top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #48 URBANIDADES STREET ART

PT

O ano está a acabar mas ainda há tempo para uma última entrevista.


Depois de Marina Aguiar, Wojtek Ścibor e Street Art Damsko, os meus últimos convidados do ano são a dupla de fotógrafos UrbanidadesStreetArt.



Foi há uns meses que Armandina Heleno e Virgílio Santos tomaram o Instagram de assalto. Munidos das suas máquinas e de um vasto arquivo fotográfico, têm presenteado os seus seguidores com publicações constantes das melhores peças de street art e graffiti nacionais.


Do Norte do país até à grande Lisboa, não há novidade que lhes escape.



Nas trocas de impressões que tivemos no Instagram, convidei a dupla para dar o seu testemunho sobre este hobby que nos é comum.


Fiquem com as suas respostas.


Como começou o vosso interesse pela fotografia e, mais especificamente, pela fotografia de arte urbana e graffiti?


Não conseguimos balizar no tempo este nosso interesse...


Como somos 2 pessoas teremos de responder individualmente.


Armandina Heleno Sempre tive interesse pelas artes em geral e pelo audiovisual em particular.


No caso da fotografia, o meu interesse vem de há muito. Lembro-me de, desde que tenho telemóveis com câmara fotográfica (e já lá vão alguns anos), fotografar de tudo um pouco no meu quotidiano, incluindo partes do meu corpo.


Comecei a fotografar com máquinas digitais, inicialmente com máquinas compactas, em que bastava apontar a objetiva e premir o botão. Cruzei-me com o Gil Simão, há uns anos, numa área completamente diferente da arte urbana (cobertura de concertos e eventos musicais). Ele fotografava e eu escrevia as reportagens. Devo dizer que o Gil teve uma influência determinante para que eu deixasse de lado o telemóvel e começasse a registar com outra qualidade e de uma forma mais conceptual o que já fazia antes. Tudo começou pelo empréstimo de uma NIKON D3100, até que me deu o empurrãozinho para adquirir a menina dos meus olhos, a NIKON D5600.


Virgílio Santos AKA Gil Simão: Sempre gostei da cena audiovisual, estando, desde que me conheço, muito ligado à música e às artes performativas na ótica do espectador, menos participante.


Comecei a fotografar com uma máquina analógica, depois polaroid, depois as compactas, até surgir a Nikon D3100 que veio acompanhada de uma teleobjetiva de 300 mm. Senti que precisava de mais e o passo seguinte foi a NIKON D5600.


A curiosidade mas também a minha profissão, pelo facto de trabalhar no centro de Lisboa, fizeram com que vá retratando o quotidiano, a forma como sinto, vejo e vivo o burburinho da cidade, nas paredes, nos outdoors, nas ruas, na arquitetura, em tudo o que me salta ao olhar.


Que máquina / material usas?


No início da segunda década do século, usámos duas CANON compactas digitais para tudo o que desse e viesse, depois surgiu a oportunidade de adquirir uma NIKON D3100 com a tradicional lente 18 / 55mm e uma teleobjetiva de 300 mm, depois uma grande angular e há cerca de dois anos uma Nikon D5600 com uma lente de 18mm /140 mm.

Neste momento, ambos temos uma NIKON D5600 e no caso do Gil acrescida, como já referimos. de uma teleobjetiva e de uma grande angular.



A fotografia já se tornou uma constante da vossa vida (no dia-a-dia, em férias, ...)?


Gil A fotografia faz parte do meu dia a dia, não é só em momentos específicos ou festivos como eventos ou férias.


Armandina Não sou tão “fotodependente” como o Gil... Estou a habituar-me a que o "viver" com uma máquina na mão se vá entranhando aos poucos.


Em que países já fotografaste e que país / cidade te marcou pela quantidade / qualidade das suas obras?

Ambos fotografámos em vários países, na Europa, América e Oceânia. Cidades que nos

apaixonaram: Moscovo, Nova Iorque, Praga, várias cidades italianas, como Nápoles, Roma, Florença, Génova, Milão, e, em Espanha, Madrid, Bilbau, Barcelona, Sevilha, etc.


