top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #31 VASCO MAIO

PT

Já sigo o trabalho de Vasco Maio há vários anos.



Por ser natural do Miratejo, é fácil encontrar as suas obras (tanto do seu período de bombing como na vertente da street art) pelos Concelhos do Seixal e vizinhos.



Pelas suas obras, fortemente marcadas pela temática do mar, desfilam moluscos, cetáceos, embarcações e velhos marinheiros.



Para além do seu trabalho nas áreas da pintura e do desenho (com grande foco na arte pública), o artista dedica-se também ao Design de Comunicação na Alma Factory, oficina de artes gráficas que divide com Manel Alma. Foi lá que o fiquei a conhecer um pouco melhor, à sua obra e ao seu local de criação e inspiração.



Como começou o teu percurso no graffiti?


Já lá vão alguns anos. Fiz a minha primeira peça na rua em 98.


Sou do Miratejo e um dos primeiros writers de Portugal era de lá (Dojo). Era ele e havia uma malta da Linha (de Carcavelos). Foram os pioneiros do graffiti.


Desde miúdo, cresci a ver aquelas explosões de cor nas paredes e era uma cena

completamente nova.


A seguir, o Tape também começou a pintar com um estilo bastante original. E em 98 tive a minha primeira experiência com spray, com um tag (ZED). Tinha 16 anos.



Tiveste formação em arte?


A ligação às artes já vinha de antes. A minha mãe também é das artes plásticas. Passou-me esse gosto.


No secundário, acabei por estudar Artes e depois, na faculdade, fui para a Faculdade de Belas-Artes (para pintura) e depois mudei para Design de Comunicação.



Porquê a mudança?


O curso de Artes Plásticas nas Belas-Artes era uma coisa muito exigente a nível emocional, era muito pessoal. E eu, na altura, não estava para ali virado. Porque a pintura é assim, temos que ser verdadeiros connosco próprios.


Na altura, sentia falta de uma coisa mais pragmática e comecei a interessar-me por fotografia e ilustração. E essas acabam por ser ferramentas para trabalhar em Comunicação. Mudei então para Design de Comunicação e comecei a explorar essa componente mais tipográfica, das letras, da fotografia, da própria ilustração, para dar respostas a coisas mais concretas, que é aquilo que o design se propõe.


Pintor é uma profissão também. Mas, se calhar, é muito mais exigente, a nível de subsistência. No design, eu conseguia fazer um estágio, ir trabalhar para uma empresa. E fiz esse percurso, apesar de agora estar como independente e trabalhar por conta própria.



Como surgiu esta ideia do atelier? Quem são os seus integrantes?


Eu vim para Cacilhas, moro num apartamento e trabalho no escritório de casa. Acaba por ser um espaço limitado. Para o computador funciona bem, para se experimentar

coisas com tintas também dava, mas estava sempre um bocado limitado a nível de

materiais, não podia fazer uma grande exploração, porque estava dentro de casa.


Conheci o Manel Alma, ele já cá estava no Estúdio e fez-me o convite para vir para cá, o qual eu aceitei.



De onde surgiram estes motivos que estão em grande parte do teu trabalho, tanto em estúdio como na rua?


São inspirados em cartografias, que é uma coisa que eu, normalmente, costumo andar

em cima, para ver quando é que há ondas e quando é que está flat.


Eu via aqueles gráficos e achava aquilo bastante apelativo. Queria fazer qualquer coisa com essas grafias. Um dia tive um convite para costumizar umas pranchas de surf do MATTA, imprimi umas cartas de swell e fui, sem projeto. Acabei por experimentar lá no local e fiquei entusiasmado pelo resultado.


Desde aí, tenho vindo a explorar esta temática. Sendo que isto tem regras próprias. Tento extravasar esses motivos para uma coisa mais pessoal. Eu chamo-lhe Cartografias Interiores. Agarro nessas regras e depois transformo as formas, consoante aquilo que eu quero dizer e aquilo que eu quero expressar, e dou o corpo a isso. Acaba por ser um trabalho muito instintivo.



