top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #69 MULOG

Atualizado: 13 de jan.

PT

Mulog aka Johnny Double C é um writer e tatuador da zona de Lisboa.


Com um estilo que o próprio classifica de comics style, este entusiasta do bombing faz parte dos RFD.



Para além de ter participado em diversas jams, Mulog marcou presença na primeira edição do Stone Art, no Loures Arte Pública (LAP) e no Hall Of Fame do Casal Ventoso, entre outros.



Foi num outro evento no Casal Ventoso que o vi pintar pela primeira vez. Mais recentemente, tive o gosto de o conhecer numa jam organizada pelo Magus, na Póvoa de Santa Iria.



O writer / tatuador encerrou o ciclo de exposições da bem conhecida DEDICATED STORE LISBOA, onde revelou a sua forte adição pelo desenho e pela cultura urbana.



Fiquem com a sua entrevista.


Qual é o significado do teu tag?


Eu adorava e adoro a saga do Senhor dos Anéis, nomeadamente o Gollum. Mas como eram demasiadas letras e descabidamente nerd, acabei por inverter o nome e escrever Mulog.


Tens formação em arte?


Deram-me uma Licenciatura em Design, pois passei a maior parte do tempo a pintar, a beber copos no café ao lado da faculdade e a jogar matraquilhos. Pura vida de estudante, aproveitei bem.


Mas sou desenhador desde que me lembro. A minha família paterna tinha grandes artistas, estive rodeado de tinta desde que me lembro, sempre fui muito incentivado (as minhas prendas de Natal eram tintas, cavaletes e telas) e tive o apoio incondicional da minha mãe, que passou mal comigo mas nem por isso me fez desistir daquilo que sempre quis fazer.



Quando começou o teu interesse pelo graffiti e quais foram as tuas influências na altura?


Eu entrei no secundário na escola perto de minha casa, em Benfica. Essa escola era um dos berços do graff lisboeta na altura e eu estava rodeado de grandes nomes, como o creyz, On tsk (que, na altura, era um monstro, não havia pai para ele), Pemy, Cres, Slym, entre outros que fizeram história na cultura e, posso dizer, que fizeram de mim o que sou hoje (não diretamente mas, só de ver, aprendi muito).


Mas o começar a pintar foi mesmo ao lado do grande Fran, do Datos e do Sold, os maiores. O Fran era um writer incrível, além de um grande amigo, o Datos era um visionário, tinha umas letras fora do comum, e o Sold era destemido como na altura não se conhecia, um puro bomber.


E eu, no meio disto tudo e viciado em desenho, rapidamente comecei a taggar e a explorar a descontração das letras, até hoje.


Como era a cena no graffiti quando começaste?


O Graff na altura era diferente, competitivo mas respeitador. Éramos menos e todos se conheciam, se querias crossar alguém tinhas de fazer melhor. Hoje em dia não há pudor, crossam-te sem respeito, mesmo sem saber aquilo que estão a fazer ou quem tu és e o caminho que fizeste.


Lisboa também estava no seu auge de street bombing, estava pintada de uma ponta à outra e se não fizesses aquele spot hoje, amanhã já não estava lá, era muito competitivo.



Preferes a máquina de tatuagens ou a lata de spray?

Pergunta difícil... são dois amores mas o conceito é o mesmo; a tattoo é como o graff mas anda a passear no corpo de alguém, daí podermos chamar ‘physical graffiti’, e o graff está na parede, estático.


Mas adoro ambos os rituais, dão-me uma pica imensa, por isso não tenho preferência por nenhum, só sei não conseguia viver sem eles.

Como classificas o teu estilo?


Eu adoro desenhos animados, sempre fui movido por eles. Por isso, defino o meu estilo como ‘comics style’.


Gosto de olhar para as minhas peças e ver movimento, brilho e informação, para que quem olha para o meu graff seja obrigado a procurar cenas e descobrir coisas novas sempre que olha uma e outra vez, tipo onde está o Wally.