Não conseguimos nomear uma que nos tivesse marcado mais do que as outras, pois todas elas têm obras de referência que vão para além da street art ou graffiti.


Apenas uma curiosidade, em Nova Iorque fotografámos obras do Mr. Brainwash sem saber quem ele era (2009) e que, anos mais tarde, viria a entrar num documentário do Bansky.



Existe algum fotógrafo que sirva de inspiração / influência para o vosso trabalho?


É difícil referir um nome, porque, na realidade, não sentimos que haja um ou outro fotógrafo que nos tenha influenciado ou seja determinante na forma como fotografamos. Mas, se analisarmos a questão racionalmente, com certeza que haverá sempre referências que interiorizamos sem nos darmos conta. Por exemplo, ainda no passado fim-de-semana fomos visitar a exposição do alemão ULRIKE OTTINGER, na Fundação Oriente. É óbvio que saímos de lá com mais conhecimento e com vontade de

experimentar novos conceitos e outras áreas da fotografia.


Inconscientemente, absorvemos informação dos espaços por onde passamos, visualizamos, sentimos e que nos levam a refletir. Deixam sempre reminiscências que, de alguma forma, nos vão ser úteis num futuro próximo.


Costumas fotografar sozinha(o) ou acompanhada(o)?


Ambos fotografamos sozinhos e acompanhados, embora o façamos mais sozinhos.



Vocês já têm o Norte e a região Centro cobertos. Estão a pensar arranjar um colaborador para o Sul?


Isso de termos o Norte e a Região centro coberta... bem gostaríamos (risos). Temos a Área Metropolitana de Lisboa bem documentada e parte da região do Porto, mas temos muito, mas muito mais para fotografar. Até porque isto é um “never ending job”, estão sempre a surgir coisas novas.


Quanto às colaborações para registar fotograficamente zonas do país que ainda não temos não as excluímos, mas também não estamos a fazer nada para que isso aconteça. A UrbanidadesStreetArt surgiu de uma vontade de dar visibilidade, mostrar muita coisa que não se resume só ao graffiti ou ao muralismo. O nosso conceito de arte urbana é bem mais vasto.


Temos um espólio fotográfico enorme, que não se resume à street art ou ao graffiti (que preferimos apelidar de arte urbana), e que foi aumentado substancialmente durante o período da pandemia.


Mas respondendo mais concretamente à questão de alargar a UrbanidadesStreetArt a outras colaborações, essa é uma hipótese que não equacionamos para já. Fazemos isto como hobby, por prazer pessoal e, como tal, o real valor da página, para nós, é mostrar o que ambos fotografamos e não a pretensão de cobrir geograficamente Portugal ao nível do que se faz em street art / graffiti. Se visitarmos os locais onde as peças se encontram muito bem, se não o fizermos os trabalhos não serão fotografados. Pensamos sempre que um dia isso poderá acontecer naturalmente num dos passeios ou deslocações que venhamos a fazer. Aceitamos sponsors (risos).


Que papel têm as redes sociais na promoção do vosso trabalho? Utilizam outros

meios para o efeito?


As redes sociais são importantes, não o negamos, mas não é isso que nos move. O Gil tem o Olhares e eu (Armandina) não tenho mais nada para além das redes sociais.


Voltamos a reiterar que isto é um hobby, um gozo pessoal. Não visamos mais do que cultivar este nosso gosto. Não estamos à espera de reconhecimento de A, B ou C ou de que o que fotografamos venha a sair na revista ou na página X, Y ou Z.


Ao nível de música e outros eventos, muitas das fotografias tiradas pelo Gil são utilizadas pelos artistas. Alguns usam-nas até sem incluir os créditos. Em Portugal há muito pouca consciência dos direitos de autor, de agradecer o que alguém por “amor à camisola” teve o gosto de lhes fazer chegar.


Também já cedemos alguns registos fotográficos de street art / graffiti quando o artista nos pede.



O que preferes? Street Art ou Graffiti?