Tirando as cartas de swell, onde vais buscar outras inspirações para os teus

trabalhos de atelier ou de rua?


Tem sempre a ver com aquilo que eu estou a viver no momento (o que estou a ler, se

vi um filme e despertou qualquer coisa) e tento sempre dar uma visão pessoal daquilo

que experiencio. Mas, de facto, a nível de grafia, eu inspiro-me muito nas formas da Natureza. Tenho ali aquele tronco que eu trouxe para o atelier porque tem essa coisa das marcas temporais que o tempo fez àquilo. O tempo é que acabou por o esculpir. Ele deve ter estado montes de tempo dentro de água e outro tanto tempo na praia, enterrado na areia, e o tempo acabou por deixar aquelas impressões digitais. O meu trabalho passa um bocado por aí, observar o que o tempo faz às peças.


Gosto de embrenhar-me na Natureza, pegar num tronco de uma árvore que está morta e tentar absorver aquilo e tentar dar qualquer coisa de mim ao objeto.



Neste momento, onde te sentes mais confortável? No atelier ou na rua?


Quando eu tomei a decisão de ser freelancer foi para ter a liberdade de quebrar um bocado a monotonia da rotina dos dias.


Porque, trabalhando numa empresa, tens de estar no escritório, tens sempre a obrigatoriedade do horário, do local e do tempo. A pintura fica logo em segundo plano, acaba por ser só ao fim de semana, o que limita um bocado. Não podes agarrar certos tipos de trabalho, só com dois dias por semana.


Quando decidi ser freelancer foi mesmo para isso, para investir nos trabalhos de artes

plásticas, pintura. E gosto de quebrar esta coisa do trabalho de estúdio, do trabalho de

computador e de escritório com o trabalho na rua. Porque o trabalho na rua é sempre

reconfortante, tens o feedback imediato das pessoas, conheces muita gente e estás num local diferente. Portanto, eu gosto de conjugar esses três mundos.



E são positivas as reações das pessoas? Ou costuma haver pessoal mal

disposto?


Nunca aconteceu haver pessoal mal disposto a mandar vir. Às vezes, há uns que dizem

"estão a pintar isto para quê?" ou "vão estragar logo a seguir". Nunca acaba por ser um ataque a mim, é mais um desabafo para o ar, ou que é dinheiro mal gasto ou que não merece a pena o trabalho. Quando vamos para um mural, as pessoas vêem-nos ali, horas e horas e horas, durante três / quatro dias ou uma semana e, muitas vezes, questionam se vale a pena o trabalho. Mas eu acho que, no final, percebem que vale.


Esta rua é o exemplo prático disso. Porque o que despoletou esta vivência na rua, da

comunidade, foi o mural. As pessoas começaram a encontrar-se à frente da obra, que serve de cenário, inspiração. Os murais acabam por ser um ponto de encontro das pessoas. Até porque, quando eu trabalho na rua, tento sempre nunca fazer uma coisa desfasada do local onde estou. Quando vou para um trabalho, tento sempre absorver qualquer coisa da cultura daquilo.


Adoro ir pintar para o campo e zonas rurais.



De onde surgiu a tua ligação à Câmara (de Almada)?


Isso faz parte do meu trabalho como designer gráfico, foi um trabalho de comunicação

e ilustração, foi um dos clientes que eu tive e com quem colaborei algum tempo.

Acabei por fazer algumas campanhas na rua, fazia a paginação da agenda cultural também.



Qual é a tua opinião em relação aos Festivais de Arte Urbana que as Câmaras têm vindo a promover?


Isto deu um grande salto, esta coisa da Street Art. Quando eu comecei, não havia Street Art. Era Graffiti.


Quando havia festivais de Graffiti, o pessoal ia pintar umas placas de MDF. Nunca eram fachadas, nem empenas, nem nada disso. Ou seja, houve um salto enorme e Lisboa, a nível Europeu, até está bastante à frente. Lisboa acaba por ter um Departamento na Câmara só virado para a Street Art (GAU). Não conheço mais nenhuma Autarquia com um Departamento só virado para aquilo. Normalmente, é a Juventude ou a Cultura, em Sesimbra é o Turismo, são sempre Departamentos multifacetados.



