top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #45 RAQS

Atualizado: 5 de dez. de 2021

PT

O mundo do graffiti continua a ser dominado por homens. Por isso, é sempre com muito gosto que recebo os testemunhos do lado feminino.


No caso da minha nova entrevistada acrescenta-se ainda o facto de estar a residir fora do país, situação que lhe permitiu conhecer e aprender com alguns nomes conhecidos do graffiti do Reino Unido.



Depois de ter fotografado algumas obras suas no Panorâmico de Monsanto e na zona da Trafaria, fiquei um fã do seu trabalho, nomeadamente das suas letras bevel e dos seus padrões coloridos.


A solo ou na companhia do seu noivo, RAQS tem vontade e energia para trilhar o seu caminho e deixar a sua marca. Girl Power!



Qual o significado do teu tag?


Não é nada original (lol). É um diminutivo pelo qual me chamavam aqui muito antes de ter começado a pintar. Por isso, nem pensei muito sobre escolher outro tag, olha ficou.


Tens formação em arte?


Nope, nadinha. Tive educação visual na escola, mas não me cativava nada... acho que passei muitas das aulas a tentar fugir a essa disciplina, preferia estar lá fora a jogar basquetebol.



Quando começou o teu interesse pelo graffiti e quais foram as tuas influências na

altura?


O interesse começou quando comecei a relação com o meu noivo, BASIK. Ele já fazia graffiti e, ao início, eu ia com ele, tirava umas fotos, explorava os spots e ainda lhe dava uma mãozinha, até que chegou uma altura em que decidi fazer uns quantos sketches. Fomos pintar os dois uma vez, deve ter sido por volta de 2017, e devo ter pintado 1 ou 2 pieces com a ajuda dele. Mas foi só em 2018 que comecei a dar os primeiros passos, quando decidimos fazer uma roadtrip pela Europa. Fomos daqui diretos para Portugal, para passar os meus anos, e seguimos depois por Espanha, Franca, Itália, Suíça, Alemanha, Holanda, Bélgica, etc. Foi uma viagem espetacular, deu para explorar e pintar em sítios fantásticos. Adoro um bom edifício abandonado também.


Sem dúvida que ele foi a minha maior influência e o meu maior apoio também. Acho que tive muita sorte por tudo o que ele me ensinou e pelas oportunidades que surgiram de poder conhecer e pintar com outros writers, vê-los pintar e aprender com eles também.



Como era a cena no graffiti quando começaste?


Nem sei se tenho grande noção de como era, mas penso que continue um pouco como era há 3 anos atrás. Maioritariamente, uma cena dominada pelo género masculino. Relativamente a essa questão de ser mulher num “mundo” dominado por homens, uma cena que já me aconteceu, enquanto pintava com o Basik, foi uma pessoa ver-me a pintar e perguntar ao meu noivo se o que eu estava a pintar tinha sido realmente pintado por mim ou com a ajuda dele (estando eu ali mesma a ouvir tudo, enquanto pintava o meu trabalho). Enfim, mentalidades…


Mas a minha experiência na cena do graffiti foi, sem dúvida, privilegiada, porque tive oportunidades que outras pessoas normalmente não têm quando começam. Comecei por pintar com grandes nomes do graffiti do UK e em jams desde cedo. Quando nos conhecemos, o Basik já organizava um graffiti jam para angariar fundos para uma organização de apoio a pessoas com cancro (@do1cancer), por isso tive oportunidade, desde cedo, de ver esse mundo e conhecer outros writers, até de outros países (SOTEN, RASK, OAKS, HARRY BONES, EKTO, etc). Por isso, o meu começo foi fora do normal, comparando com quem começa a solo.



Que diferenças encontras entre o graffiti de Portugal e do Reino Unido?


Não sei muito bem como responder a essa pergunta visto que quando vou a Portugal pinto com o meu noivo ou sozinha. Nunca tive a oportunidade de pintar com writers portugueses para saber como é a cena do graffiti em Portugal.


O feedback que tenho recebido tem sido positivo nos dois países quando lá pinto. Parece-me que, nos dois países, o público parece estar a aceitar mais o graffiti como forma de arte ou, se calhar, por este estar “disfarçado” pelo aumento de street art e o facto de não haver grande consenso e capacidade para entender a diferença entre os dois conceitos.


