top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #52 PᎾNᎾ (EUA)

Atualizado: 28 de jul. de 2023

PT

O ano de 2022 começou com uma série de conquistas pessoais de que muito me orgulho: alcancei as 50 entrevistas no blog, mudei o logótipo das redes sociais, fiz o meu primeiro giveaway e este meu projeto modesto chegou aos Estados Unidos da América.


Numa passagem casual pelo Ginjal, Almada, descobri uma obra nova que chamou a minha atenção. Com uma pequena pesquisa no Instagram, cheguei ao seu autor e daí até esta entrevista foi um instante.


de / by LSA Burger


Shay McAnally AKA Pono é um artista visual que vive e trabalha em Austin, Texas.


O seu nome artístico é uma palavra havaiana que significa "Justiça". Afinal, foi naquele arquipélago que, em 2010, o artista "encontrou uma razão para fazer arte além do seu ego" e força para ultrapassar um período mais difícil por que passava na altura.



Como influências do seu trabalho (uma amálgama de símbolos, mitos e personagens) refere um antigo companheiro de casa descendente das tribos Haida e Lakota, com o qual aprendeu a técnica Haida de desenho, e o seu avô Angelo, que lhe "incutiu um grande respeito por todos aqueles que vieram antes de nós, o caminho compartilhado de vida e morte".


Tanto na arte como na vida, "Pono é um anti-herói sortudo e idiota que busca a verdade apesar das armadilhas e da natureza do mundo que habitamos atualmente".



Fiquem com a sua entrevista e com o seu trabalho incrível.


Tens um passado ligado à criação de gado. Como é que o cowboy chegou à arte?


Eu cresci a trabalhar em ranchos no oeste do Texas. A história da pecuária da minha família remonta há 100 anos.


Lembro-me de ler um livro sobre escrita de roteiros e os conselhos desse livro incluíam "escreve sobre aquilo que conheces". Apliquei essa teoria à arte e foi assim que o cowboy e a influência ocidental entraram nela.


Quando começou o teu interesse pelo graffiti / street art e quais foram as tuas influências na altura?


No que diz respeito ao graffiti e à street art, lembro-me de ver comboios a passar pelo deserto com todas aquelas letras grandes e lindas e não fazer ideia de como eram criadas. Eu ficava maravilhado.


A primeira vez que realmente dei um passo para criar algo meu nas ruas, foi em Austin, Texas, quando encontrei um colega artista que estava a pintar uma parede. Ele disse "devias ir buscar um pouco de tinta e voltar aqui e pintar uma parede também!"



Como era a cena do graffiti / street art quando começaste?


Eu não diria que estou na cena assim há tanto tempo. Conheci vários writers e artistas de rua que estão no jogo há muito mais tempo.


Quando eu entrei na cena, estava a tornar-se realmente mainstream. Toda a gente andava a pintar paredes e comboios. Parecia estar a ganhar cada vez mais força.


Como é o teu processo criativo e onde vais buscar as tuas inspirações?


O meu estilo criativo evoluiu de uma simples linha de pensamento de rabiscar e esboçar para agora começar com uma mensagem (ou uma espécie de sentimento geral) e depois abordar os meios para transmitir essa mensagem.


A inspiração vem de todos os lugares, suponho. A mitologia e os contos alegóricos são as minhas preferências.



Numa palavra, como descreves o teu estilo?


Numa palavra, eu descreveria o meu estilo como "New-Western". Essa é a melhor maneira que posso pensar para descrevê-lo.


Pintas com sketch ou freestyle?


Às vezes eu começo com um esboço em mente. Aderir a um design rigoroso parece um pouco limitador para mim, tira-me muita da alegria de criar. Quando pinto a partir de um esboço anterior, gosto de manter os detalhes abertos para interpretação e trabalhar para o design geral. Muitas vezes eu começo com um pedaço de carvão e crio várias linhas e tiro algo disso. Quando se trata de trabalhos comissionados, é quase sempre com um projeto rígido e pré-aprovado, por isso, a partir do primeiro dia deste ano, as comissões não são mais oferecidas.



