top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #40 SNEK

Atualizado: 2 de nov. de 2021

PT

A preparação desta entrevista fez-me lembrar um filme de Tarantino...


Snek foi mais um daqueles writers cujo trabalho comecei a seguir pelo Instagram. Nas conversas que fomos tendo, vim a descobrir que faz parte da crew de Sid, outro dos meus entrevistados e que conheci pessoalmente, há dias, num evento promovido por Pregos.



Ao promover a entrevista nas stories do meu Instagram, como faço habitualmente, recebi uma mensagem de Maryyy que me disse que tinha estado à conversa com o Snek (que é seu amigo) e que ao perguntar-lhe se ele conhecia o meu trabalho, ele lhe terá respondido, surpreendido: "Atão meu, a próxima entrevista sou eu!". 🤣🤣


Quanto a Maryyy, esta artista é... isso fica para contar mais tarde. Vamos lá arrancar com esta entrevista!



Qual o significado do teu tag?


Comecei a dar SNEK porque tive umas complicações com o primeiro tag (RANE) e não queria continuar a assumir um tag que já estava marcado pela polícia.


SNEK surge numa brincadeira com as letras que formaram o tag. Pensei em “CANS” (latas) e percebi que “KENS” também se lia da mesma maneira. Não gostei de ver no papel e inverti a ordem das letras para “SNEK”. Até hoje.

Tens formação em arte?


Licenciatura em Design e mestrado em Cultura Visual.



Quando começou o teu interesse pelo graffiti e quais foram as tuas influências na altura?


O meu interesse por graffiti surge na secundária, numa revolta contra o sistema em que vivemos e que é cada vez mais corrupto para os cidadãos que se esforçam para meter dinheiro em casa. O graffiti, para mim, é 100% vandalismo, o qual pode ou não ser estilizado pelo writer. Não se é mais writer por se pintar bem, o que eu posso considerar giro outra pessoa pode não achar o mesmo.


Na minha altura (mais ou menos em 2010/2011), quando comecei a mandar as primeiras perto da Venda Nova/Alfornelos e Benfica, acompanhei muito as cenas da zona (como é claro), as quais talvez me tenham dado força para começar a minha própria cena. Ou seja, podem não ser uma influência no estilo mas foram uma influência na vontade de começar o meu percurso. Entre elas, Risko (FYA, R1), Eko (GVS), Que? (GVS, R1), Ble (REIS). Existem mais nomes e mais crews, mas se tivesse que enumerar tudo não tinha espaço para todos.



Como era a cena no graffiti quando começaste?


A cena era muito diferente. Nunca fui de muitos contactos e conversas com writers quando comecei a pintar, não ia para a net à procura de ninguém e muito menos me importava se estava a pintar em spots que não devia. Mas levei algumas pressões para me manter no meu canto, algo que nunca fiz.


Na altura, acho que se pintava mais pelo graff do que nos dias de hoje. Isso nota-se nas amizades que tens, ou são teus tropas ou são amigos do graff. Quando comecei a pintar, ia muitas vezes para o apeadeiro de Massamá ou para a estação de Benfica e ficava horas a ver os trains dos outros a girar.


Hoje em dia é mais fácil gostares de graffiti, basta ires ao Instagram e dares like ao que gostas. Acham que dão a sua contribuição assim. É a “evolução” triste a que assistimos nos últimos 10 anos.



Fala-nos um pouco acerca do teu projeto Finest Records.

Ao nível do projeto Finest Records tento, através desta label, aliar o graffiti à minha área de estudo, na qual desenvolvi um gosto pela realização de vídeo, tanto a filmar como a editar. Este projeto (de produção 100% portuguesa) pretende mostrar o graffiti (em forma de vídeo) a quem não o conhece, para que as pessoas entendam o esforço que os writers têm na criação das suas peças.