Mas, claro que há sempre visões e opiniões diferentes em tudo…. Enfim, acho que o que é preciso é a malta ter uma mente mais aberta e de aceitação do outro, simples. E isto pode aplicar-se a tudo, não só ao graffiti. The world is full of colour so why not put them on the walls too!


Quais são os teus spots / cidades preferidas para pintar?


Sem dúvida que Lisboa e Londres têm dos meus spots preferidos. Mas também adoro locais abandonados, que com vista para cidade, montanha ou praia são ainda melhores (Pais de Gales e Espanha têm sítios espetaculares).


Os locais onde não passa muita gente acabam, muitas vezes, por ser os melhores e onde é possível passar um dia a pintar e a relaxar ao mesmo tempo.



Quais são as tuas crews?


A única de que faço parte, e que foi criada mais recentemente, é 185hav. Pelo facto óbvio de pintarmos juntos e termos feito algumas produções em conjunto nestes últimos anos.


Preferes pintar sozinha ou em grupo?


Depende. Há dias em que prefiro pintar sozinha porque dou por mim a puxar por mim mesma para experimentar novas cenas.


Desde que comecei que estive sempre mais habituada a pintar com o meu noivo e com malta amiga que me iam dando feedback e tips em como fazer ou executar certas linhas ou skills. Mas, uma vez, vim de férias a Portugal sozinha para visitar a família e, como o tempo não ajudou a que pudesse ir à praia todos os dias, decidi que ia aventurar-me sozinha e ver o que dava. Fiquei em Portugal 14 dias e pintei 7 vezes, houve dias em que fiz duas por dia. Adorei ter o tempo só para mim, para experimentar cenas novas, para arriscar e progredir.



Como é o teu processo criativo e onde vais buscar as tuas inspirações?


Desde o início, sempre tive aquele bichinho pelas letras bevel e, como sou demasiado perfecionista e dura comigo mesma, acho que quis desenvolver desde bem cedo a técnica de pintar straight lines e ver as letras bevel ganhar forma.


No dia a dia, sigo outros/as writers no insta, vou vendo o trabalho que fazem e tento experimentar pequenos detalhes para ver se consigo trabalhar a esse nível e para ver se se enquadra com o meu estilo e letras.


Ainda estou naquela fase de tentar desenvolver e aperfeiçoar o meu estilo. Mas sem dúvida que as letras bevel vão ficar comigo e fazer sempre parte do meu trabalho.


Pintas com sketch ou freestyle?


Com os dois. Às vezes sigo um sketch e tento dar o meu toque, outras vezes é freestyle. Depende um bocado de como me sinto e do meu estado de espírito.


O sketch uso mais quando é a primeira vez que quero experimentar um determinado estilo ou letras. Depois de ficar registado na minha cabeça é mais freestyle e um acrescentar de detalhes ou de um toque mais pessoal (por exemplo, adoro geometric animals).



Wall of fame, Street bombing ou Train bombing?


Wall of fame. E claro, abandoned buildings/places.


O que toca na tua playlist quando pintas?


Hip hop, garage ou old school pop music, música portuguesa, brasileira ou espanhola … o que estiver na playlist e tenha um bom ritmo para me pôr a mexer. Mas a música que toca no carro quando vamos em roadtrips tem que ser QUEEN, Freddy Mercury all day long!


Qual é a tua lata preferida?


Loop é a que uso no dia a dia. Quando estou de visita a outros países, normalmente vamos para Montana Black.



Qual é o teu top 3 de writers portugueses?


Hum, só 3 é difícil... não conheço tantos writers portugueses como queria. Dos que conheço e sigo, estes são os meus favoritos: MOSAIK, VIRUS, NOMEN, BRAY, YOUTHONE e OSIE.


E de writers estrangeiros?


MAD C, ZURIK, MUSA, MERLOT, AURA, WUNA. Grupinho top este!


Como descreves o panorama atual do graffiti em Portugal? E em Inglaterra?


Não sei bem o que responder relativamente ao panorama do graffiti em Portugal.