O que preferes? O estúdio ou a rua?

Relativamente à preferência entre estúdio ou rua, isso depende de alguns fatores. O clima é o fator mais óbvio, embora o meu "estúdio" seja exterior e igualmente exposto aos elementos.


O meu trabalho de rua tende a ser bastante esporádico e, geralmente, não tenho um plano ou um esboço. Eu gosto de estar "no momento" quando estou a pintar. Quando se trata de trabalho em estúdio, gosto de mergulhar profundamente no processo e nos temas com os quais estou a trabalhar.


Portanto, a resposta simples é que a preferência é um pouco sazonal.


Quais são os teus lugares / cidades favoritos para pintar?


Os meus locais favoritos para pintar tendem a ser como os locais em que pintei recentemente em Lisboa e no Porto. Eu gosto de ruínas. Eu gosto de estruturas abandonadas em cenários interessantes. Numa palavra, desolados.


Não tenho nenhuma cidade em particular em que eu goste de pintar.



O que toca na tua playlist quando pintas?


A minha playlist está em todo o lado. Mais recentemente, tenho ouvido Charley Crockett, Trevor Something, a série The Rabbit Hole do YouTube, Power Glove, Lee Hazelwood, Serge Gainsbourg e She Past Away.


Tens uma opinião bastante crítica acerca das redes sociais. Quais são as ferramentas que usas para divulgar o teu trabalho?


Ahaha, como é que sabes que eu tenho uma opinião crítica sobre as redes sociais? Que intuitivo da tua parte. Bem, acho que a arte está a apegar-se cada vez mais a um mundo obcecado por mercadorias e materiais. Eu não acho que isso seja uma coisa boa. No entanto, sou a favor dos artistas estarem finalmente a ganhar dinheiro e a serem pagos pelo seu trabalho duro. Acho que a arte está nesse tipo de purgatório neste momento.


As redes sociais têm sido um grande catalisador para que o trabalho seja visto e se encontrem pessoas que se conectam com os artistas. Vejo artistas a postar diariamente (às vezes, duas vezes por dia) no Instagram e eu estou aqui a tentar arranjar uma fuga numa sanita há 3 dias. Eu simplesmente não tenho tempo para despejar nas redes sociais, o que não quer dizer que eu não seja sugado como o resto do mundo. Abri uma conta no Tik Tok e postei algumas vezes, depois apaguei. Acho que, para mim, as redes sociais são uma mega distração quando se trata de criar. Pode ser sufocante para a criatividade em geral. Acho que depende da tua relação com elas. Não há como negar o poder das redes sociais, mas acho que deves usá-las como ferramenta e limitar o tempo nesse mundo.



Quantas exposições já fizeste? Quando será a próxima?


No que se refere a exposições ou shows, acho que fiz cerca de 7 ou 8. Um show está a chegar nos EUA, no final de março. Será na The Waiting Room Gallery em Denver, Colorado, ao lado do pintor Mick Burson.


Em quantos países já pintaste?


Eu pintei apenas em 2 países fora dos EUA (Portugal e Israel). Espero viajar mais no futuro, mas isso é bastante difícil devido ao nosso ambiente atual.


O meu sonho seria encontrar alguns hectares com ruínas no interior de Portugal, para usar como base de arte, em conjunto com outros artistas que viajam e pintam.



Da tua passagem por Portugal, como avalias a cena do graffiti / street art no nosso país? A cena do graffiti em Portugal, pelo que me apercebi, parece ser próspera e vibrante. Eu sou particularmente fã das peças nas bermas da autoestrada. A arte de rua parece ser aceite como parte da cultura e da vida quotidiana. Isso é refrescante.


Qual é o teu top 3 de writers / artistas dos Estados Unidos da América?


Os meus artistas favoritos dos EUA são Ekose, Mick Burson e Anna Koak.



E quanto a writers / artistas estrangeiros?


Os meus artistas favoritos fora dos EUA são Roman Klonek, os writers de pixação do Brasil e a artist Dotsy.