Apesar de ser complicado, o objetivo final procura também aliar artistas ou produtores de som portugueses, por forma a promover todas as partes, em território nacional ou para fora do país.


Estou aberto a qualquer colaboração e a qualquer projeto que tenha a ver com graffiti e podem contar comigo para ser uma solução nos projetos que queiram desenvolver.


Quais são as tuas crews?

Sa Foda Estilo.



Quais são os teus spots / cidades preferidos?

Eu pinto em todo o lado mas estou um bocado afastado das streets. Prefiro a linha do comboio ou autoestradas, spots em que consegues fazer uma boa cena e que te mantêm a adrenalina no corpo. Também tenho umas missões de comboios mas agora ando afastado do sistema ferroviário também.


O writer é completo se pintar em todo o lado. Uma mensagem para os putos que vão começar a pintar, não pensem que o graffiti é só pintar comboios, esse “mito” de serem mais reconhecidos é um mito falso. Existe uma hierarquia na cena, tag, throw up e peça. O writer pinta em todo o lado, quando e onde quiser.

Wall of fame, Street bombing ou Train bombing?


A cidade para mim é uma tela infinita, adoro comboios mas o graffiti não é só uma chamada de 20 minutos. Tento ser completo, portanto faço de tudo um pouco.


Quando treino em spots de fame tento evoluir para que consiga fazer cenas novas em situações com um timing mais curto. Importa sentir que estou numa evolução constante e sinto isso a cada cena nova que faço.



Como é o teu processo criativo e onde vais buscar as tuas inspirações?


Estou numa fase do meu processo um bocado confusa. Em cada peça nova que faço tento meter um flow no lettering ou usar cores que possam criar cenas novas. Assumo que o meu estilo acaba por ser uma desconstrução de tudo aquilo que já fiz. Tento ser versátil e juntar diferentes tipos de letra, criando uma metamorfose entre fundo, traço e fill in.

Pintas com sketch ou freestyle?


O pessoal diz que faço mal mas, hoje em dia, faço um skecth ou outro. 80% das cenas que faço é puro freestyle. Pegar na lata e começar a realizar é o que eu mais gosto.


Preferes pintar sozinho ou em grupo?


Em grupo. Quando comecei a pintar não tinha companhia. Acho que em grupo existe mais partilha da cena.


Qual é a tua lata preferida?


Alta pressão Montana Black, Baixa pressão NBQ



Com quem gostas de pintar?


Principalmente com a minha crew EARS, BERO, PORN, SID e o meu tropa de longa vida TRASI. Tropas DZER e EMIK. Malta do Porto EKY e GUEL, SKILL e PHOBIA (BDS/HMK), NAKE (ACS) e NORTE COLOR. Malta do Algarve 4SALE e RUKA. Big up para todos!


Como descreves o panorama atual do graffiti em Portugal?


É complicado assumir que o graffiti em Portugal evolui para melhor. Acho que podemos dividir o graffiti em três momentos: o seu início, a década de 90 e os anos 2000 (com a street art). Parece que em Portugal o pessoal já se esqueceu de verdadeira essência do graffiti, a cena de vandalizar e sujar as grandes cidades do país, Ou seja, estar contra o sistema.


Se formos aos verdadeiros termos que justificam a minha resposta, o graffiti é uma manifestação em forma de “arte” com o objetivo de criticar alguma coisa. No entanto, surge a street art, algo criado por partidos políticos para comprarem artistas e assumirem eventos que ajudam a reabilitar Portugal. Metade desses artistas eram os writers dos anos 80 que, ao que parece, já se esqueceram do que andavam a criticar na altura. Street art em português é arte de rua e o graffiti também se insere, em termos práticos, dentro da street art. Os meninos da street art reclamam que continuam a ser writers mas esqueceram que já não fazem graff se não tiverem o orçamento aprovado. Deixaram de ser anti-sistema para começarem a ser os donos dos sistemas na arte nacional aliados, cada vez mais, aos partidos políticos (principalmente da bancada de esquerda deste país). Algo que enfraquece o graffiti nacional, principalmente quando as paredes de Lisboa estão cada vez mais limpas para os meninos da street art terem onde pintar. Também é estranha a revolta a que assistimos por parte desses meninos da street art quando o governo do Passos Coelho tomou posse e não termos visto o mesmo contra ninguém dos ilustres de esquerda (entre eles José Sócrates).