Ambos, tudo (risos)... a arte urbana na generalidade. Não conseguimos escolher uma em detrimento da outra.


Um dos aspetos que mais nos motiva no Urbanidades é o deambular pelas ruas, pois sabemos que em qualquer lado existe uma preciosidade pronta a ser fotografada. Algo, muitas vezes, subversivo, anarca, violento, alertas para um mundo que está escondido das grandes massas e da comunicação social...


Com pouco se faz muito. No topo das minhas preferências (Gil) estão as colagens, o stencil, frases soltas.


Muito DIY é feito em locais proibidos e a horas mortas, sempre a fugir à Polícia.


Existe um género de arte urbana que conhecemos menos, que, ainda por cima, remonta à origem das artes visuais, o graffiti. Temos pouco conhecimento em termos de conceito. Sabemos dizer se gostamos ou não do que se nos depara ao olhar, mas ao nível da técnica, se assim podemos falar, faltam-nos bases para avaliar se é bom ou não. Aceitamos formação ao nível do lettering e dos tags dos artistas (risos).


Preferem fotografar Wall of Fame e peças de rua ou locais abandonados?


Somos adeptos da beleza e da “fealdade”, dos museus e das galerias, mas também das zonas e dos edifícios degradados, dos becos onde emana algum odor que não se sente nas fotografias.


Se gostamos de fotografar peças inseridas no Wall of Fame? Claro que sim! Mas sentimos um prazer especial nas que surgem, com mais espontaneidade, nos locais mais improváveis e menos conhecidos.



Qual foi aquela peça que te deixou deslumbrada(o)?


Gil: O “Jardim Encantado do País das Maravilhas da Alice”, Prime Time 3 / 4 da manhã.


Armandina: Não te sei dizer ao certo, tenho vários, dependendo do momento. Ou seja, nenhuma em particular, tudo o que fotografamos na generalidade.... Muitas vezes nem é a peça no seu todo mas apenas detalhes.


E local?


Gil Odivelas. Como referi, o Jardim Encantado, a horas tardias da noite, peça soberbamente pintada pelo STYLER.


Armandina: Não vou indicar um local, mas gosto essencialmente do que surge fora do Wall of Fame, dos “tubos de ensaio” onde o artista pinta pelo prazer de pintar e extravasar o que lhe vai na alma / mente...


Em Lisboa, por exemplo, gosto muito da Calçada da Glória e dos bairros típicos, onde se podem fotografar verdadeiras preciosidades.



Qual é o teu top 3 de artistas / writers portugueses?


É difícil de responder pois não queremos melindrar ninguém. Mas no stencil, sem dúvida alguma, Filho Bastardo, pelas mensagens, pela forma como atua, pelo seu lado subversivo e ativista.

Outros nomes? O BORDALO II e o Vhils, pelas técnicas diferenciadas, são únicos no tipo de intervenções / peças que fazem.

O STYLER é enorme, um autodidata que desenha como ninguém. O Odeith, na ilusão da tridimensionalidade... O MrDheo, pelo desenho, pelas mensagens subliminares dos seus trabalhos. O StephanArt é outro nome que nos surge. A nível da ilustração, gostamos muito do Nuno Saraiva, das colagens do Tinta Crua (que se vêm pouco no momento)...

É impossível não referir a Daniela Guerreiro que desenha e pinta com um realismo arrepianteou a harmonia delicada dos trabalhos da Jacqueline de Montaigne. A Mafalda MG tem um traço inconfundível que, não sendo um desenho muito pormenorizado, está tudo lá. Gosto (Armandina) das texturas, dos traços dos rostos que cativam, das posturas das personagens que desenha, das cores...

E em lugar de grande destaque, está, para nós, a Tamara Alves (somos fãs incondicionais). Há nos trabalhos da Tamara, sobretudo nos mais antigos, um lado selvagem, em que o ser humano e o não humano estão no mesmo plano, não há desnível. Os rostos, quase sempre femininos, são de uma beleza incrível. Podemos dizer que gostamos de tudo que a Tamara faz, independente do contexto. Mas há outros artistas e muitos deles nunca chegam a Walls of Fame ou à contratação de entidades para pintarem murais. Não há top 3, é impossível. Temos excelentes artistas de street art e de graffiti e não seria justo colocar as coisas em termos de top. Referimos estes nomes mas há mais com grande talento.


