top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #72 JOHN VIANA (Brasil)

Atualizado: 24 de jun. de 2023

PT

No verão de 2021, rumei a Alverca do Ribatejo em busca de duas maravilhas: o salame de caramelo salgado do café Entrelinhas e a peça magnífica que decora a empena do edifício.


Este mural foi a primeira peça que fotografei do artista brasileiro John Viana.



Entretanto, já andei às voltas num abandonado da Póvoa de Santa Iria em busca do seu manifesto anti-guerra.



Com antecedentes no graffiti, o brasileiro de Belo Horizonte divide atualmente a sua atividade entre a tatuagem e a execução de murais (comerciais ou com um cunho mais pessoal).



Como noutros casos, o convite para a entrevista surgiu numa conversa do Instagram.


Depois de um pequeno interregno para férias, aqui têm a nova entrevista do blog.


E, já agora, o salame é uma delícia.


Antes de mais, fala-nos um pouco sobre ti?


Meu nome é John, tenho 29 anos, brasileiro natural de Belo Horizonte, Minas Gerais.


Meu vulgo é John. Tive outros apelidos. Entretanto, no meu primeiro trampo na rua, fiz meu nome devido a material, mais algumas vezes rolou a mesma coisa e acabou ficando.


Tens formação em arte?


Não, sou autodidata.



Quando começou o teu interesse pelo(a) graffiti e quais foram as tuas influências na altura?


Começou logo que avistei o primeiro na rua. A partir dos 6 anos, andava pelo bairro à procura de artes nos muros, para poder sentar à sua frente e tentar reproduzi-los em meu caderninho. Quando passava por algum nas linhas de trem, tentava guardar em minha memória para fazer no papel depois.


Minha maior influência foi meu irmão CHAD e minha maior referência foi um artista da minha cidade chamado GUD, um artista extremamente talentoso. Os CRAZY BOYS,

TANGE, DINO, MAGOO, VINHO, MAN, WERA, ANJO, MIB e outros vários artistas da minha cidade também contribuíram cada um com um bocado para que isso se tornasse possível e foram a minha escola. A revista 3M GRAFFITI foi a licenciatura (eheheh).


O que preferes? A lata de tinta ou a máquina de tatuagem?


Prefiro viver de arte! Mas o Graffiti balança meu coração em primeiro lugar...



Em quantos países já pintaste?


Pintei em vários estados dentro do Brasil, na Argentina, Alemanha, França e Portugal.


Quais são os teus locais / cidades favoritos para pintar?


Cada época vivenciamos uma fase, o vandal / bomb aqui em Portugal é da hora, muito pico louco, a galera representa e isso é a nossa essência e respirar ela é primordial, é muito bom. Mas hoje, com a minha condição de vida / pai / imigrante, não me aventuro tanto, daí percebo que o Brasil é um lugar da hora, tem muito muro para poder pintar tranquilo e assar uma carne com os brothers. Espero me aproximar mais da galera local, para vivenciar isto novamente aqui em Portugal.



Como é o teu processo criativo e onde vais buscar as inspirações para as tuas obras?


Trago uma reflexão sobre o amor e a valorização da família, quase sempre retratada pela imagem do meu filho, tentando levar a pureza, sinceridade e simplicidade dos nossos momentos.


Como descreves o panorama atual do graffiti e da street art em Portugal? Que diferenças encontras em relação ao Brasil?


O street art vive um ótimo mercado. Em qualquer parte do mundo, ter uma arte urbana é ser moderno e quase um luxo.


Aqui eu fico louco, tenho tinta de qualidade mas não tenho muro (eheheh).

Portugal é pequeno mas com um acesso a materiais de primeira e baratos, com muitos artistas sensacionais e onde muitos deles, em um espaço curto, estão em diversos festivais pelo país, com estrutura e reconhecimento financeiro na maior parte.


No Brasil "brigamos" para quem vai utilizar o andaime ou a escada em um evento onde ganhamos a tinta e um tapinha nas costas. Tem mudado aos poucos ... até aqui, foi precisa muita resistência para que se mantenha viva a nossa arte. Afinal, tudo isso envolve política e, por vezes, a arte é deixada de lado. Onde não temos uma segurança e saúde mínima não vai rolar tinta pra galera pintar um muro ... Mas o Graffiti foi e sempre vai ser resistência, independente de ter apoiantes ou não.