Aqui em Inglaterra acho que a cena do graffiti tem crescido nos últimos tempos e que o lockdown veio ajudar nesse aspeto. Há malta que deixou de pintar por uns tempos e agora estão de regresso e isso nota-se, não só nas ruas como nos comboios e demais locais que se tornaram legais para graffiti. O train bombing tem estado em grande, talvez porque há menos recursos financeiros e humanos para limparem ou tentarem cobrir o graffiti que tem aparecido no pós-pandemia. E claro, a street art agora é considerada "trendy” aqui e chama muitos turistas para certas áreas de Londres, para verem a

diversidade de arte que existe na cidade e tirarem fotos. Em locais como Shoreditch e Leake street acontece muito estares a pintar e o público/turistas vêm ter contigo e fazem perguntas sobre o que estás a fazer, as técnicas que usas, o preço das latas, etc (some people hate it, some love it). Por isso, há muita interação com o público e o feedback é sempre muito positivo. Começam também a haver workshops e tours de graffiti/street art aqui em Londres e mais malta a começar com o bichinho de pintar.



Qual é o teu melhor trabalho?


Ui, acho que ainda está para vir. Conhecendo-me como me conheço e sendo super critica do que faço, acho que o melhor trabalho está sempre para vir, visto que quero continuar a desenvolver habilidades e experimentar novos estilos e etc.


Quais são os teus planos / projetos futuros?


Acabar o meu mestrado é, sem dúvida, o plano para este próximo mês. Mas, em termos de graffiti, quero continuar a ter a oportunidade de pintar ao fim de semana e participar em alguns graffitis jams para o próximo ano. Ou, quem sabe, em Portugal, um dia destes.



Tens alguma história que queiras partilhar?


Sim, posso partilhar quando fui pedida em casamento, em Drogheda (Irlanda), no final do dia de um jam a que fomos os dois (The Bridge Jam).


A malta reuniu-se toda num lado da ponte e estávamos à espera de um amigo nosso que ia trazer um presente para mim (o meu nome em signwritten que seria o início do pedido), mas ele estava um bocadito atrasado.


Entretanto, a noite veio e o frio também e eu, que não me dou muito bem com o frio lol, já estava a ficar com os lábios roxos e a tremer por todo o lado. Um dos writers pôs Outkast como música de fundo e sempre deu para me mexer um bocadinho e não morrer de frio.


Anyway, ele chegou, deu-me um quadro com o meu nome em signwriting e este tinha um erro, faltava-lhe uma letra. Foi um fartote de rir, visto que o meu parceiro é disléxico e quando viu o sketch em papel nem notou que lhe faltava uma letra. O nosso amigo, coitado, ficou super aflito a pensar que tinha estragado o pedido e etc.



Eu acabei por fazer o upload na minha página no insta e o Basik fez também o upload na página na qual ele ia fazer o pedido (@askingthequestion), onde cada post era uma letra do “will you marry me” feita por outros writers. No final, ele fez o pedido em português e eu respondi em inglês (lol). Ele mandou vir a dizer que eu tinha que responder em português (na brincadeira, obviamente).


Enfim, foi uma grande surpresa, visto que é super difícil fazerem-me surpresas, que eu sou super curiosa (lol). Foi tudo na boa e vai ser, de certeza, uma história para se contar para sempre. Nós temos o quadro que ele me fez na nossa sala e, sempre que temos visitas, a malta pergunta se o meu nome se escreve realmente assim. Por isso, acabamos sempre por contar esta história.


Props?


Props de agradecimento e apreciação para toda a malta que me tem apoiado e pintado comigo desde que comecei, um muito obrigado a todos (peço desculpa se me escapou algum nome). See you in the next wall:


MOBS, EKTO, SACH, 4GIVE, FAVER, SEYER, NISER, BLAVOE, GNASHER, GREK DPK, BALOR, LIFER, FIDGET, ENIGMA, KANZ, CHUCK, HERO, SHIZ, NERKS, SAMU, KNAPPLE … e toda a malta que tem pintado e apoiado o Do1Cancer Graffiti Movement.


E, claro, BASIK. Sem ti, nada disto seria possível. Obrigada por tudo, partner in crime.


Fotografias / Photos: Raqs

Vídeos / Videos: Basik


ENG

The graffiti world continues to be dominated by men. Therefore, it is always with great pleasure that I receive testimonials from the female side.


In the case of my new interviewee, there is also the fact that she is living abroad, a situation that allowed her to get to know and learn from some well-known graffiti names in the United Kingdom.


After having photographed some of her works in the Panoramic of Monsanto and in the Trafaria area, I became a fan of her work, namely his bevel letters and his colorful patterns.


Alone or in the company of her fiance, RAQS has the will and energy to go her way and leave her mark. Girl Power!