Com que artista / writer gostarias de fazer um trabalho conjunto?


Essa é uma pergunta difícil para mim. Eu gostaria de trabalhar com o maior número de artistas possível!


Qual é o teu melhor trabalho? Eu consideraria o meu melhor trabalho a última peça que completei. Intitula-se "Big Tex" e foi feito usando composto comum e tinta de casa.

Quais são os teus planos / projetos futuros? Os meus planos futuros são focar-me a 100% neste próximo show em Denver. Depois disso, espero colocar o meu estúdio de gravura em funcionamento. Estou ansioso para fazer algumas linogravuras e xilogravuras. Acho esse processo bastante terapêutico. Seguindo o conselho de alguns colegas artistas, também vou me inscrever em alguns festivais de murais.



Tens alguma história que queiras partilhar?


Ok, aqui está uma pequena história que envolve pintura.


Alguns amigos e eu fomos a um spot em Portland, Oregon, perto do rio Willamette. O spot estava localizado num local de superfundo. Havia sinais por todo o lado a alertar para produtos químicos tóxicos no solo. Acho que o local costumava ser uma fábrica de creosoto. É um produto químico que era usado para tratar madeira, considerado altamente cancerígeno. As ruínas da fábrica tornaram-se uma espécie de spot secreto para pintar.


É uma boa caminhada até à antiga fábrica de creosoto e, quando chegámos lá, reparámos num grande camião que estava preso de lado na areia bem perto da água. Caminhámos até à base da fábrica de creosoto e escolhemos as nossas paredes. De repente, ouvimos aquele camião a girar os pneus, a tentar sair do buraco. Eu pinto por mais uns 10 minutos quando, de repente, vem uma voz do camião "Socorro!, Socoooorro!!!". Um tipo parecia desesperado e à beira das lágrimas. Eu fui até lá e disse "Tudo bem, vamos tirar essa coisa daqui". O camião estava enterrado até à carroçaria. Comecei a cavar à mão para criar algum espaço para os pneus pegarem e, então, todos os meus amigos se envolveram. NotCool juntou alguns pedaços gigantes de casca das árvores ao redor. Colocámos isso sob as rodas para obter alguma tração.


Eu sabia que não iríamos fazer mais nenhuma pintura até tirarmos este tipo daqui. Eu entrei na cabine para conduzir o veículo. O interior do camião era como os restos de um laboratório de metanfetamina, com pacotes de remédios para a tosse e cachimbos de vidro por toda parte. Estava o... dono... junto com os meus amigos colocados no pára-choque traseiro e a pular para cima e para baixo o mais forte que podiam enquanto eu acelerava para a frente e para trás violentamente. Então, apanhámos um pouco de tração e saímos do buraco. Saltei e deixei o motorista voltar. Agora tudo o que ele tinha que fazer era subir a colina e ir embora.


Ele olhou-me diretamente no rosto enquanto fazia a curva para subir a colina e eu juro por Deus que ele quase voltava direto para o buraco. Eu apenas gritei para ele "PARE!!! Ok, saia, deixe-me entrar". Eu coloquei o camião numa posição para evitar completamente o buraco. Finalmente, esse tipo foi-se e todos nós voltámos a pintar. Eu já estava farto naquele momento. Então, terminámos rápido e começámos a voltar. Foi quando vi a placa a dizer que a zona estava contaminada com benzeno e dioxinas. Magnífico.


Cumprimentos / agradecimentos?


Eu aprecio o que estás a fazer aqui. As tuas entrevistas são uma inspiração para todos. Espero que possamos combinar alguma coisa quando eu voltar para Portugal ou se vieres ao Texas!