Para concluir, acho que o graffiti em Portugal vai perder cada vez mais voz, porque vão prevalecer as fachadas pintadas por inteiro.



Qual é o teu top 3 de writers portugueses?

Não importa a ordem, Dzer (Lisboa), Geks (Algarve) e Virus (Porto). Como disse anteriormente, o writer tem que se encaixar em todos os suportes em que o graffiti comunica e, para mim, estes 3 writers trabalham muito bem as cenas deles em função dos materiais e do spot onde pintam.


E de writers estrangeiros?

Moses&Taps (conceito “International Topsprayer"), Revok (estilo) e 1UP (Book “One Week with One Up").



Qual é o teu melhor trabalho?

Tenho um panel dado que chamei CMYK, para relacionar o graffiti com as cores em pigmento. Tentei optar por uma cena com mais conceito, entre as cores da luz (RGB) e a cor em pigmento (CMYK).


Talvez considere esse panel a melhor cena que já dei e, pelos props que recebi, acho que valeu a pena fazer algo que nunca foi feito em Portugal.


Quais são os teus planos / projetos futuros?


O melhor do graffiti acontece sem estar planeado, não faço planos, aproveito cada dia que a vida me oferece!


Tens alguma história que queiras partilhar?


Tenho uma história engraçada com um writer que aconteceu no evento da inauguração do filme Executers, na loja Graffbeast. Eu era bem puto e tinha acabado de assumir o SNEK como tag. O FLOW dá-me o toque para irmos ao evento beber umas e fomos ter com o SIKE e mais um puto que não me lembro do tag.


Estávamos uma beca afastados do resto do pessoal, porque não conhecíamos ninguém, e surge um tropa que nos pergunta o que é que pintamos. Responderam todos na descontra menos eu, que disse que não pintava. Ele respondeu-me “Quem é que não pinta e vem ver um lançamento de um filme de graff?”, hesitei em responder mas acabei por dizer “Sou o SNEK” e ouvi, logo de rajada, “Então foste tu que foste pintar o prédio à frente do meu no fim de semana passado, eu vi-te quando estava na janela a fumar. Não quis fazer estrilho mas ia dar-te um carolo".


Admito que tremi naquela situação e pensei que ia ser complicado, mas foi tudo na descontra e acabámos por nos rir todos da situação. Acho que ele também se lembra disto. O tag dele é AVOID, granda abraço para ele!

Props?


Dou props a todos os que mantêm a cena viva e têm uma mentalidade radical, que continuam a ser da street e a dar à street o que é dela. One love para todos! Um grande obrigado pela oportunidade e pelo desabafo que te proporcionei. Espero que tenhas sentido e tens toda a minha força no teu projeto. Um granda props para ti.


Eu é que agradeço. Um abraço e um feliz aniversário!


Fotografias e vídeos / Photos and videos: SNEK


ENG

The preparation of this interview reminded me of a Tarantino movie...


Snek was another one of those writers whose work I started following on Instagram. In the conversations we were having, I came to discover that he is part of Sid's crew, another of my interviewees and whom I met in person a few days ago at an event promoted by Pregos.


When promoting the interview in my Instagram stories, as I usually do, I received a message from Mary who told me that she had been talking with Snek (who is her friend) and that when she asked him if he knew my work, he replied, surprised: "Hey man, the next interview is me!". 🤣🤣


As for Mary, this artist is... that's for later. Let's get this interview started!


What is the meaning of your tag?


