top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #125 ROD ANOTHER

Another nasceu em 1983, em Lisboa, e desde cedo mostrou interesse pelo desenho. Completou o secundário em Artes e licenciou-se em Design de Comunicação. Paralelamente, por volta do ano 2000 iniciou-se na prática do graffiti, por influência de alguns writers do Barreiro.


Hoje em dia, o seu interesse por esta expressão artística mantém-se inalterado e o artista / writer tem continuado a pintar mas de uma forma mais consciente explorando novas técnicas e linguagens artísticas.



Influenciado pelo cinzento de cariz fabril que tanto caracteriza a cidade do Barreiro, bem como pela fotografia a preto e branco, na street art encontra a sua identidade artística numa pintura de temática figurativa com recurso constante a uma paleta monocromática, essencialmente a preto e branco, em que aborda temáticas fortes como a vida e a morte, razão ou emoção, infância ou velhice, inocência ou solidão.


A sua exploração constante de contrastes e opostos também resulta numa dicotomia artística, porque é no graffiti, ao encarnar o Rod, que se solta a cor e exuberância no traço. As suas peças, a sós ou com os seus eternos parceiros de crew, podem ser apreciadas pela cidade da CUF.



Ao longo do seu percurso, participou no Oeiras Graffiti, Seixal Graffiti, GAU, Cow Parade e diversas exposições de arte urbana.


Fiquem com a sua entrevista.


Qual é o significado do teu tag?


O meu tag foi inspirado no universo do vinil “Another Brick in the Wall” dos Pink Floyd, a font a spray e o muro de tijolos da capa foram elementos que me levaram a adotar o Another como tag, complementada com a ideia de ser mais um, outro a fazer Graffiti. Atualmente é o tag mais associado à vertente do fame.


O Rod ou Rodhe acabou por ser uma versão um pouco mais tardia, com menos letras e mais adaptada para o bombing

 

Quando começou o teu interesse pelo graffiti e quais foram as tuas influências na altura?


O meu interesse pelo graffiti começou muito cedo, sempre me fascinou ver pinturas nas ruas e nas paredes e imaginava como o faziam e a dificuldade de o fazer.   


Quando era puto morava no Vale de Amoreira (Barreiro) e via por lá muitos graffs do Colman, do Pinhal e mais tarde, quando fui morar mais para o centro do Barreiro, graffs do Toots, Mugs, Eis, Rima, TNT... Essas foram as minhas primeiras influências.


Por Lisboa, como namorava com uma rapariga da Damaia, também via muito fame do Odeith.


A par disso, Nomen, 1ST, R1, GVS, Exas, Obey e SilverKids também foram grandes influências.  


A nível internacional foram, sem dúvida, os graffs do Can2.  



Como era a cena no graffiti quando começaste?


No graffiti acabei por começar no ano 2000/01. No Barreiro a cena era forte, havia muita malta a pintar, e isso estimulava quem estava no início a procurar fazer mais e a evoluir.


O movimento hip hop sempre foi forte no Barreiro, tínhamos os Guardiões do Subsolo no rap, havia muito brekdance também e tínhamos a loja de latas, a Station, que acabava por ser o ponto de encontro de quem estava associado de alguma maneira à cultura. 

 

Quais são os teus spots / cidades preferidos?


Spots com alguma visibilidade, grande Lisboa e arredores, train, chapa, paredes abandonadas, por aí.

 


Quais são as tuas crews?


Sou membro fundador de ADC, MS e WRS.

 

O que puxa por ti hoje em dia? Wall of fame, street bombing ou train bombing?


Atualmente, para ser honesto, talvez o bombing por uma questão de tempo, disponibilidade e adrenalina. No fame tens de dedicar mais tempo à preparação e execução da peça, enquanto que no bombing há o desafio de tentar fazer uma peça rápida com qualidade, é a essência da cena. Estou numa fase da vida em que o tempo está caro, então, quando consigo pintar, opto mais pelo bombing em que fazemos a nossa cena de crew ou nome e fica feito. No entanto, o fame também está presente, quando há essa disponibilidade.

 


Quais são os ingredientes para um bom dia de pinturas?


Tempo, latas cheias, boas cores e um bom spot.

 

Pintas com sketch ou freestyle?


Opto sempre por desenhar algo antes no papel, que serve como base e que depois evolui para algo mais complexo. Quando opto pelo freestyle sinto que a peça fica sempre muito colada a peças anteriores.

