top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #51 TUTTI FRUTY

Atualizado: 3 de abr.

PT

Natural da Parede, foi aos 14 anos que Tutti Fruty descobriu o Hip Hop, tendo integrado alguns projetos ligados à dança, à promoção da igualdade de género e ao combate à violência pública e privada.



Os anos passaram mas esta adepta do New Style continua a acreditar e (agora) a ensinar os valores que a conduziram ao movimento, sempre pronta a mostrar que as mulheres também fazem parte desta cultura.



Antes de mais, fala-nos um pouco sobre ti.


Nasci em 1985. Fui criada e cresci na Parede (Linha de Cascais), onde se ouvia bastante RAP tuga, crioulo e americano.


Desde miúda, tinha uma apetência natural para a dança. Entretanto, fui-me apaixonando pela cultura Hip Hop e fiz parte de algumas crews.


Mais tarde, descobri que podia aliar a profissão de explicadora de línguas ao ensino da dança hip hop a crianças e adolescentes, transmitindo, ao mesmo tempo, os valores desta cultura, como o respeito, a aceitação do outro e a união. Quando começou o teu interesse pela cultura do Hip Hop e pela dança?

O primeiro contacto com o Hip Hop foi através da compilação de RAP português, Rapública. Mais a sério, foi aos 14 anos, numa fase em que falávamos na escola sobre MCs, DJs, writers e dançarinos.


O fascínio pelos videoclips do Usher, Michael Jackson e Missy Elliot levou-me a imitar os passos de dança que via nesses vídeos. Como era fácil, divertido e não me contentava só com um subgénero de dança hip hop, escolhi o New Style para me expressar.


De onde surgiu o nome Tutti Fruty?

No 5º ano, um colega de turma e amigo começou a chamar-me Tutti Frutti, por causa de uma t-shirt que eu usava com esta designação e com o desenho de vários frutos. A alcunha "pegou" e é assim que sou tratada ainda hoje pelos meus amigos.


Entretanto, Fruty pareceu-me mais artístico e é como Tutti Fruty que me apresento em eventos de Hip Hop.


A minha filosofia é que assim como existe a expressão "todos os frutos" (tutti frutti) também o Hip Hop é um caminho para a integração.

Qual é a tua crew?


Neste momento, não tenho uma crew, mas já fiz parte dos Hip Hop Notics, das Fresh Flava e das Hip Hop de Baton. Contudo, às vezes treino e tenho alguns projetos com o b-boy Sambatronic.


Descreve o teu estilo. Porque elegeste o New Style?


New Style é um subgénero da dança hip hop que começou em 1983-1984, a par com o New School, um dos géneros de música Hip Hop. O New Style é um estilo de dança que inclui os passos base do hip hop, mas acrescenta movimentos mais recentes, que são o resultado da originalidade e da fluidez de movimentos do/a dançarino/a.


Este estilo permite-me juntar alguns passos de Old School, Uprock, Popping e Ragga àquilo que é a minha criatividade, possibilitando-me uma maior liberdade de movimentos. Onde vais buscar as tuas inspirações? És tu que crias as tuas coreografias?

Cresci numa época em que as crews treinavam na rua, por isso a minha maior inspiração é a natureza, a praia, os locais com graffiti... Além disso, também me inspiro na mensagem positiva de alguns MCs, na atitude firme do Tupac, nos vídeos de dançarinos nas redes sociais e nas coreografias dos videoclips do Justin Timberlake, Michael Jackson, Missy Elliot ou Jennifer Lopez.



Que filme / videoclip te marcou?

No que se refere à dança, o filme que me marcou foi o Honey. Mas tanto este como Mentes Perigosas são obras cinematográficas que representam aquilo que eu faço e em que acredito: educação através do Hip Hop como modo de inclusão.

O videoclip que ainda hoje me inspira é o Smooth Criminal do Michael Jackson.

Como te sentes quando danças?

A dança tem sido, acima de tudo, uma forma de aprender a aceitar os outros e de me aceitar a mim própria, com os meus defeitos e qualidades.


Tem sido um processo de autoconhecimento, onde, por um lado, reconheço as minhas limitações que me impedem de ser melhor no hip hop e, por outro lado, a dança é um mundo onde me permito estar só eu (a expressar-me) e a música. Portanto, este mundo traz-me uma certa desilusão, mas mostra-me, logo a seguir, que posso ser eu mesma, ser livre e que consigo ultrapassar as minhas dificuldades.


Quantas vezes praticas por semana? Quando tenho mais tempo livre ou algum objetivo (como um espetáculo) treino quatro a cinco vezes por semana. Com o meu trabalho diário de explicadora, só é possível treinar duas ou três vezes por semana.

Qual é o teu movimento preferido?


O running man, por ser divertido e permitir a liberdade de movimentos e de deslocação no espaço.


Já participaste nalguma competição?

