a topic, I prefer a less direct and less illustrative approach. To do this, I always try to find something that, whether simple or resulting from a macro view, can symbolize a greater whole. An example of this are the work I delivered at WOOL in Covilhã or, more recently, at VIA in Valongo. Here are the links for anyone who wants to read the stories/process that give rise to the visual work.



How do you describe the current panorama of Art in Portugal? Growing in quantity but I would like it to be more disruptive. What is your top 3 Portuguese artists?


I don't like Tops, so I'll just tell you:


  • MOSAIK is a boss for me;

  • I've always really liked FIRE's styles; the MOTS have beautiful work;

  • I love FIDEL ÉVORA and AKACORLEONE;

  • I really like the work of OKER and CONTRA.


I could say more, but I'm already at 7, right?


And foreign artists?


Satone, Kartel, HNRX, Valentin Bobrov (5307), Johanes Mundinger, Andrey Berger... There are many more, of course, but I can't talk about them all.


Which artist would you like to do a joint piece with?


I would say Ketam, Klit, Mojojojo, Mosaik, Tape.


What is your playlist when creating?


The playlist is big. From Coltrane to Mastodon, Tool, Chet Baker, Deftones, At The Drive-In, Fiona Apple, Glassjaw, The Dillinger Escape Plan, As Cities Burn... a lot.


What is your favorite piece / work?


I really like pieces that were designed based on a concept. In 2021, I painted, near here, two sides of an abandoned house; painting that I called "Casa Amphora". Amphora because the ancients could also carry funeral ashes in amphorae. An abandoned place is a canvas for us but it is also an empty shell, time has tried to move it around. You've had everything and now nothing. What was there no longer exists, but we continue to deal with its exterior.


It's a tribute to all those who continue to paint in the streets because yes, because that's what they feel, but it's also a tribute to these abandoned spaces that, because they exist, allow us to continue painting because yes, on any Tuesday, because that's what we like.


You have already participated in several events. Was there one that stood out to you in particular?


Last year I was in Eindhoven at "STEP IN THE ARENA" and I was with artists who I admire it a lot. Some are more classic graffiti, others are more abstract. I loved.


I'm also remembering the Oeiras graffiti competition in 2001, I think. I came in 2nd place, Tape came in 1st, we all came happily to our shore, it was a big group; good memories, eheheh.


After so many years, what keeps your connection to art strong?


The need, the not being able to do without doing it. The need to cyclically have to build things, have things to say.


Do you have plans for an upcoming exhibition? I'm making them now, hahaha.

What is your opinion on Artificial Intelligence and what changes could it bring to the world of art?


It's a complicated subject, right? I feel like I don't have an opinion yet. I feel like it brings us all to sense. On the one hand, it is already a reality, works are already being replicated or created in the style of artist x or y. On the other hand, artists defend themselves as having a strong process behind creation, a process that the machine cannot yet understand. Almost like an anti-cheat, hahaha.


Well, when the machine itself is capable of creating its own concept and creating its own own work then we will have to step forward and accept it; cannot be seen as a copycat threat because it becomes a co-worker. Scary or fascinating? I don't know... LOL.


What is that piece/work that you still need to do (due to its complexity, size, location, …)? All, the next lack of certainty. Everything is missing, the path is huge. Get to work. What are your future plans/projects? Making my art evolve, exploring new media, continuing to be able to leave what I do on the street because this studio/street connection is strong in the way I think about what I do and it is in this logic that I think about my art.


Do you have a story you want to share?


We must have been in the year 2000 and I had spent the day in front of the wall, here in Miratejo. A little girl, who had already passed by her father in the morning, passed by again in the afternoon and I heard her say: "It's still in the same place!" I laughed to myself because yes, I spent a lot of time doing and redoing things on the wall. Miratejo has always been a land that gave us this time. It's not an adrenaline story but it's a story about this time when the people who painted, in order to evolve, were like this, we spent a lot of time doing and redoing them to get it right - I think there are a lot of older people who will see themselves in it again. :)


Props?


DRAM and DOTER

Ketam

Klit

Mojojojo

CIA crew

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page