E quanto aos convites? Estão a valorizar todo um conjunto de artistas novos ou são sempre os mesmos a ser convocados?


Em relação aos convites, não te vou dizer que não, acabam por ser sempre os mesmos.

Mas é normal, porque têm um trabalho bom que está a ser valorizado. O que faz toda a gente querer ter uma peça daquele artista específico. Mas isso não é só na Street Art, acaba por ser em todas as áreas artísticas. Claro que o pessoal da mesma área vai ter qualquer coisa de negativo para dizer em relação a isso, mas é como é. A mim, resta-me continuar a trabalhar .



Em termos de participações, pintas com regularidade em Sesimbra e pintaste

recentemente em Ulme (Ribatejo).


Tenho ido, sim. Às edições de Sesimbra tenho ido.


No Ribatejo, eu fui convidado para a edição nº 1. Conheci a pessoa que está à frente (o Mário), fiquei com uma boa relação com ele e, desde aí, já lá fui mais duas vezes (uma delas foi no âmbito de um Festival que não era de Street Art e a outra foi a segunda edição do PINARTE). Gosto muito de ir pintar para essas zonas rurais em que está muito menos difundido este tipo de arte e em que acabamos por sempre bem recebidos.



E serve para contrariar o isolamento que, muitas vezes, essas terras têm...


Exato. Está tudo muito centralizado aqui, não é? Culturalmente, o resto do País acaba por estar um pouco empobrecido. Levando a cultura ao resto do País, as pessoas acabam por encarar bem. Não tive nenhuma situação negativa. Muito pelo contrário, fui sempre bem recebido.



E quanto à rua? Preferes pintar a solo ou em grupo?


Eu gosto de pintar acompanhado. Mesmo que seja cada um a fazer a sua peça. Mas também gosto de colaborações.


Uma das coisas fixes da rua é isto, é haver estas sinergias. Quer com as pessoas que

passam quer com os artistas.



Já encontrei algumas peças tuas com o Wokxart (Cookie Rice). É um daqueles artistas com que gostas de pintar?


Epá, sim. Gosto de pintar com ele. É um gajo sem peneiras, sincero e frontal. Damo-nos bem. Ele é bastante interessado pelos temas da Natureza, pelos répteis e animais, o gajo é um geek disso. Tudo o que é animal acho que passa pela inspiração dele.



E a tua irmã? Também é uma boa companheira de pinturas?


É. Também gosto muito de pintar com a minha irmã. Ela é super criativa. Acabamos

por ter uma boa química.



Pintas com sketch ou freestyle?


Há coisa de dois anos, conheci um artista que estava cá em Lisboa, que é o BLAX, é um artista russo que agora está a viver em Berlim. Ele é bailarino, faz breakdance, expressa-se com o corpo. E ele incutiu-me um bocado isso de ir para a parede sem projeto e deixar fluir a coisa, conforme a própria curvatura da parede. Ou seja, ser ali uma inspiração do momento.


Eu, uma vez, ia pintar com ele e levava umas ideias, em desenho, e perguntei-lhe o que é que ele ia fazer e ele disse-me que logo via. E eu fiquei um bocado picado com aquilo e disse que também ia fazer dessa forma. E é fixe, é um freestyle.


Portanto, gosto de pintar das duas formas. Sendo que o mais comum é levar um projeto, em desenho. Mas gosto, às vezes, de partir para a rua sem nada e deixar fluir.



Qual é o tipo de som que tu ouves quando estás a produzir?


Ouço muita coisa. Agora ando a ouvir uma cena de indie-rock, uns australianos, surf-

guitar. Da Austrália estão a vir grandes bandas de música indie. Mas também ouço jazz, adoro Bruno Pernadas (um português que toca com orquestra, grande compositor), stoner-rock. Não ouço só um estilo, é conforme o mood.



Neste momento, como classificas o panorama da street art do graff nacionais? Se bem que tu és mais praticante de street art do que de graff.


Sim, mas acabo por acompanhar as duas coisas, os dois movimentos.