Fotografias & Vídeo / Photos & Video: PᎾNᎾ


ENG

The year 2022 began with a series of personal achievements that I am very proud of: I reached 50 interviews on the blog, changed the logo on social media, made my first giveaway and this modest project of mine arrived in the United States of America. On a casual visit to Ginjal, Almada, I discovered a new work that caught my attention. With a little research on Instagram, I got to its author and from there even this interview was an instant. Shay McAnally AKA Pono is a visual artist who lives and works in Austin, Texas. His artistic name is a Hawaiian word meaning "Justice". After all, it was in that archipelago that, in 2010, the artist "found a reason to make art beyond his ego" and strength to overcome a more difficult period he was going through at the time. As influences on his work (an amalgamation of symbols, myths and characters) he mentions an old housemate descendant of the Haida and Lakota tribes, with whom he learned the Haida drawing technique, and his grandfather Angelo, who "instilled in him a great respect for all those who came before us, the shared path of life and death". In both art and life, "Pono is a dumb luck anti-hero that seeks the truth despite the traps and nature of the world we currently inhabit". Keep with his interview and amazing work.


You have a ranching past. How did the cowboy get to art?


I was raised working ranches in west Texas. My family ranching history goes back 100 years.


I remember reading a book about screenwriting and advice from that book included "write what you know". I applied that theory to art and that's how the cowboy and western influence came into it.


When did it start your interest in graffiti / street art and what were your influences at the time?


As far as graffiti and street art goes, I remember seeing trains pass through the desert with all those big beautiful letters on them and had no idea how they were created. I was in awe.


The first time I really took the step to create something of mine in the streets, was in Austin, Texas, when I ran into a fellow artist that was painting a wall. He said "you should go get some paint and come back here and paint a wall too!"

What was the graffiti / street art scene like when you started?


I wouldn't say that I've been in the scene for that long. I've met so many writers and street artists that have been in the game for a long time.


When I first entered the scene, it was really becoming mainstream. Everybody was painting walls and trains. It seemed to be gaining more and more steam.


How is your creative process and where do you get your inspirations?


My creative style has evolved from simply train of thought type of doodling and sketching into now starting with a message, or general feeling of sorts, and then tackling the means to convey that message.


Inspiration comes from everywhere I suppose. Mythology and allegorical tales are my cup of tea.

In a word, how do you describe your style?


In one word I would describe my style as "New-Western". That's the best way I can think of to describe it.

Do you paint with sketch or freestyle?


Sometimes I start with a sketch in mind. Adhering to a strict design feels a bit confining to me, it takes out much of the joy of creating. When I do paint from a previous sketch, I like to keep the details open for interpretation and work towards the overall design. Often I will start with a stick of charcoal and create several lines and pull something out of that. When it comes to commissions, that is almost always a strict, pre approved design, which is why, as of the first of this year, commissions will no longer be offered.


What do you prefer? The studio or the street?


When it comes to a studio or street preference, it depends on a few factors. Weather is the most obvious factor, although my "studio" is outside and still exposed to the elements. My street work tends to be rather sporadic and I usually don't have a plan, or a sketch. I like being in the moment when painting. When it comes to studio work, I like to dive deep into the process and themes I'm working with. So the simple answer is that the preference is somewhat seasonal.


What are your favorite spots / cities to paint?


My favorite places to paint tend to be just like the recent spots I painted in Lisbon and Porto. I like ruins. I like abandoned structures set against interesting backgrounds. I don't have any particular city I like to paint in. In one word, desolate.


What plays on your playlist when you paint?


My playlist is all over the place. Most recently I've been listening to Charley Crockett, Trevor Something, The Rabbit Hole series from youtube, Power Glove, Lee Hazelwood, Serge Gainsbourg and She Past Away.


You have a critical opinion about the social media. What are the tools that you use to promote your work?


Ahaha how did you know that I have a critical opinion of social media? How intuitive of you. Well, I think art is becoming more attached to a commodity and material obsessed world. I don't think this is a good thing. However, I am all for artists finally making some coin and getting paid for their hard work. I think art is in this kind of purgatory of sorts at the moment.