Quais são as tuas crews?


A minha Crew sempre foi RFD, são a minha família, os meus amigos desde puto. Passamos e vamos continuar a passar muita coisa juntos, apesar de estar praticamente sozinho a pintar.


Tinha o CROWN, o mais bravo, mas perdi-o e por ele continuo sem parar, cada vez mais ativo, pois não vou deixar que se esqueçam do que ele fez e era para esta cultura. Os outros motivam-me e apoiam-me, nunca deixaram de o fazer mesmo não pintando ou pintando de ano a ano quando eu os arranco.


Mas sempre fui e serei desta família e represento isso mesmo, o nome da família, pelos meus (Crown, Twis, Saco, Void, Okae, Sopa).


Street bombing, train bombing ou wall of fame?


Desde que seja para passar um bom momento a pintar letras a spray, vou a todas.



O que é para ti um bom dia de pinturas?


Família reunida, grelhador, jola fresca e muita risada.


Pintas com sketch ou freestyle?


Epá, já há muitos anos que não desenho letras, prefiro ir de freestyle.



O que toca na tua playlist quando pintas?


Hip hop tuga, até porque estou sempre a cantar.


Tens alguma história engraçada para contar?


Tenho muita história guardada mas a última é que fui apanhado a fazer um street bombing com a minha mulher Inês grávida de 8 meses e os polícias nem queriam acreditar. Olhavam para mim, apontavam para ela e repetiam, continuamente, que eu já não tinha idade para isto.



Como descreves o panorama atual do graffiti em Portugal? O que achas que pode melhorar?


O graff agora está dividido entre o pessoal dos comboios, do bombing, do fame e do tagging e existe uma guerra constante entre eles, quando estão todos a lutar pelo mesmo. Para mim, que cresci a fazer street bombing, fico triste por não ver coisas novas no meio da cidade todos os dias. Como para mim o graff é uma partilha, esta distância entre os que fazem isto e os que fazem aquilo gera uma disputa e um ódio entre os writers que não faz sentido, estamos todos no mesmo barco e a lutar pelo mesmo independentemente de quem faz o quê. A união faz a força e esta sub-cultura tem muita força para criar mudanças e essa mudança começa com a união e o respeito entre todos e pela cultura.


Que conselhos dás à nova geração de writers?


Pintem muito e respeitem ainda mais e façam por conhecer a história e aqueles que fizeram a cama para o panorama que conhecem hoje em dia. Tudo tem uma história e tem de se respeitar.


P.S.: tenho pena do que a parede das Amoreiras se tornou à conta disto, perderam-se peças inacreditáveis da história do graff português, como uber, exas, wize, ashen, maze, obey-dhalsim, entre outros.



Qual é o teu top 3 de writers portugueses?


CROWN, Quê, Scorn


E de writers estrangeiros?




Já levas alguns anos ligado ao graffiti. Já viste muitos writers e crews ficarem pelo caminho. O que te mantém forte na tua ligação ao movimento?


Sou viciado em desenho e o graff é o meu chá das 5, aquilo que me faz abstrair do mundo em que vivo e do stress das responsabilidades e em que posso fazer aquilo que me apetece. Hei-de ser velhinho e ainda vou fazer street e tudo aquilo que conseguir fazer. Adoro tudo o que o graff envolve e acarreta e não me consigo desligar em momento algum.


De vez em quando encontro pessoal que estudou comigo no liceu ou no secundário, perguntam-me logo se ainda pinto graffiti à espera que eu diga que não. Quando digo que sim a expressão deles muda, tipo reprovadora e desiludida, e eu respondo: "Forever young, boooyyyyyyy. Ainda me divirto à bruta!"


Qual é aquela que consideras a tua melhor obra, aquela que te deu mais luta e aquela que ainda te falta fazer?