Eu acho que está com uma grande evolução. Temos artistas emergentes com um

trabalho bem interessante. Haja apoios para dar voz a esses artistas.



Qual é que tu consideras o top 3 de artistas / writers portugueses?


As influências maiores que eu tenho é sempre de pessoal com quem pinto ou quem

troco ideias. Gosto muito do trabalho do Manel Alma (a pessoa com quem eu partilho o Estúdio), trocamos montes de ideias e ele dá-me força em muita coisa. Gosto muito do Tiago Hesp também, é super inovador no trabalho dele, está sempre a explorar técnicas diferentes. Gosto do Alecrim também, todo metódico no seu trabalho (trabalha só a duas cores, preto e branco com padrões geométricos) e é gajo focado.



E em termos de artistas / writers estrangeiros? Qual é o teu top 3?


Esta coisa dos tops é sempre um bocado difícil. Gosto muito do trabalho do Aryz, é um

gajo que faz empenas mas que tem um trabalho, cada vez mais, de estúdio. Gosto de um australiano que é o Anthony Lister, já esteve cá na Underdogs. Também gosto muito de um artista irlandês, o Conor Harrington.



Até hoje, qual é que consideras que foi o teu melhor trabalho?


O melhor trabalho é aquele que eu ainda vou fazer.


Um artista quando pinta, extravasou aquilo, pintou, mandou aquilo para o suporte e foca para a próximo.



Tens alguma história destes anos de pintura? Alguma situação mais caricata?


Algumas, mas digamos que já conheci os calabouços dos Países Baixos.



Quais são os teus planos / projetos futuros?


É continuar a fazer aquilo que tenho vindo a fazer.


Investir no meu trabalho pessoal e aceitar encomendas também, para poder pagar rendas. Mas se o meu trabalho pessoal conseguir ter saída, se conseguir escoar peças, é uma situação fixe para mim, porque estou a fazer basicamente aquilo que me apetece.


E props? Queres mandar para alguém?


Props para a malta do Estuário, obrigado por fazerem parte.


Fotografias / Photos: Vasco Maio & Da Chic Thief


ENG

I have been following Vasco Maio's work for many years.


Being a native of Miratejo, it is easy to find his works (both from his bombing period and in the street art side) in the Municipalities of Seixal and neighbors.


Through his works, strongly marked by the theme of the sea, parade molluscs, cetaceans, boats and old sailors.


In addition to his work in the areas of painting and drawing (with a strong focus on public art), the artist is also dedicated to Communication Design at Alma Factory, a graphic arts workspace he shares with Manel Alma. It was there that I got to know him a little better, his work and his place of creation and inspiration.


How did your graffiti journey start? It's been a few years. I did my first piece on the street in 98. I'm from Miratejo and one of the first writers in Portugal was from there (Dojo). It was him and there was a gang from Linha (Carcavelos). They were the pioneers of graffiti. Since I was a kid, I grew up seeing those explosions of color on the walls and it was a scene completely new. Then Tape also started to paint in a very original style. And in 98 I had my first spray experience, with a tag (ZED). I was 16 years old.

Did you have an art training? The connection to the arts came from before. My mother is also a fine arts artist. Passed me that taste. In high school, I ended up studying Arts and then, in college, I went to the Faculty of Fine Arts (for painting) and then I moved to Communication Design. Why the change? The Fine Arts course was very emotionally demanding, it was very personal. And I, at the time, wasn't facing there. Because painting is like that, we have to be true to ourselves. At the time, I wanted something more pragmatic and started to get interested in photography and illustration. And these turn out to be tools for working in Communication. I then moved to Communication Design and began to explore this more typographic component, of letters, photography, of illustration itself, to give answers to more concrete things, which is what design proposes. Painter is a profession too. But maybe it's much more demanding on a subsistence level. In design, I was able to do an internship, go to work for a company. And I did this route, despite now being independent and working on my own.