 


Como descreves o panorama atual do graffiti em Portugal? O que pode melhorar?


Penso que evoluiu bastante em comparação com a altura em que comecei, aliás a questão da globalização, da internet, ajudou bastante a que o nível subisse, porque os artistas passaram a ver mais rapidamente o que se fazia a nível internacional e deixar-se influenciar e criar novos estilos, bem como a ter acesso a melhores latas e material de pintura. Hoje um puto que comece a pintar evolui muito mais rapidamente e em menos tempo, antes o processo era mais demorado.

 

Qual é o teu top 3 de writers portugueses?


Pedes-me 3 mas eu vou ter de dar alguns que acho relevantes no panorama do graffiti.


No fame: Bray, Odeith, Nark

No bomb: Que, Secso, Sen, Ble

Crews: Reis, OTMS, GVS, Blubla, Thunders

Cracks: Bordalo II, Vhils

Eternos: Obey, Exas, Nomen

 


E de writers estrangeiros?


Revok, Sofles, Can2.

Crews: 1UP, MSK, LoveLetters;

Cracks: Gémeos, Herakut, Banksy.

 

Com que writer / artista gostarias de fazer uma peça conjunta?


Para te ser sincero, não sinto muito essa necessidade, aliás até acho que a pintura no geral é um ato solitário e introspetivo. Se me perguntares se prefiro pintar sozinho ou acompanhado, em jams de wall of fame, para ser honesto, até prefiro pintar sozinho, porque consigo estar mais focado e concentrado e conseguir melhores resultados.


Claro que gosto da parte social de uma churrascada mais pintura, no entanto nesses dias o foco perde-se um pouco, porque estamos mais no convívio e as peças acabam por não me sair tão bem.


No bombing já é diferente, gosto mais de pintar em conjunto pelo espírito coletivo de missão.



Preferes lettering ou character?


A minha inspiração inicial foi character, como te disse anteriormente, os realismos do Nomen, do Odeith e do Colman despertaram o meu interesse pelo Graffiti. No entanto, o tag e as letras estiveram sempre presentes e hoje posso dizer que estou mais focado em desenvolver e fazer lettering.


Já participaste em diversos eventos relacionados com o graffiti ou a street art. Houve algum que te marcou em particular?


O Oeiras e o Seixal Graffiti. Digo os dois porque foram eventos de grande relevo do panorama do hip hop e em que inclusivamente acabei por participar nas últimas edições. Tive ainda esse privilégio de ter participado, mas sinto pena desses eventos terem acabado porque acho que acrescentavam muito e inspiravam muitos miúdos a começar e a seguir o movimento e não irem por outros caminhos.

 


Em tantos anos ligado ao graffiti, já viste muitos writers e crews ficarem pelo caminho. O que te mantém forte na tua ligação ao movimento?


Talvez o feeling inicial, do primeiro graff... Ainda me recordo da primeira vez que fiz graffiti e foi algo mágico, a conexão que senti, como se algo estivesse reservado para mim. Assumo que não é fácil continuar porque com o avançar da idade ganhamos outras responsabilidades e prioridades e não pintamos com a frequência que gostaríamos. No entanto, acredito que os “verdadeiros”, aqueles que sentem mesmo o graffiti, nunca deixarão de o fazer. Acredito que aos 60 anos ainda vá fazendo uma peça ou outra para manter a sanidade mental.


Que conselho darias à nova geração de writers?


O maior conselho que posso dar e que gostaria que seguissem era que respeitassem mais a história do graffiti. Há graffs por aí que eram e são história viva do graffiti e pelos quais os miúdos novos na cena não têm qualquer respeito e pintam por cima, nem há sequer a preocupação de perceber quem era o artista. Lembro-me quando comecei a pintar, tive a preocupação de perceber a história do graffiti tanto aqui como nos EUA e perceber quais eram os intervenientes. Hoje sinto que não é bem assim. Procuram uma afirmação rápida e não seguem o caminho natural. Tem de haver mais respeito, paredes há muitas, não tem de ser ali.

 


Qual é aquela peça que te falta fazer (pela complexidade, tamanho, local, …)?


É sempre a próxima. E que me dê aquela satisfação inicial de quando comecei. A busca é essa, fazer algo que me realize e que dê aquele kick inicial.

 

Quais são os teus planos / projetos futuros?