I started giving SNEK because I had some complications with the first tag (RANE) and I didn't want to continue taking on a tag that was already marked by the police.


SNEK appears playing with the letters that formed the tag. I thought of CANS and realized that KENS also read the same way. I didn't like to see it on paper and reversed the order of the letters to SNEK. Until today.


Do you have an art background?


Degree in Design and Master in Visual Culture.


When did it start your interest in graffiti and what were your influences at the time?


My interest in graffiti comes on high school, in a revolt against the system we live in and which is increasingly corrupt for citizens who are struggling to put money into their homes. Graffiti, for me, is 100% vandalism, which may or may not be styled by the writer. You are no longer a writer because you paint well, what I can consider cute, another person may not think the same.


At my time (around 2010/2011), when I started painting the first ones near Venda Nova/Alfornelos and Benfica, I followed a lot the scenes in the area (of course), which maybe gave me the strength to start my own scene. In other words, they may not be an influence on the style but they were an influence on the desire to start my journey. Among them, Risko (FYA, R1), Eko (GVS), Que? (GVS, R1), Ble (REIS). There are more names and more crews, but if I had to list everything there wouldn't be space for everyone.


What was the graffiti scene like when you started?


The scene was very different. I never had many contacts and conversations with writers when I started to paint, I didn't go online looking for anyone and I didn't even care if I was painting in spots I shouldn't. But it took some pressure to keep me in my corner, something I never did. At the time, I think you painted more by the graff than nowadays. This can be seen in the friendships you have, they are either your troops or graff friends. When I started to paint, I often went to the train station in Massamá or to the station in Benfica and spent hours watching other people's trains moving. Nowadays it's easier to like graffiti, just go to Instagram and check what you like. They think they make their contribution that way. It's the sad “evolution” we've seen over the past 10 years.


Tell us a little about your Finest Records project.


In terms of the Finest Records project, I try, through this label, to combine graffiti with my area of ​​study, in which I developed a taste for video making, both filming and editing. This project (100% Portuguese production) intends to show graffiti (in the form of a video) to those who don't know it, so that people understand the effort that writers have in creating their pieces.


Despite being complicated, the final objective seeks to also ally Portuguese artists or sound producers, in order to promote all parts in the national territory or abroad.


I am open to any collaboration and any project that has to do with graffiti and you can count on me to be a solution in the projects you want to develop.


What are your crews?


Sa Foda Estilo.


What are your favorite spots / cities?


I paint everywhere but I'm a bit away off the streets. I prefer the train tracks or highways, spots where you can make a good scene and keep the adrenaline in your body. I also have some train assignments but now I'm away from the rail system too. The writer is complete if paint everywhere. A message for kids who are going to start painting, don't think that graffiti is just painting trains, this “myth” of being more recognized is a false myth. There is a hierarchy in scene, tag, throw up and piece. The writer paints everywhere, whenever and wherever he want.


Wall of fame, Street bombing or Train bombing?


The city for me is an infinite canvas, I love trains but graffiti is not just a 20-minute call. I try to be complete, so I do a little bit of everything. When I train in fame spots I try to evolve so that I can do new scenes in situations with shorter timing. It's important to feel that I'm in a constant evolution and I feel it with every new scene I do.


How is your creative process and where do you get your inspirations?


I'm at a stage of my process a bit confused. In every new scene I do I try to flow the lettering or use colors that can create new scenes. I assume that my style ends up being a deconstruction of everything I've done. I try to be versatile and combine different fonts, creating a metamorphosis between background, stroke and fill in.


Do you paint with sketch or freestyle?


People say that I do wrong, but nowadays I do one skecth or another. 80% of the scenes I do are pure freestyle. Picking up the can and starting to perform is what I like the most.


Do you prefer to paint alone or in a group?


In group. When I started painting I had no company. I think that in a group there is more sharing of the scene.


What is your favorite can?