How did this studio idea come about? Who are its members? I came to Cacilhas, I live in an apartment and work in the home office. It turns out to be a limited space. For the computer it works fine, to try it out things with paints was fine too, but it was always a bit limited in terms of materials, I couldn't do a great deal of exploration, because I was indoors. I met Manel Alma, he was already here at the Studio and he invited me to come here, which I accepted.


Where did these motifs that are in a large part of your work (both in the studio and on the street) come from ? They are inspired by cartographies, which is something I'm usually on top, to see when there are waves and when it is flat. I saw those graphics and found it quite appealing. I wanted to do anything with these spellings. One day I had an invitation to customize some MATTA surfboards, I printed some swell cards and went without a project. I ended up trying it out there and I was thrilled with the result. Since then, I have been exploring this theme. Since this has its own rules. I try to spill these motifs into something more personal. I call it Inner Cartographies. I take these rules and then I transform the forms, depending on what I want to say and what I want to express, and I embody it. It turns out to be a very instinctive job.

Apart from the swell cards, where will you get other inspirations for your studio work or street work? It always has to do with what I'm experiencing at the moment (what I'm reading, if I saw a movie and it triggered something) and I always try to give a personal view of it that I experience. But, in fact, in terms of spelling, I'm very inspired by the forms of Nature. I have that trunk there that I brought to the studio because there's this thing about the temporal marks that time did to that. Time ended up sculpting it. He must have been a lot of time in the water and as much time on the beach, buried in the sand, and the time ended up leaving those fingerprints. My work goes around that a lot, observing what time does to the pieces. I like to immerse myself in Nature, pick up a dead tree trunk and try to absorb it and try to give something of myself to the object.

Right now, where do you feel most comfortable? In the studio or on the street?


When I made the decision to become a freelancer, it was to have the freedom to break the monotony of the daily routine.


Because, when working in a company, you have to be at the office, you always have the mandatory time, place and time. The painting is immediately in the background, it ends up being only at the weekend, which limits a bit. You can't take on certain types of work, just two days a week.


When I decided to become a freelancer, it was really for that, to invest in works of art, painting. And I like to break this studio work thing, the work of computer and office with work on the street. Because working on the street is always reassuring, you get immediate feedback from people, you meet a lot of people and you're in a different place. So I like to combine these three worlds.


And are people's reactions positive? Or there are usually bad people willing?


There never happened to be people unwilling to send for it. Sometimes there are some who say "What are you painting this for?" or "they're going to spoil right away." It never ends up being an attack on me, it's more of an outburst to the air, or that it's money wasted or that it's not worth the work. When we go to a mural, people see us there, hour and hour and hour, for three / four days or a week and often question if it's worth the work. But I think, in the end, they realize it's worth it.


This street is the practical example of this. Because what triggered this experience on the street, on the community, was the mural. People began to find themselves in front of the work, which serves as a backdrop, an inspiration. Murals end up being a meeting point for people. Also because, when I work on the street, I always try to never do something out of step where I am. When I go to a job, I always try to absorb something from the culture of the local.


I love going out to paint in the countryside and rural areas.


Where did your connection to the City Council (of Almada) come from? This is part of my job as a graphic designer, it was a communication job and illustration, was one of the clients I had and with whom I collaborated for some time.

I ended up doing some street campaigns and paging the cultural agenda too.


What is your opinion about the Urban Art Festivals that the City Councils have been promoting? This took a big leap, this Street Art thing. When I started, there was no Street Art. It was Graffiti. When there were Graffiti festivals, people would paint some MDF boards. They were never facades or gables or anything like that. In other words, there was a huge leap forward and Lisbon, at European level, is far ahead. Lisbon ends up having a Department in the City Council only facing Street Art (GAU). I don't know of any Autarchy with a Department only dedicated to that. Normally, it's Youth or Culture, in Sesimbra it's Tourism, they are always multifaceted Departments. What about invitations? Are they valuing a whole set of new artists or are always the same ones being called up? Regarding the invitations, I'm not going to say no, they always end up being the same. But it's normal, because they have a good job that is being valued. What makes everyone want to have a piece by that specific artist. But this is not just in Street Art, it turns out to be in all artistic areas. Of course, people in the same area will have something negative to say about this, but that's how it is. It remains for me to continue working. In terms of participation, you paint regularly in Sesimbra and you painted recently in Ulme (Ribatejo). I have gone, yes. I've been going to Sesimbra's editions. At Ribatejo, I was invited to edition No. 1. I met the person in charge (Mário), I got into a good relationship with him and, since then, I've been there twice more (one of them was within the scope of a Festival that was not of Street Art and the other was the second edition of PINARTE). I really like going to paint in those rural areas where this type of art is much less widespread and where we always end up being well received. And it serves to counteract the isolation that these lands often have... Exactly. It's all very centralized here, isn't it? Culturally, the rest of the country ends up being a little impoverished. By taking the culture to the rest of the country, people end up facing it well. I didn't have any negative situations. On the contrary, I was always well received.