As minhas melhores obras são, sem dúvida, o Artie e a Julie, os meu filhos. Ainda não pintei com eles (o Artie já fez o seu primeiro graff, chorei que nem um bebé) mas estou doido para poder partilhar uma parede com eles, sem sombra de dúvida.


Em termos de graff, quando vou pintar quero sempre superar-me a mim próprio. Por isso não tenho nenhuma que eu diga, efetivamente, é esta!


Aprecio mais os momentos em que estou ao lado de alguém na galhofa enquanto pintamos, isso é que me marca mesmo.



Quais são os teus planos / projetos futuros?


Continuar sem parar e dar sempre coisas novas a mim e aos outros.


Props?


À minha mãe e ao meu pai Jô, que sempre me apoiaram em tudo apesar de todas as dores de cabeça. À minha tia Dé, que sempre me amparou os golpes e me deu dinheiro para comprar as cans que, na altura, eram 700 escudos cada uma. Ao meu irmão orgulhoso. Aos meus RFD, que nunca me deixaram cair e sempre me apoiaram. E à minha mulher Inês, que tem uma paciência de anjo para aturar esta peça.


Fotografias / Photos: Mulog


ENG

Mulog aka Johnny Double C is a writer and tattoo artist from the Lisbon area. With a style that he classifies as comics style, this bombing enthusiast is part of the RFD. In addition to participating in several jams, he was present at the first edition of Stone Art, at Loures Arte Pública (LAP) and at Hall Of Fame do Casal Ventoso, among others. It was at another event at Casal Ventoso that I saw him paint for the first time. More recently, I had the pleasure of meeting him at a jam organized by Magus, in Póvoa de Santa Iria. The writer / tattoo artist closed the exhibition cycle of the well-known DEDICATED STORE LISBOA, where he revealed his strong addiction to drawing and urban culture.


What is the meaning of your tag?


I loved and love the Lord of the Rings saga, in particular Gollum. But as there were too many letters and unreasonably nerdy, I ended up reversing the name and writing Mulog.


Do you have art training?


I was given a Degree in Design, as I spent most of my time painting, drinking glasses in the cafe next to the college and playing table football. Pure student life, I enjoyed it well.


But I've been a designer for as long as I can remember. My paternal family had great artists, I have been surrounded by paint for as long as I can remember, I have always been very encouraged (my Christmas gifts were paints, easels and canvas) and I had the unconditional support of my mother, who felt sick with me but not it made me give up what I always wanted to do.


When did your interest in graffiti begin and what were your influences at the time?


I entered secondary school at the school near my home in Benfica. This school was one of the birthplaces of Lisbon graff at the time and I was surrounded by big names, like Creyz, On tsk (who, at the time, was a monster, there was no father for him), Pemy, Cres, Slym, among others who made history in the culture and, I can say, who made me what I am today (not directly, but just by watching, I learned a lot).


But starting to paint was right next to the great Fran, Datos and Sold, the biggest. Fran was an incredible writer, as well as a great friend, Datos was a visionary, he had some unusual letters, and Sold was fearless as no one knew at the time, a pure bomber.


And I, in the midst of all this and addicted to drawing, quickly began to tag and explore the relaxation of the letters, until today.


What was the graffiti scene like when you started?


Graff at the time was different, competitive but respectful. We were less and everyone knew each other, if you wanted to cross someone you had to do better. Nowadays there is no shame, they cross you without respect, even without knowing what they are doing or who you are and the path you took.


Lisbon was also at its height of street bombing, it was painted from one end to the other and if you didn't do that spot today, tomorrow it wouldn't be there, it was very competitive.


Do you prefer the tattoo machine or the spray can?


Tough question... they are two loves but the concept is the same; the tattoo is like graff but it's walking around on someone's body, so we can call it 'physical graffiti', and the graff is on the wall, static.


But I love both rituals, they give me a huge cock, so I don't have a preference for either, I just know I couldn't live without them.