Passa por não deixar de pintar e tentar fazê-lo com maior regularidade. A meta interna que estabeleço é essa, porque só com regularidade e consistência se consegue evoluir e testar novas abordagens e técnicas.

 


Tens alguma história que queiras partilhar?


Histórias no graffiti acabam por haver muitas. Mas recordo uma em particular em que estava a pintar com o Sismo em Coina, na parede do mercado, e fomos surpreendidos pela GNR de arma em punho. Mandaram-nos parar, mas eu tive a reação de fugir e um dos agentes disparou na minha direção. Por sorte, nada aconteceu, mas serviu de aviso.

 

Props?


Acima de tudo aos meus, são eles que acabam por me inspirar e "picar" para fazer mais e melhor.


Ao Sismo (pela amizade), ao Plus (o eterno parceiro do crime), ao Shon (pela dedicação ao graff) e aos restantes membros de WRS e ADC.


Agradecer também a todos os outros intervenientes do Hip Hop, Writers, BBoys e Mc’s, que contribuíram e contribuem para a evolução da cultura.


E a ti... porque estes projetos são importantes para a divulgação do graffiti.


Fotografias / Photos: Rod & Da Chic Thief


ENG

Another was born in 1983, in Lisbon, and showed an interest in drawing from an early age. He completed high school in Arts and graduated in Communication Design. At the same time, around the year 2000 he began practicing graffiti, influenced by some writers from Barreiro.


Nowadays, his interest in this artistic expression remains unchanged and the artist has continued to paint but in a more conscious way, exploring new techniques and artistic languages.


Influenced by the industrial gray that so characterizes the city of Barreiro, as well as by black and white photography, street art finds its artistic identity in figurative-themed painting with constant use of a monochromatic palette, essentially in black and white, in which it addresses strong themes such as life and death, reason or emotion, childhood or old age, innocence or loneliness.


His constant exploration of contrasts and opposites also results in an artistic dichotomy, because it is in graffiti, when embodying Rod, that color and exuberance are released in the line. His pieces, alone or with his eternal crew partners, can be enjoyed throughout the city of CUF.


Throughout his career, he participated in Oeiras Graffiti, Seixal Graffiti, GAU, Cow Parade and several urban art exhibitions.


Here is his interview.


What does your tag mean?


My tag was inspired by the vinyl universe “Another Brick in the Wall” by Pink Floyd, the spray font and the brick wall on the cover were elements that led me to adopt Another as a tag, complemented with the idea of ​​being more one, another doing graffiti. It is currently the tag most associated with the fame aspect.


Rod or Rodhe turned out to be a slightly later version, with fewer letters and more adapted for bombing.   


When did your interest in graffiti begin and what were your influences at the time?


My interest in graffiti started very early, I was always fascinated by seeing paintings in the streets and on walls and I imagined how they did it and the difficulty of doing it.


When I was a kid, I lived in Vale de Amoreira (Barreiro) and saw a lot of artists from Colman, Pinhal and later, when I moved to the center of Barreiro, artists from Toots, Mugs, Eis, Rima, TNT... Those were my first influences.


In Lisbon, as I was dating a girl from Damaia, I also saw a lot of fame from Odeith.


In addition, Nomen, 1ST, R1, GVS, Exas, Obey and SilverKids were also major influences.


At international level, they were, without a doubt, the Can2 graffs.


What was the graffiti scene like when you started?


I ended up starting with graffiti in 2000/01. In Barreiro the scene was strong, there were a lot of people painting, and this encouraged those who were just starting out to try to do more and evolve.


The hip hop movement was always strong in Barreiro, we had Guardians of the Subsolo in rap, there was a lot of brekdance too and we had the can store, Station, which ended up being the meeting point for those who were associated in some way with the culture.   


What are your favorite spots / cities?


Spots with some visibility, greater Lisbon and surrounding areas, trains, plates, abandoned walls, etc.  


What are your crews?


I am a founding member of ADC, MS and WRS.  


What drives you these days? Wall of fame, street bombing or train bombing?


Currently, to be honest, maybe bombing is a matter of time, availability and adrenaline. In fame you have to dedicate more time to preparing and executing the piece, while in bombing there is the challenge of trying to make a quick piece with quality, it is the essence of the scene. I'm at a stage in life where time is expensive, so when I can paint, I opt more for bombing in which we do our crew scene or name and it's done. However, fame is also present, when available.