What about the street? Do you prefer to paint solo or in groups?


I like to paint with others. Even if it's everyone doing their own thing. But I also like collaborations.


One of the cool things on the street is this, it's having these synergies. Both with the people who pass either with the artists.


I've already found some pieces of you and Wokxart (Cookie Rice). Is he one of those artists you like to paint with?


Opá, yes. I like to paint with him. He is a guy with no frills, sincere and upfront. We get along well. He's very interested in the themes of Nature, reptiles and animals, the guy is a geek of that. Every animal inspires him, I think.


And your sister? Is it also a good companion for paintings?


It's. I also love painting with my sister. She's super creative. We are done for having good chemistry.


Do you paint with sketch or freestyle?


About two years ago, I met an artist who was here in Lisbon, BLAX, he is a Russian artist who is now living in Berlin. He is a dancer, breakdancer, expresses himself with his body. And he instilled in me a lot of that thing of going to the wall without a project and letting the thing flow, according to the curvature of the wall. In other words, being an inspiration of the moment there.


Once, I was going to paint with him and I brought some ideas, in drawing, and I asked him what he was going to do and he told me he would see it soon. And I was a bit stung by that and said I was going to do it that way too. And it's cool, it's a freestyle.


So I like to paint both ways. The most common is to take a project, in drawing. But sometimes I like to go out into the street with nothing and let it flow.


What kind of sound do you hear when you're producing?


I hear a lot. Now I'm listening to an indie-rock scene, some Australians, surf- guitar. There are some great indie music bands coming from Australia. But I also listen to jazz, I love Bruno Pernadas (a Portuguese who plays with an orchestra, a great composer), stoner-rock. I don't just listen to one style, it's according to the mood.


At this moment, how do you classify the panorama of national graff and street art? Although you are more a practitioner of street art than graff.


Yes, but I end up following both things, both movements.


I think it's having a great evolution. We have emerging artists with a very interesting work. That there is support to give voice to these artists.


Which do you consider the top 3 of Portuguese artists / writers?


The biggest influences I have is always from people with whom I paint or who I exchange ideas. I really like the work of Manel Alma (the person I share the Studio with), we exchange a lot of ideas and he gives me strength in a lot of things. I really like Tiago Hesp too, he's super innovative in his work, he's always exploring different techniques. I like Alecrim too, all methodical in his work (he works only in two colors, black and white with geometric patterns) and he's a focused guy.


And in terms of foreign artists / writers? What is your top 3?


This tops thing is always a bit difficult. I really like Aryz's work, it's a guy who makes gables but has a job, more and more, in the studio. I like an australian Anthony Lister, he's been here at Underdogs. I also like an Irish artist, Conor Harrington.


Until today, what do you think was your best work?


The best work is the one I'm still going to do.


An artist, when he painted, spilled it, painted it, sent it to the stand and seals it to the next.


Do you have any stories from these years of painting? Any funny situations?


A few, but let's say I've already seen the dungeons of the Netherlands.


What are your future plans/projects?


It's continuing to do what I've been doing.


Investing in my personal work and accepting orders too, so I can pay rent. But if my personal work manages to get out, if it manages to sell pieces, it's a cool situation for me, because I'm basically doing what I feel like doing.


And props? Do you want to send it to someone?


Props for the Estuário guys, thanks for being a part.

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page