E de artistas / writers estrangeiros?


Apesar de não conhecermos muitos nomes, no stencil, o Banksy é incontornável.


Há dois nomes que só muito recentemente nos chamaram a atenção: o polaco Mikolaj Rejs, que consideramos de excelência ao nível da ilustração, e o Rocket01. Ambos estiveram no Festival Muro 2021 e deixaram peças extraordinárias.


Mas, tal como com os portugueses, não queremos nomear tops.



Este é um hobby que exige muito de quem o pratica (tempo, gasolina, portagens, ...). O que vos mantém comprometidos em documentar esta cultura?


Exige, acima de tudo, tempo. Mas é uma excelente terapia para nos mantermos mentalmente e fisicamente saudáveis e ativos.


Mantém-nos comprometidos o prazer de fotografar e de alargar horizontes que não têm só a ver com a arte urbana. Isso, para nós, é muito redutor. Interessa-nos a arquitetura, a arte religiosa, locais de culto, ...


Aproveitamos as deslocações para conhecer outras regiões, outros locais, outras culturas, outros modos de vida, de ser e de estar.


Move-nos o prazer da descoberta de muitas outras coisas. A arte urbana é o leitmotiv, mas o que nos mantém comprometidos não é apenas o documentar desta cultura, há outras áreas e outros interesses que nos motivam (o viajar é uma delas).


O que mudou na cena da street art / graffiti desde que começaste a documentá-la?


Assistimos a uma massificação da street art contratualizada. Virou moda, há demasiados festivais promovidos por autarquias (e não só), onde vão ou vemos sempre os mesmos artistas. Há situações que transcendem a nossa compreensão. Tivemos dificuldade em nomear um top 3, mas, a avaliar pelo que temos vindo a constatar, os promotores dos festivais fazem-no com muita facilidade.



Como descreves o panorama atual da street art / graffiti em Portugal?


A arte urbana tornou-se demasiado grande, vistosa, comercial, dispendiosa, popular etc. Entidades lucrativas, autarquias locais, sociais, desportivas, políticas, viram nesta forma de arte uma montra para as suas atividades. Sabem bem do alcance / impacto de tais iniciativas. Exemplo disso são os murais dedicados aos Profissionais da Saúde. E aqui abro um parêntesis para dizer que o melhor mural dedicado a estes profissionais foi realizado a custo zero, inicialmente sem mediatismo, nas instalações de uma fábrica abandonada.


A street art / graffiti tem vindo a ter um grande desenvolvimento em Portugal nos dois últimos anos, por um lado pela COVID 19 (apoio a artistas) e por outro pelas Eleições Autárquicas (Eleitoralismo), que vieram contribuir para o surgimento de inúmeros murais, sejam eles a título individual ou coletivo, como é o caso dos Festivais de Arte Urbana que proliferam a nível nacional.  


Nesta massificação da arte urbana, vão surgindo obras de excelência, outras menores e ainda outras (criamos outro paralelismo) de artistas de renome que fazem obras menores, presumimos que seja apenas pelo fator monetário.


Tem vindo a aumentar o número de aficionados por este tipo de fotografia. Achas que se está a tornar uma moda? Que conselhos darias a quem se está a iniciar?


Achamos que se está a tornar uma moda mas também é, em parte, consequência de um tempo pandémico e da proliferação de trabalhos. Quanto mais fotografas mais queres fotografar e mais há para fotografar.


Não temos grandes conselhos a dar, acho que cada um deve fazer o seu percurso e as suas descobertas.


O que é válido para uns não o será para outros.



Tens alguma história que queiras partilhar?


Gil Já bebi umas minis e almoçámos com o STYLER.


Armandina Não me recordo de nenhum episódio que seja digno de registo. Vêm-me à mente apenas os alertas do Gil de “Aí é perigoso, não entres. Tem cuidado... Pergunta sempre primeiro se podes fotografar” (risos).