What are the ingredients for a good painting day?


Time, full cans, good colors and a good spot.  


Do you paint with sketch or freestyle?


I always choose to draw something on paper first, which serves as a base and then evolves into something more complex. When I opt for freestyle I feel that the piece is always too attached to previous pieces.  


How would you describe the current graffiti scene in Portugal? What can improve?


I think it has evolved a lot compared to when I started, in fact the issue of globalization, the internet, helped a lot to raise the level, because artists started to see more quickly what was being done at an international level and let themselves be influenced and create new styles, as well as having access to better cans and painting supplies. Today, a kid who starts painting progresses much more quickly and in less time, whereas before the process took longer.  


What is your top 3 Portuguese writers?


You ask me for 3 but I'll have to give some that I think are relevant in the graffiti scene.


Fame: Bray, Odeith, Nark

Bomb: Que, Secso, Sen, Ble

Crews: Reis, OTMS, GVS, Blubla, Thunders

Cracks: Bordalo II, Vhils

Eternals: Obey, Exas, Nomen And foreign writers? Revok, Sofles, Can2. Crews: 1UP, MSK, LoveLetters; Cracks: Gemini, Herakut, Banksy.


Which writer / artist would you like to do a joint piece with?


To be honest, I don't really feel that need, in fact I think that painting in general is a solitary and introspective act. If you ask me if I prefer to paint alone or with others, in wall of fame jams, to be honest, I actually prefer to paint alone, because I can be more focused and concentrated and achieve better results.


Of course I like the social aspect of a barbecue plus painting, however on those days the focus is lost a little, because we are more social and the pieces end up not turning out so well for me.


In bombing it's different, I like painting together more because of the collective spirit of the mission.


Do you prefer lettering or character?


My initial inspiration was character, as I told you before, the realisms of Nomen, Odeith and Colman sparked my interest in Graffiti. However, the tag and the letters were always present and today I can say that I am more focused on developing and creating lettering.


You have already participated in several events related to graffiti or street art. Was there one that stood out to you in particular?


Oeiras and Seixal Graffiti. I say both because they were major events in the hip hop scene and in which I even ended up participating in the last few editions. I still had the privilege of participating, but I feel sad that these events are over because I think they added a lot and inspired many kids to start and follow the movement and not go down other paths.


In so many years linked to graffiti, you've seen many writers and crews fall by the wayside. What keeps you strong in your connection to the movement?


Maybe the initial feeling, of the first graffiti... I still remember the first time I did graffiti and it was something magical, the connection I felt, as if something was reserved for me. I assume it's not easy to continue because as we age we gain other responsibilities and priorities and we don't paint as often as we would like. However, I believe that the “true” ones, those who really feel graffiti, will never stop doing it. I believe that at 60 years old I still do one piece or another to maintain my mental health.


What advice would you give to the new generation of writers?


The biggest piece of advice I can give that I would like you to follow is to respect the history of graffiti more. There are graffiti artists out there who were and are the living history of graffiti and for whom kids new to the scene have no respect and paint over them, they don't even bother to understand who the artist was. I remember when I started painting, I was concerned with understanding the history of graffiti both here and in the USA and understanding who the players were. Today I feel that this is not the case. They look for a quick affirmation and don't follow the natural path. There needs to be more respect, there are many walls, they don't have to be there.


What is that piece that you still need to do (due to its complexity, size, location, …)?


It's always next. And it gives me that initial satisfaction from when I started. This is the search, to do something that fulfills me and gives me that initial kick.  


What are your future plans/projects?


It involves not stopping painting and trying to do it more regularly. The internal goal I set is this, because only with regularity and consistency can we evolve and test new approaches and techniques.


Do you have a story you want to share?


There are many stories in graffiti. But I remember one in particular where I was painting the Earthquake in Coina, on the wall of the market, and we were surprised by the GNR with guns in hand. They told us to stop, but I had the reaction to run away and one of the officers fired at me. Luckily, nothing happened, but it served as a warning.


Props? Above all, my friends, they are the ones who end up inspiring me and "pushing" me to do more and better. To Sismo (for his friendship), to Plus (his eternal partner in crime), to Shon (for his dedication to graff) and to the other members of WRS and ADC. Also thank all the other Hip Hop players, Writers, BBoys and Mc’s, who contributed and continue to contribute to the evolution of the culture. And to you... because these projects are important for the dissemination of graffiti.

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page