What is the meaning of your tag? It's nothing original (lol). It's a nickname they called me here long before I started painting. That's why I didn't even think about choosing another tag. Look, stayed. Are you trained in art? Nope, nothing. I had visual education at school, but it didn't captivate me at all... I think I spent many of the classes trying to escape from that discipline, I'd rather be outside playing basketball.


When did you start your interest in graffiti and what were your influences?


The interest started when I started the relationship with my fiance, BASIK. He was already doing graffiti and, at first, I would go with him, take some photos, explore the spots and even give him a helping hand, until a time came when I decided to do a few sketches. We went to paint them both once, it must have been around 2017, and I must have painted 1 or 2 pieces with his help. But it was only in 2018 that I started to take the first steps, when we decided to take a roadtrip through Europe. We went from here straight to Portugal, to spend my years, and then we went on to Spain, France, Italy, Switzerland, Germany, Holland, Belgium, etc. It was a spectacular trip, I could explore and paint in fantastic places. I love a nice abandoned building too.


Without a doubt he was my biggest influence and my biggest support as well. I think I was very lucky for everything he taught me and for the opportunities that arose to get to know and paint with other writers, see them paint and learn from them too.


What was the graffiti scene like when you started?


I don't even know if I have a great idea of ​​what it was like, but I think it remains a bit like it was 3 years ago. Mostly a male-dominated scene. Regarding this issue of being a woman in a “world” dominated by men, a scene that has already happened to me, while painting with Basik, was a person watching me paint and asking my fiance if what I was painting had been actually painted by me or with his help (while I'm right there listening to everything while painting my work). Anyway, mindsets…


But my experience in the graffiti scene was, without a doubt, privileged, because I had opportunities that other people don't normally have when they start. I started painting with big names in UK graffiti and in jams from an early age. When we met, Basik was already organizing a graffiti jam to raise funds for an organization supporting people with cancer (@do1cancer), so I had the opportunity, from an early age, to see this world and meet other writers, even from other countries (SOTEN, RASK, OAKS, HARRY BONES, EKTO, etc). So, my start was unusual, compared to someone who starts solo.


What differences do you find between Portuguese and UK graffiti?


I'm not sure how to answer this question since when I go to Portugal I paint with my fiance or alone. I never had the opportunity to paint with Portuguese writers to find out about the graffiti scene in Portugal.


The feedback I've received has been positive in both countries when I paint there. It seems to me that, in both countries, the public seems to be more accepting graffiti as an art form or, perhaps, because it is “disguised” by the increase in street art and the fact that there is no great consensus and capacity to understand the difference between the two concepts. But of course there are always different views and opinions on everything…. Anyway, I think what is needed is for the guys to have a more open mind and acceptance of the other, simple. And this can apply to everything, not just graffiti. The world is full of color so why not put them on the walls too!


What are your favorite spots / cities to paint?


Without a doubt, Lisbon and London have some of my favorite spots. But I also love abandoned places, which with city, mountain or beach views are even better (Wales and Spain have spectacular sites).


Places where not many people go by often end up being the best and where you can spend a day painting and relaxing at the same time.


What are your crews?


The only one I'm a part of, which was created more recently, is 185hav. For the obvious fact that we painted together and have done some productions together in recent years.


Do you prefer to paint alone or in a group?


It depends. There are days when I prefer to paint alone because I find myself pulling myself to try out new scenes.


Since I started, I've always been more used to painting with my fiance and friends who were giving me feedback and tips on how to make or execute certain lines or skills. But once, I came alone on holiday to Portugal to visit my family and, as the weather didn't help me to go to the beach every day, I decided that I was going to venture out alone and see what was going on. I stayed in Portugal for 14 days and painted 7 times, there were days when I did twice a day. I loved having the time to myself, to experiment with new scenes, to take risks and progress.


How is your creative process and where do you get your inspirations?


Since the beginning, I've always had that little bug for bevel letters and, as I'm too perfectionist and hard on myself, I think I wanted to develop from an early age the technique of painting straight lines and seeing the bevel letters take shape.


On a daily basis, I follow other writers on the urge, I see the work they do and try to experiment with small details to see if I can work at that level and to see if it fits with my style and lyrics.


I'm still at that stage of trying to develop and perfect my style. But without a doubt the bevel lyrics will stay with me and always be part of my work.


Do you paint with sketch or freestyle?


With both. Sometimes I follow a sketch and try to give it my touch, other times it's freestyle. It depends a lot on how I feel and my state of mind.