Quais são os teus planos / projetos futuros?


Sobre projectos / planos não nos atrevemos a fantasiar muito.


Desde que nos lançámos no terreno, fomos assumindo um papel de observadores de algumas situações que não nos agradam e que são comentadas entre um grupo restrito, no qual constatámos que a nossa análise é comum a outros amantes de arte urbana.


Não vamos explorar muito esta questão, pois não nos parece correto, nem queremos entrar por aí. Há, no entanto, situações que não encaixamos, nomeadamente ser-nos vedado o acesso a locais ou trabalhos, pela burocracia, pelos próprios artistas e mesmo por outras pessoas que, como nós, os fotografam. Os tais “hidden”, “lost”, whatever places causam-nos alguma confusão e não estamos nada de acordo com este secretismo. A arte urbana ou street art é de todos e para todos. Se não é, em nosso entender deveria ser.


Nas trocas de impressões sobre este assunto, os argumentos ou as razões muitas vezes apresentados para a não divulgação destes locais têm sido “o artista pede para não divulgar” ou “se forem divulgados são vandalizados”. Todos nós sabemos que a arte urbana, a street art, o graffiti, colagens, etc. são efémeros. Um dia desaparecerão por desgaste do tempo, por vandalismo ou para dar lugar a outras peças... portanto, não nos parece razoável que sejam mantidos em segredo os locais, a não ser quando as obras são executadas em locais privados.

Cumprimentos? Agradecimentos?


Durante esta nossa (ainda) pequena jornada, temos de agradecer (sem citar nomes, porque eles sabem quem são) a quem está sempre pronto a ajudar, tanto a indicar-nos os locais onde algumas peças estão como na identificação dos trabalhos que

publicamos. A esses, o nosso bem-haja. Aos outros... aos que sonegam informação, a esses também agradecemos, pois ficamos a saber quem são, como são e com o que contamos. Ou seja, nada.


Um obrigado especial a ti, por este convite. E muitos parabéns pelo teu projeto, que consideramos ímpar.


Fotografias / Photos: UrbanidadesStreetArt


Eu é que agradeço à Armadina, ao Gil e a todos os que desse lado têm contribuído para o crescimento deste site / blog. A todos um grande obrigado e um ótimo ano novo.


2022 traz algumas surpresas... Fiquem atentos!


ENG

The year is ending but there is still time for one last interview.


After Marina Aguiar, Wojtek Ścibor and Street Art Damsko, my last guests of the year are the photographer duo UrbanidadesStreetArt.


It was a few months ago that Armandina Heleno and Virgílio Santos took Instagram by storm. Equipped with their machines and a vast photographic archive, they have been presenting their followers with constant publications of the best national street art and graffiti pieces.


From the North of the country to Lisbon, there is nothing new that escapes them. In the exchanges we had on Instagram, I invited the pair to give their testimony about this hobby that is common to us.


Stick with the answers.


How did your interest in photography and, more specifically, urban art photography and graffiti start?


We are unable to mark out this interest of ours in time...


As we are 2 people we will have to respond individually.


Armandina Heleno I have always been interested in the arts in general and the audiovisual in particular.


In the case of photography, my interest comes from a long time ago. I remember, ever since I have cell phones with a camera (and for some years now), photographing a little bit of everything in my daily life, including parts of my body.


I started shooting with digital cameras, initially with compact cameras, in which I just had to point the lens and press the button. I came across Gil Simão a few years ago in a completely different area of ​​urban art (covering concerts and musical events). He photographed and I wrote the reports. I must say that Gil had a determining influence for me to put the cell phone aside and start recording with a different quality and in a more conceptual way what I was doing before. It all started with the loan of a NIKON D3100, until he gave me the push to acquire the apple of my eye, the NIKON D5600.


Virgílio Santos AKA Gil Simão I've always liked the audiovisual scene, being, since I've known myself, very connected to music and performing arts from the perspective of the spectator, less participant.