How do you rate your style?


I love cartoons, I've always been moved by them. So I define my style as ‘comics style’.


I like to look at my pieces and see movement, brightness and information, so whoever looks at my graff is forced to look for scenes and discover new things every time they look over and over again, like where's Wally.


What are your crews?


My Crew has always been RFD, they are my family, my friends since I was a kid. We went through and will continue to go through a lot together, despite being practically alone painting.


I had CROWN, the bravest one, but I lost him and I continue to keep going, more and more active, because I won't let them forget what he did and was for this culture. The others motivate and support me, they never stopped doing it even if they didn't paint or paint from year to year when I rip them off. But I have always been and will always be in this family and I represent that, the family name, by mine (Crown, Twis, Saco, Void, Okae, Sopa). Street bombing, train bombing or wall of fame? As long as it's to have a good time spray-painting letters, I'll go to them all. What is a good day of paintings for you? Family together, grill, fresh jola and lots of laughter. Do you paint with sketch or freestyle? Hey, it's been many years since I've drawn letters, I prefer to go freestyle. What plays on your playlist when you paint? Hip hop tuga, because I'm always singing. Do you have a funny story to tell? I have a lot of history saved but the last one is that I was caught doing a street bombing with my wife Inês 8 months pregnant and the police couldn't believe it. They looked at me, pointed at her and kept repeating that I was too old for this.


How do you describe the current panorama of graffiti in Portugal? What do you think can improve? Graff is now divided between the train, bombing, fame and tagging people and there is a constant war between them, when they are all fighting for the same thing. For me, who grew up doing street bombing, it makes me sad that I don't see new things in the middle of the city every day. As for me graff is a sharing, this distance between those who do this and those who do that generates a dispute and a hatred between the writers that makes no sense, we are all in the same boat and fighting for the same regardless of who does the what. Unity is strength and this sub-culture has a lot of strength to create change and this change starts with unity and respect for everyone and for the culture. What advice do you give to the new generation of writers? Paint a lot and respect even more and get to know the history and those who made the bed for the landscape you know today. Everything has a story and must be respected. P.S.: I feel sorry for what the Amoreiras wall became because of this, unbelievable pieces of Portuguese graff history were lost, such as uber, exas, wize, ashen, maze, obey-dhalsim, among others. What is your top 3 of Portuguese writers? CROWN, What, Scorn And from foreign writers? Sofles, Taps&Moses, Rico79 You've been hooked on graffiti for a few years now. You've seen many writers and crews get in the way. What keeps you strong in your connection to the movement? I'm addicted to drawing and graff is my 5 o'clock tea, what makes me forget about the world I live in and the stress of responsibilities and where I can do whatever I want. I'll be old and I'll still do street and everything I can do. I love everything that graff involves and entails and I can't turn off at any time. Every now and then I meet people who studied with me in high school or high school, they ask me right away if I still paint graffiti, waiting for me to say no. When I say yes, their expressions change, sort of disapprovingly and disillusioned, and I reply, "Forever young, boooyyyyyyy. I still have a blast!"


Which one do you consider your best work, the one that gave you the most struggle and the one that you still have to do? My best works are, without a doubt, Artie and Julie, my children. I haven't painted with them yet (Artie has already done his first graff, I cried like a baby) but I'm dying to share a wall with them, without a doubt. In terms of graff, when I paint, I always want to outdo myself. That's why I don't have any that I can say, effectively, it's this one! I appreciate more the moments when I'm next to someone in the joke while we paint, that's what really marks me. What are your future plans/projects? To go on and on and to always give new things to myself and to others. Greetings / thanks? To my mother and father Jô, who always supported me in everything despite all the headaches. To my aunt Dé, who always supported my blows and gave me money to buy the cans which, at the time, were 700 escudos each. To my proud brother. To my RFD, who never let me down and always supported me. And to my wife Inês, who has the patience of an angel to put up with this guy.

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page