Quando se fala do Brasil é uma dimensão diferente, Portugal tem 92.212 km2 enquanto meu estado de Minas Gerais tem 586.513,993 km2, já se vê uma grande diferença. Na capital temos acesso a um material de qualidade mediana muito caro, enquanto no interior do estado, a 300 / 400km de distância, a galera paga um absurdo por um material que chega a ser improvisado para a arte de rua.


Contudo, tem muito espaço, muito muro externo onde as empresas e comércios desejam ter uma arte em suas fachadas, gerando assim muito trabalho a quem se dispõe a tal. Coisa que não se vê muito aqui, com prédios em sua maioria de pessoas idosas com uma outra conceção do que é arte.



Pintas com sketch ou freestyle?


De uns anos para cá, prefiro estar relativamente preparado com sketch.


Como tenho pintado pouco, prefiro um painel por ano do que vários corridos.


Qual é a tua lata preferida?


Montana.



O que toca na tua playlist quando pintas?


A música, como qualquer outra arte, ela tem que mexer com você, te tocar. Me balanço com tudo, ouço literalmente tudo, mas gosto mais de rap e rock.


Também pintas em tela. Já fizeste alguma exposição?


Sim, já expus no Museu de Arte da Pampulha (património cultural da humanidade), Museu Inimá de Paula, Museu de Itabirito e outras amostras coletivas.



Qual é o teu top 3 de artistas / writers portugueses?



E de artistas / writers estrangeiros?



Só três é muito pouco para ambas perguntas, mas acho que são os que mais curto.



Preferes pintar sozinho ou acompanhado?


Acompanhado.


Com que artista / writer gostarias de fazer uma obra conjunta?


Quem eu quis já pintei, que foram os artistas da minha cidade. Ali fiquei realizado.



Qual foi o trabalho que te deu mais luta?


Meu primeiro Meeting of Styles, onde havia quebrado a clavícula há poucos dias. Viajei e pintei no andaime um trampo grandão.


Muita dor envolvida neste trampo, mas era uma oportunidade sem chance de perca.


Quais são os teus planos / projetos futuros?


Continuar vivendo de arte, viajando e conhecendo novas pessoas e lugares, e explorar mais meu lado de criação ilustrativa.



Tens alguma história que queiras partilhar?


Meu primeiro graffiti / contato com o spray foi um trabalho comercial. Eu já era conhecido como "graffiteiro" só que de papel (eheheh). Daí criei uma logo / marca, pintamos (meu irmão e eu), com a tinta que sobrou pintamos o muro de um bar,

daí outro, depois o terceiro, ... Um ano só pintando bar, tomando cerveja e comendo frango.


No ano seguinte comecei a dar aula e aqui estamos, 14 anos depois.


Cumprimentos / agradecimentos?


Agradeço sempre ao meu irmão por ter sido o meu maior apoiante, ter-me dado minha primeira lata e me levar para pintar, por me dar minha primeira máquina e deixar tatuá-lo. À minha mulher por ter feito eu tomar um “Rumo”, meu filho por me dar um sentido nisso tudo. E, como diz o grande Snoop, a mim por sempre persistir.


Acho que, às vezes, a maior treta do artista são as vozes na nossa cabeça, uma voz que é você mesmo se dizendo coisas que, por vezes, só te deitam abaixo. Daí a importância de compartilhar com outros artistas, para percebermos que viver de Arte / Graffiti sempre foi e vai ser uma grande luta. A era atual da internet vende uma coisa muito ilusória e uma interpretação errada, principalmente para quem está chegando.


Fotografias e vídeo / photos and video : John Viana


ENG

In the summer of 2021, I headed to Alverca do Ribatejo in search of two wonders: the salted caramel salami from Entrelinhas café and the magnificent piece that decorates the building's gable. This mural was the first piece I photographed by Brazilian artist John Viana. In the meantime, I've already walked around an abandoned spot in Póvoa de Santa Iria in search of its anti-war manifesto. With a background in graffiti, the Brazilian from Belo Horizonte currently divides his activity between tattooing and creating murals (commercial or with a more personal nature). As in other cases, the invitation to the interview came in an instagram conversation.