I started shooting with an analog camera, then polaroid, then compact, until the Nikon D3100 came along with a 300mm telephoto lens. I felt I needed more and the next step was the NIKON D5600.


Curiosity but also my profession, as I work in the center of Lisbon, have made me portray the daily life, the way I feel, see and live the buzz of the city, on the walls, in billboards, in the streets, in architecture, in everything that jumps out at me when I look.


What machine / material do you use?


At the beginning of the second decade of the century, we used two digital compact CANON for everything that came and went, then the opportunity arose to purchase a NIKON D3100 with the traditional 18 / 55mm lens and a 300mm telephoto lens, then a wide angle and there is about two years ago a Nikon D5600 with an 18mm /140mm lens. Right now, we both have a NIKON D5600 and in the case of Gil added, as we've already mentioned. a telephoto lens and a wide angle.


Has photography already become a constant in your life (on a daily basis, on vacation, ...)?


Gil Photography is part of my daily life, it's not just in specific or festive moments like events or vacations.


Armandina I'm not as “photodependent” as Gil... I'm getting used to the fact that "living" with a machine in hand is gradually becoming entrenched.


In which countries have you photographed and which country / city has marked you by the quantity / quality of your works?


We both photographed in several countries, in Europe, America and Oceania. Cities that we fell in love: Moscow, New York, Prague, several Italian cities, such as Naples, Rome, Florence, Genoa, Milan, and, in Spain, Madrid, Bilbao, Barcelona, ​​Seville, etc.


We couldn't name one that would have marked us more than the others, as they all have reference works that go beyond street art or graffiti.


Just a curiosity, in New York we photographed Mr. Brainwash's works without knowing who he was (2009) and that, years later, he would be part of a Bansky documentary.


Is there a photographer that can serve as an inspiration / influence for your work?


It is difficult to name one, because, in reality, we do not feel that there is one or another photographer that has influenced us or is decisive in the way we photograph. But, if we analyze the question rationally, there will certainly always be references that we internalize without realizing it. For example, just last weekend we went to visit the exhibition of the German ULRIKE OTTINGER, at Fundação Oriente. It is obvious that we left there with more knowledge and with the desire to experiment with new concepts and other areas of photography.


Unconsciously, we absorb information from the spaces we pass through, visualize, feel and that lead us to reflect. They always leave reminiscences that, in some way, will be useful to us in the near future.


Do you usually photograph alone or with someone?


We both photograph alone and accompanied, although we do it more alone.


You already have the North and the Center region covered. Are you thinking of finding a collaborator for the South?


That of having the North and the Central Region covered... we would like to (laughs). We have the well-documented Lisbon Metropolitan Area and part of the Porto region, but we have much, much more to photograph. Even because this is a “never ending job”, new things are always coming up.


As for collaborations to photographically register areas of the country that we do not yet have, we have not excluded them, but we are also not doing anything to make that happen. UrbanidadesStreetArt emerged from a desire to give visibility, to show a lot that is not limited to graffiti or muralism. Our concept of urban art is much broader.


We have a huge photographic estate, which is not limited to street art or graffiti (which we prefer to call urban art), and which was substantially increased during the period of the pandemic.


But responding more specifically to the question of extending UrbanidadesStreetArt to other collaborations, this is a hypothesis that we haven't considered yet. We do this as a hobby, for personal pleasure and, as such, the real value of the page, for us, is to show what we both photograph and not the pretension of geographically covering Portugal at the level of what is done in street art / graffiti. If we visit the places where the pieces are very well, if we don't, the works will not be photographed. We always think that one day this could happen naturally on one of the tours or displacements that we will do. We accept sponsors (laughs).