Participei em duas battles da crew 12 Macacos, há vários anos.


Gosto de participar em battles só por brincadeira e pelo convívio, por isso não participo em battles de carácter competitivo. Contudo, gosto e tenho curiosidade em ver a capacidade de resposta, a nível de fluidez de movimentos, que os dançarinos têm perante o adversário.

Qual é o melhor parceiro de dança?

O melhor parceiro de dança é o b-boy Sambatronic, sem dúvida, por sermos exigentes um com o outro, mas, ao mesmo tempo, respeitarmos a essência de cada um e deixarmos que o outro brilhe.


O que toca na tua playlist?

Mantendo a coerência, na minha playlist só poderiam tocar nomes como Nas, Tupac, Missy Elliot, Naughty By Nature, EPMD, Wu-Tang, Queen Latifah, Michael Jackson e Jennifer Lopez.

Também ouço reggae, R&B e fado.

Nos últimos anos, tenho vindo a regressar ao RAP tuga e crioulo através de: Mundo Complexo, Micro, Sam the Kid, Lady N, Geny Soul, Toni Deski, Bottle, K Bilal, TWA, Klay, Johnny P, General Katana, Dido Legionnario e Splinter.


Como classificas o breaking / dança hip hop em Portugal?

O breaking está bem representado assim como a dança hip hop de um modo geral. Mas é importante ter-se em conta a necessidade de mais eventos, para que esta modalidade continue a crescer, e ter-se consciência que esta dança tem sempre a componente cultural do Hip Hop.


Qual é o teu top 3 de b-boys / b-girls portugueses(as)?

Jandira Baptista, Sambatronic e Diana Matos.

E de b-boys / b-girls estrangeiros?

Henry Link, Yu-Jin Yeo e Terry Sauls.


Que conselho darias à nova geração de b-girls / dançarinas?

O conselho que dou, à nova geração de b-girls e de dançarinas de hip hop é que, por vezes, irão sentir-se desiludidas pela falta de apoios ou de união. Mas que persistam no sonho, porque a dança recompensa-as com o auto-conhecimento e uma real sensação de liberdade e, além disso, estão a contribuir para a continuação da cultura Hip Hop.

Quais são os teus planos / projetos futuros?


São projetos ligados: à participação em videoclips de rappers, a homenagens a MCs, DJs, dançarinos e writers; a causas solidárias; e ao voluntariado.


Tens alguma história que queiras partilhar?

Quando dei aulas de hip hop a homens na prisão, a dada altura, duvidei se a dança estaria realmente a fazer a diferença na vida daqueles reclusos. Foi quando um deles me disse, de forma espontânea, que não tinha visitas nem outro objetivo que o incentivasse, a não ser à sexta-feira, dia em que podia sentir a liberdade, pelo menos através da dança, e sentir um pouco de atenção de alguém do exterior. Logo, a dança, a cultura Hip Hop ou a Arte, de um modo geral, são formas de esperança e de inclusão.

Final shout outs?


Felizmente, a cultura Hip Hop e os seus elementos têm recebido atenção, mas isso só tem sido possível graças ao trabalho de divulgação que pessoas como tu têm desenvolvido. Muito obrigada.


Obrigada a quem me tem apoiado e acreditado em mim.


Não imites ninguém. Sê tu mesmo e acredita no teu potencial. O mundo precisa de pessoas criativas e atentas ao outro e todos juntos brilhamos mais.


Fotografias / photos: Tutti Fruty

Vídeos / videos: Tutti Fruty & Samba


ENG

Born in Parede, it was at the age of 14 that Tutti Fruty discovered Hip Hop, having taken part in some projects related to dance, the promotion of gender equality and the fight against public and private violence. The years have passed but this New Style fan continues to believe and (now) teach the values ​​that led her to the movement, always ready to show that women are also part of this culture.


First of all, tell us a little about yourself.


I was born in 1985. I was raised and grew up in Parede (Cascais Line), where Tuga, Creole and American RAP was heard a lot.


From a young age, I had a natural appetite for dancing. Meanwhile, I fell in love with Hip Hop culture and joined some crews.


Later, I discovered that I could combine the profession of language tutor with the teaching of hip hop dance to children and adolescents, transmitting, at the same time, the values ​​of this culture, such as respect, acceptance of others and unity.


When did your interest in Hip Hop culture and dance begin?


The first contact with Hip Hop was through the compilation of Portuguese RAP, Rapública. More seriously, it was when I was 14, at a time when we were talking at school about MCs, DJs, writers and dancers.


The fascination with the music videos of Usher, Michael Jackson and Missy Elliot led me to imitate the dance steps I saw in these videos. As it was easy, fun and I wasn't content with just a hip hop dance sub-genre, I chose New Style to express myself.


Where did the name Tutti Fruty come from?


In the 5th grade, a classmate and friend started calling me Tutti Frutti, because of a t-shirt I wore with this designation and the design of various fruits. The nickname "got" and that's how I'm still treated today by my friends.