Social media has been a huge catalyst for getting work seen and finding people that connect with artists. I see artists that are posting daily, sometimes twice a day on Instagram and I'm over here trying to repair a leaky toilet for 3 days. I simply don't have time to pour over social media, and that's not to say that I don't get sucked in like everyone else. I opened a Tik Tok account and posted a few times, then deleted it. I find that for myself, social media has been a mega distraction when it comes to creating. It can be stifling to creativity in general. I suppose it depends on your relationship with it. There is no denying the power of social media, but I think you really have to use it as a tool and limit time in that world.

How many exhibitions have you done? When is the next one?


When it comes to exhibitions or shows, I think I've done about 7 or 8. A show is coming up soon in the US, in late March. That will be at The Waiting Room Gallery in Denver, Colorado, alongside painter Mick Burson.


In how many countries have you painted?


I've painted only in 2 countries outside of the US. Portugal and Israel. I hope to travel more in the future but travel is quite difficult given our current environment.


My dream would be to find a few acres with ruins in the countryside in Portugal, to use as an art base, along with other artists who travel and paint.


From your time in Portugal, how do you rate the graffiti / street art scene in our country?


The graffiti scene in Portugal, from what I've experienced appears to be thriving and vibrant. I am particularly a fan of those pieces on the clear freeway barricades. Street art seems to be accepted as part of the culture and part of everyday life. That's refreshing.


What is your top 3 writers / artists from the United States of America?


Personal favorite artists from US are Ekose, Mick Burson and Anna Koak.

What about foreign writers / artists?


Favorite artists outside of the US are Roman Klonek, pixação writers of Brazil and street artist Dotsy.


With which artist / writer would you like to do a joint work?


This is a tough question for me. I would like to work with as many artists as I possibly can!


What is your best work?


I would consider my best work to be the last piece I completed. It is titled "Big Tex" and made using joint compound and house paint.


What are your future plans / projects?


My future plans are to focus 100% on this upcoming show in Denver. After that, I hope to get my printmaking studio up and running. I've been itching to get some linocuts and woodcuts done. I find that process to be quite therapeutic. On the advice of some fellow artists, I will be applying to some mural festivals as well.


Do you have a story you would like to share?


Okay, here's a short story that involves painting.


Some homies and I went to a spot in Portland, Oregon, by the Willamette River. The spot was located at a superfund site. There were signs everywhere warning of toxic chemicals in the soil. I guess the site used to be a creosote plant. It's a chemical that was used to treat wood, found to be highly carcinogenic. The remains of the plant became a kind of secret paint spot.


It's a bit of a hike to get down to the old creosote plant, and once we got there, we noticed a big truck that was stuck sideways in sand right by the water. We walked up to the foundation of the creosote factory and picked our walls. All of a sudden we hear that truck spinning it's tires, trying to get out of the hole. I paint for about 10 minutes more, when suddenly this voice comes from the truck, "Help!, Heeeeelp!!!". This guy was sounding desperate and on the verge of tears. I walked over there and said alright dude lets get this thing out of here. This truck was buried right up to the frame. I started digging by hand to create some room for the tires to catch, then all the homies got involved. NotCool gathered some giant pieces of bark from the surrounding trees. We shoved that under the wheels to get some traction.


I knew we weren't gonna get any painting done until we got this dude outta here. I jumped in the cab to operate the vehicle. Inside the cab was like the remnants of a methamphetamine lab, with cough medicine packages and glass pipes everywhere. I had the... owner... along with my homies stand on the back bumper and jump up and down as hard as they could while I gunned it back and forth violently. Then we caught some traction and backed right out of the hole. I hopped out and let the driver get back in. Now all he had to was drive up the hill and be gone.


He looks me straight in the face as he makes the turn to go up the hill and I swear to God he almost goes right back into the hole. I just yelled at him: "STOP!!! Okay, get out, let me in." I get the truck in a position to completely avoid the hole. Finally this guy gets gone and we all go back to painting. I was over it at this point. So we finished up quick and started walking back. That's when I saw the sign saying that the dirt was contaminated with benzene and dioxins. Awesome.


Greetings / Thanks?


I appreciate what you are doing out here. Your interviews are an inspiration to everyone. Hopefully we can kick it when I make my back to Portugal or if you ever come to Texas!

161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page