I use sketching the most when it's the first time I want to try a certain style or lettering. After getting registered in my head it's more freestyle and an addition of details or a more personal touch (for example, I love geometric animals).


Wall of fame, Street bombing or Train bombing?


Wall of fame. And of course abandoned buildings/places.


What plays on your playlist when you paint?


Hip hop, garage or old school pop music, Portuguese, Brazilian or Spanish music… whatever is in the playlist and have a good rhythm to get me moving. But the music that plays in the car when we go on roadtrips has to be QUEEN, Freddy Mercury all day long!


What is your favorite can?


Loop is the one I use every day. When I'm visiting other countries, we usually go to Montana Black.


What is your top 3 Portuguese writers?


Hmm, only 3 is difficult... I don't know as many Portuguese writers as I wanted. Of those I know and follow, these are my favorites: MOSAIK, VIRUS, NOMEN, BRAY, YOUTHONE and OSIE.


And foreign writers?


MAD C, ZURIK, MUSA, MERLOT, AURA, WUNA. It's a top group this one!


How do you describe the current panorama of graffiti in Portugal? And in England?


I'm not sure what to answer regarding the graffiti panorama in Portugal.


Here in England I think the graffiti scene has grown in recent times and that lockdown came to help in that regard. There are people who stopped painting for a while and are now back and this is noticeable, not only on the streets but also on the trains and other places that became legal for graffiti. Train bombing has been booming, perhaps because there are fewer financial and human resources to clean up or try to cover the graffiti that has appeared in the post-pandemic. And of course street art is now considered "trendy" here and draws many tourists to certain areas of London to see the diversity of art that exists in the city and take pictures. In places like Shoreditch and Leake street you happen to be painting a lot and the public/tourists come to you and ask questions about what you are doing, the techniques you use, the price of the cans, etc (some people hate it, some love it ). Therefore, there is a lot of interaction with the audience and the feedback is always very positive. There are also starting to be workshops and graffiti/street art tours here in London and more people starting with the

addiction to paint.


What is your best work?


Ui, I think it's still to come. Knowing myself as I know myself and being super critical of what I do, I think the best work is always to come, as I want to continue to develop skills and experiment with new styles and so on.


What are your future plans / projects?


Finishing my Masters is, without a doubt, the plan for this next month. But in terms of graffiti, I want to continue to have the opportunity to paint over the weekend and participate in some graffiti jams for next year. Or, who knows, in Portugal, one of these days.


Do you have a story you want to share?


Yes, I can share when I was proposed in marriage, in Drogheda (Ireland), at the end of the day of a jam we both went to (The Bridge Jam).


The whole crowd gathered on one side of the bridge and we were waiting for a friend of ours who was going to bring me a present (my signwritten name would be the beginning of the order), but he was a little late.


Meanwhile, the night came and the cold too and I, who don't get along with the cold very well (lol), was already turning purple lips and shivering all over. One of the writers had Outkast as the background music and I was able to move a little bit and not freeze to death.


Anyway, he arrived, gave me a painting with my name in signwriting and it had an error, it was missing a letter. It was a lot of laughter, as my partner is dyslexic and when he saw the sketch on paper he didn't even notice that he was missing a letter. Our friend, poor man, was super upset to think that he had ruined the marriage proposal and so on.


I ended up uploading it to my insta page and Basik also uploaded it to the page he was going to order (@askingthequestion), where each post was a “will you marry me” lyric made by other writers. In the end, he placed the order in Portuguese and I replied in English (lol). He sent to say that I had to answer in Portuguese (jokingly, obviously). Anyway, it was a big surprise, since it's super hard to surprise me, I'm super curious (lol). It was all good and it will be, for sure, a story to be told forever. We have the painting he made for me in our living room, and whenever we have visitors, the gang asks if my name is really spelled like that. So we always end up telling this story.

Greetings / thanks? Props of thanks and appreciation to all the guys who have supported me and painted with me since I started, a big thank you to everyone (I'm sorry if I missed any names). See you in the next wall: MOBS, EKTO, SACH, 4GIVE, FAVER, SEYER, NISER, BLAVOE, GNASHER, GREK DPK, BALOR, LIFER, FIDGET, ENIGMA, KANZ, CHUCK, HERO, SHIZ, NERKS, SAMU, KNAPPLE ... and all the guys that have painted and supported the Do1Cancer Graffiti Movement.

And, of course, BASIK. Without you, none of this would be possible. Thanks for everything, partner in crime.

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page