However, Fruty seemed more artistic to me and it is as Tutti Fruty that I perform at Hip Hop events.


My philosophy is that just as there is the expression "all fruits" (tutti frutti) so Hip Hop is a path to integration.


What is your crew?


At the moment, I don't have a crew, but I've been part of Hip Hop Notics, Fresh Flava and Hip Hop de Baton. However, I sometimes train and have some projects with the b-boy Sambatronic.


Describe your style. Why did you choose New Style?


New Style is a sub-genre of hip hop dance that started in 1983-1984, along with New School, one of the Hip Hop music genres. New Style is a dance style that includes the basic hip hop steps, but adds more recent moves, which are the result of the dancer's originality and fluidity of movements.


This style allows me to add some Old School, Uprock, Popping and Ragga steps to what is my creativity, allowing me greater freedom of movement.


Where do you get your inspirations? Are you the one who creates your choreography?


I grew up in a time when crews trained on the street, so my biggest inspiration is nature, the beach, the places with graffiti... Besides, I'm also inspired by the positive message of some MCs, Tupac's firm attitude, in the videos of dancers on social networks and in the choreographies of music videos by Justin Timberlake, Michael Jackson, Missy Elliot or Jennifer Lopez.


What movie / music video marked you?


As far as dancing is concerned, the movie that impressed me was Honey. But both this and Dangerous Minds are cinematographic works that represent what I do and believe in: education through Hip Hop as a way of inclusion.


The music video that still inspires me today is Michael Jackson's Smooth Criminal.


How do you feel when you dance?


Dance has been, above all, a way to learn to accept others and to accept myself, with my flaws and qualities. It has been a process of self-knowledge, where, on the one hand, I recognize my limitations that prevent me from being better at hip hop and, on the other hand, dance is a world where I allow myself to be just me (expressing myself) and the music. So, this world brings me a certain disappointment, but it shows me, right away, that I can be myself, be free and that I can overcome my difficulties.


How many times do you practice per week?


When I have more free time or some goal (like a show) I train four to five times a week. With my daily work as a tutor, it is only possible to train two or three times a week.


What is your favorite move?


The running man, for being fun and allowing freedom of movement and movement in space.


Have you ever participated in any competition?


I participated in two battles of the crew 12 Macacos, several years ago.


I like to participate in battles just for fun and for socializing, so I don't participate in battles of a competitive nature. However, I like and am curious to see the responsiveness, in terms of fluidity of movements, that dancers have when facing their opponent.


What is the best dance partner?


The best dance partner is the b-boy Sambatronic, without a doubt, because we are demanding with each other, but at the same time, we respect the essence of each one and let the other shine.


What's on your playlist?


Keeping the consistency, on my playlist could only play names like Nas, Tupac, Missy Elliot, Naughty By Nature, EPMD, Wu-Tang, Queen Latifah, Michael Jackson and Jennifer Lopez.


I also listen to reggae, R&B and fado.


In recent years, I have been returning to Tuga and Creole RAP through: Mundo Complexo, Micro, Sam the Kid, Lady N, Geny Soul, Toni Deski, Bottle, K Bilal, TWA, Klay, Johnny P, General Katana, Dido Legionnario and Splinter.


What is your top 3 Portuguese b-boys / b-girls? Jandira Baptista, Sambatronic and Diana Matos. What about foreign b-boys/b-girls? Henry Link, Yu-Jin Yeo and Terry Sauls. How do you rate breaking and hip hop dance in Portugal? Breaking is well represented as is hip hop dancing in general. But it is important to take into account the need for more events, so that this modality continues to grow, and to be aware that this dance always has the cultural component of Hip Hop. What advice would you give the new generation of b-girls/dancers? My advice to the new generation of b-girls and hip hop dancers is that they will sometimes feel let down by the lack of support or unity. But let them persist in the dream, because dance rewards them with self-knowledge and a real sense of freedom and, in addition, they are contributing to the continuation of Hip Hop culture. What are your future plans/projects? These are projects linked to: participation in music videos by rappers, tributes to MCs, DJs, dancers and writers; to solidary causes; and to volunteering. Do you have a story you want to share? When I taught hip-hop lessons to men in prison at one point, I doubted whether dancing was really making a difference in the lives of those inmates. That's when one of them spontaneously told me that he had no visitors or any other goal to encourage him, except on Friday, a day when he could feel freedom, at least through dancing, and feel a little attention. from someone from abroad. Therefore, dance, Hip Hop culture or Art, in general, are forms of hope and inclusion. Final shout outs? Fortunately, Hip Hop culture and its elements have received attention, but this has only been possible thanks to the outreach work that people like you have been doing. Thank you. Thank you to those who have supported me and believed in me. Don't imitate anyone. Be yourself and believe in your potential. The world needs creative and attentive people and we all shine brighter together.

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page