What role do social media play in promoting your work? use others means to the effect? Social media is important, we don't deny it, but that's not what drives us. Gil has Olhares and I (Armandina) have nothing but social media. We reiterate that this is a hobby, a personal enjoyment. We do not aim more than cultivating this taste of ours. We are not waiting for recognition from A, B or C or for what we have photographed to appear in the magazine or on page X, Y or Z. In terms of music and other events, many of the photographs taken by Gil are used by artists. Some even use them without including the credits. In Portugal there is very little awareness of copyright, to be grateful for what someone out of “love for a sweater” was happy to convey to them. We have also already provided some photographic records of streetart / graffiti when the artist asks us to. What do you prefer? Street Art or Graffiti? Both, everything (laughs)... urban art in general. We cannot choose one over the other. One of the aspects that most motivates us at Urbanidades is wandering the streets, as we know that everywhere there is a gem ready to be photographed. Something, often subversive, anarchic, violent, alerts to a world that is hidden from the great masses and the media... A lot can be done with little. At the top of my preferences (Gil) are collages, stencils, loose sentences. A lot of DIY is done in forbidden places and at dead hours, always fleeing from the Police. There is a genre of urban art that we know less about, which, moreover, goes back to the origins of the visual arts, graffiti. We have little concept knowledge. We know how to say whether or not we like what we're looking at, but at the technical level, if we can say that, we lack a basis to assess whether it's good or not. We accept training in lettering and artist tags (laughs).


Do you prefer to photograph Wall of Fame and street pieces or abandoned places?


We are fans of beauty and “ugliness”, of museums and galleries, but also of derelict areas and buildings, of alleys where there is an odor that is not felt in photographs.


Do we like to photograph pieces inserted in the Wall of Fame? Of course yes! But we feel a special pleasure in those that appear, with more spontaneity, in the most unlikely and least known places.


What was that piece that left you dazzled?


Gil: Alice's "Enchanted Garden of Wonderland", Prime Time 3/4 am.


Armandina: I can't tell you for sure, I have several, depending on the moment. In other words, none in particular, everything we photograph in general... Often it is not the piece as a whole, but only details.


And location?


Gil: Odivelas. As I mentioned, the Enchanted Garden, late at night, is a superbly painted piece by STYLER.


Armandina: I'm not going to indicate a place, but I essentially like what comes out of the Wall of Fame, the “test tubes” where the artist paints for the pleasure of painting and pouring out what's in his soul/mind...


In Lisbon, for example, I really like the Calçada da Glória and the typical neighbourhoods, where you can photograph real treasures.


What is your top 3 Portuguese artists / writers?


It's hard to answer as we don't want to offend anyone. But no stencil, without a doubt, Filho Bastardo, for the messages, for the way he acts, for his subversive and activist side.


Other names? BORDALO II and Vhils, due to their differentiated techniques, are unique in the type of interventions / pieces they make.


STYLER is huge, a self-taught person who draws like no one else. Odeith, in the illusion of three-dimensionality... MrDheo, for his drawing, for the subliminal messages of his works. StephanArt is another name that comes to us. In terms of illustration, we really like Nuno Saraiva, the collages by Tinta Crua (which are not seen at the moment)...


It is impossible not to mention Daniela Guerreiro, who draws and paints with a chilling realism and the delicate harmony of Jacqueline de Montaigne's works. Mafalda MG has an unmistakable line that, not being a very detailed design, everything is there. I like (Armandina) textures, the features of the faces that captivate, the postures of the characters he draws, the colors...


And in a prominent place, for us, is Tamara Alves (we are unconditional fans). There is in Tamara's works, especially in the older ones, a wild side, in which the human and the non-human are on the same plane, there is no unevenness. The faces, almost always female, are incredibly beautiful. We can say that we like everything Tamara does, regardless of the context.


But there are other artists and many of them never make it to the Walls of Fame or to hire entities to paint murals.


There is no top 3, it's impossible. We have excellent street art and graffiti artists and it wouldn't be fair to put things in top terms. We refer to these names but there is more with great talent.


And from foreign artists / writers?


Although we don't know many names, in the stencil, Banksy is unavoidable.


There are two names that only recently caught our attention: the Polish Mikolaj Rejs, which we consider excellent in terms of illustration, and Rocket01. Both were at the Muro 2021 Festival and left extraordinary pieces.


But, as with the Portuguese, we don't want to name tops.


This is a hobby that demands a lot from those who practice it (time, gasoline, tolls, ...). What keeps you committed to documenting this culture?