Montana Black High Pressure, NBC Low Pressure


Who do you like to paint with?


Mainly with my crew EARS, BERO, PORN, SID and my long-lived troop TRASI. DZER and EMIK troops. Guys from Porto EKY and GUEL, SKILL and PHOBIA (BDS/HMK), NAKE (ACS) and NORTE COLOR. Guys fromthe Algarve 4SALE and RUKA. Big up for everyone!


How do you describe the current panorama of graffiti in Portugal?


It's hard to assume that graffiti in Portugal is evolving for the better. I think we can divide graffiti into three moments: its beginning, the 90s and the 2000s (with street art). It seems that in Portugal people have already forgotten the true essence of graffiti, the scene of vandalizing and dirtying the country's big cities, in other words, being against the system.


If we go to the real terms that justify my answer, graffiti is a manifestation in the form of “art” with the objective of criticizing something. However, street art appears, something created by political parties to buy artists and take on events that help to rehabilitate Portugal. Half of these artists were writers from the 80s who, it seems, have already forgotten what they were criticizing at the time. Street art in Portuguese is street art, and graffiti is also, in practical terms, part of street art. The street art boys complain that they are still writers but they forgot that they don't make graffs anymore if they don't have the approved budget. They stopped being anti-system to start being the owners of systems in national art allied, increasingly, with political parties (mainly the left wing of this country). Something that weakens national graffiti, especially when the walls of Lisbon are getting cleaner so street art kids have a place to paint. The revolt we witnessed by these street art boys when the government of Passos Coelho took office is also strange and we have not seen the same against any of the illustrious leftists (among them José Sócrates).


To conclude, I think that graffiti in Portugal will increasingly lose its voice, because the entirely painted façades will prevail.


What is your top 3 Portuguese writers?


No matter the order, Dzer (Lisbon), Geks (Algarve) and Virus (Porto). As I said before, the writer has to fit in all the supports in which graffiti communicates and, for me, these 3 writers work very well with their scenes depending on the materials and spot where they paint.


And foreign writers?


Moses/Taps ("International Topsprayer" concept), Revok (style) and 1UP (Book "One Week with One Up").


What is your best work?


I have a panel that I called CMYK, to relate graffiti to pigment colors. I tried to opt for a scene with more concept, between the light colors (RGB) and the pigment color (CMYK). Maybe I consider this panel the best scene I've ever done and, from the props I received, I think it was worth doing something that was never done in Portugal.


What are your future plans / projects?


The best of graffiti happens unplanned, I don't make plans, I enjoy every day that life offers me!


Do you have a story you want to share?


I have a funny story with a writer that happened at the opening event for the movie Executers, at the Graffbeast store. I was a kid and had just taken over SNEK as a tag. FLOW gives me a call to go to the event for a drink and we went with SIKE and another kid who I don't remember the tag.


We were away from the rest of the people, because we didn't know anyone, and a troop appears to ask us what we painted. Everyone responded in the relaxation except me, who said I didn't paint. He replied “Who doesn't paint and come to see a graff movie?”, I hesitated to answer but ended up saying “I'm SNEK” and I heard, right away, “So you were the one who paint the building across from mine last weekend, i saw you when i was at the window smoking. I didn't want to make a fuss but I was going to give you a boost".


I admit that I trembled in that situation and I thought it was going to be complicated, but it was all relaxed and we ended up laughing all over the situation. I think he remembers that too. His tag is AVOID, big hug for him!


Greetings / thanks?


I give thanks to all those who keep the scene alive and have a radical mentality, who continue to be from the street and give the street its own. One love for everyone!


A big thank you for the opportunity and for the relief I gave you. I hope you have felt and you have all my strength in your project. A great thank you for you.


My pleasure. A hug and a happy birthday!

Posts recentes

Ver tudo

Komentar

Dinilai 0 dari 5 bintang.
Belum ada penilaian

Tambahkan penilaian
bottom of page