It requires, above all, time. But it is an excellent therapy to keep us mentally and physically healthy and active.


The pleasure of photographing and broadening horizons that are not just about urban art keeps us committed. This, for us, is very reductive. We are interested in architecture, religious art, places of worship, ...


We take advantage of our travels to get to know other regions, other places, other cultures, other ways of life, of being and of being.


We are moved by the pleasure of discovering many other things. Urban art is the leitmotiv, but what keeps us committed is not just documenting this culture, there are other areas and other interests that motivate us (traveling is one of them).


What has changed in the street art / graffiti scene since you started documenting it?


We are witnessing a massification of contracted street art. It has become fashionable, there are too many festivals promoted by local authorities (and not only), where the same artists always go or see. There are situations that are beyond our understanding. We had a hard time nominating a top 3, but judging by what we've been seeing, festival promoters do it very easily.


How do you describe the current panorama of street art / graffiti in Portugal?


Urban art has become too big, flashy, commercial, expensive, popular and so on. Profitable entities, local, social, sporting and political authorities saw in this art form a showcase for their activities. They are well aware of the scope / impact of such initiatives. An example of this are the murals dedicated to Health Professionals. And here I open a parenthesis to say that the best mural dedicated to these professionals was created at zero cost, initially without media coverage, in the premises of an abandoned factory.


Street art / graffiti has been experiencing great development in Portugal in the last two years, on the one hand by COVID 19 (support for artists) and on the other by the Eleições Autárquicas (Electoralism), which contributed to the emergence of numerous murals, whether individually or collectively, as in the case of the Urban Art Festivals that proliferate nationwide.


In this massification of urban art, excellent works appear, others smaller and still others (we create another parallelism) by renowned artists who make smaller works, we assume that it is only for the monetary factor.


The number of fans of this type of photography has been increasing. Do you think it's becoming a fad? What advice would you give to someone starting out?


We think it's becoming a fad, but it's also partly a consequence of a pandemic time and the proliferation of works. The more photographs you take the more you want to photograph and the more there is to photograph. We don't have great advice to give, I think each one must make their own journey and discoveries.


What is valid for some will not be valid for others.


Do you have a story you want to share?


Gil I already had some beers and we had lunch with STYLER.


Armandina I don't remember any episode that is worth recording. Only Gil's warnings come to mind of “It's dangerous there, don't come in. Be careful... Always ask first if you can take a picture” (laughs).


What are your future plans / projects?


About projects / plans we do not dare to fantasize too much.


Since we launched ourselves in the field, we have been taking on the role of observer of some situations that we don't like and that are discussed among a restricted group, in which we found that our analysis is common to other lovers of urban art.


We are not going to explore this issue too much, as it does not seem right to us, nor do we want to go there. There are, however, situations that we do not fit in, namely being denied access to places or works, by bureaucracy, by the artists themselves and even by other people who, like us, photograph them. These “hidden”, “lost”, whatever places cause us some confusion and we are not at all in agreement with this secrecy. Urban art or street art is for everyone and for everyone. If not, in our opinion it should be.


In the exchanges of views on this subject, the arguments or reasons often presented for the non-disclosure of these sites have been “the artist asks not to disclose it” or “if they are disclosed, they are vandalized”. We all know that urban art, street art, graffiti, collages, etc. they are ephemeral. One day they will disappear due to the wear and tear of time, vandalism or to make room for other pieces... therefore, it does not seem reasonable for us to keep the places secret, unless the works are carried out in private places.


Compliments? Thanks?


During this (still) small journey of ours, we have to thank (without naming names, because they know who they are) who are always ready to help, both by showing us the places where some pieces are and by identifying the works that we publish. To these, our good is. To others... to those who withhold information, we are also grateful, as we learn who they are, what they are like and what we count on. That is, nothing.


A special thank you to you for this invitation. And congratulations on your project, which we consider unique.


I thank Armadina, Gil and everyone on that side who have contributed to the growth of this site / blog. A big thank you to everyone and a great new year.


2022 brings some surprises... Stay tuned!


110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page