After a little vacation break, here's the new blog interview. And, by the way, salami is delicious.


First of all, tell us a little about yourself? My name is John, I'm 29 years old, Brazilian born in Belo Horizonte, Minas Gerais. My alias is John. I had other nicknames. However, in my first job on the street, I made my name due to material, a few more times the same thing happened and ended up staying. Do you have art training? No, I'm self-taught. When did your interest in graffiti begin and what were your influences at the time? It started as soon as I saw the first one on the street. From the age of 6, I walked around the neighborhood looking for art on the walls, so I could sit in front of him and try to reproduce them in my notebook. When I passed one on the train lines, I tried to keep it in my memory to do it on paper later. My biggest influence was my brother CHAD and my biggest reference was an artist from my city called GUD, an extremely talented artist. THE CRAZY BOYS, TANGE, DINO, MAGOO, VINHO, MAN, WERA, ANJO, MIB and several other artists from my city also contributed a bit to make this possible and went to my school. The 3M GRAFFITI magazine was the degree (eheheh).

What do you prefer? The ink can or the tattoo machine? I prefer to live on art! But Graffiti rocks my heart first...


In how many countries have you painted? I painted in several states within Brazil, Argentina, Germany, France and Portugal. What are your favorite places/cities to paint? Every season we experience a phase, the vandal/bomb here in Portugal is of the time, a lot of crazy peak, the crowd represents and that is our essence and breathing it is paramount, it's very good. But today, with my life condition / father / immigrant, I don't venture out that much, so I realize that Brazil is a good place, there are a lot of walls to be able to paint in peace and roast meat with the brothers. I hope to get closer to the local people, to experience this again here in Portugal.

What is your creative process like and where do you get inspiration for your works? I bring a reflection on the love and appreciation of the family, almost always portrayed by the image of my son, trying to bring the purity, sincerity and simplicity of our moments.


How do you describe the current panorama of graffiti and street art in Portugal? What differences do you find in relation to Brazil? Street art lives a great market. In any part of the world, having urban art is being modern and almost a luxury. Here I go crazy, I have quality paint but I don't have a wall (eheheh). Portugal is small but with access to first class and cheap materials, with many sensational artists and where many of them, in a short space, are in several festivals around the country, with structure and financial recognition for the most part. In Brazil we "fight" for who will use the scaffolding or the ladder in an event where we win the paint and a pat on the back. It has changed little by little... until now, it took a lot of resistance to keep our art alive. After all, all this involves politics and sometimes art is left out. Where we don't have minimal safety and health, there won't be paint for people to paint a wall... But Graffiti was and always will be resistance, regardless of having supporters or not. When talking about Brazil it is a different dimension, Portugal has 92,212 km2 while my state of Minas Gerais has 586,513,993 km2, you can already see a big difference. In the capital we have access to very expensive medium quality material, while in the interior of the state, 300 / 400 km away, people pay an absurd amount for material that is even improvised for street art. However, it has a lot of space, a lot of external wall where companies and businesses want to have art on their facades, thus generating a lot of work for those who are willing to do so. Something you don't see much here, with buildings mostly made up of elderly people with a different conception of what art is.


Do you paint with sketch or freestyle? For a few years now, I prefer to be relatively prepared with sketching. As I have painted little, I prefer one panel per year than several rows. What is your favorite can? Montana. What plays on your playlist when you paint? Music, like any other art, has to move you, touch you. I rock with everything, I listen to literally everything, but I like rap and rock better. Also paints on canvas. Have you ever had an exhibition? Yes, I have already exhibited at the Pampulha Art Museum (cultural heritage of humanity), Inimá de Paula Museum, Itabirito Museum and other collective samples.


What is your top 3 of Portuguese artists / writers? Odeith, Vile, Pedro Podre. What about foreign artists / writers? Daim, MadC, Belin. Only three is too little for both questions, but I think they are the ones I like the most. Do you prefer to paint alone or with others? Accompanied. Which artist / writer would you like to do a joint work with? Who I wanted I already painted, which were the artists of my city. There I was fulfilled.


What was the job that gave you the most struggle?


My first Meeting of Styles, where I had broken my collarbone a few days ago. I traveled and painted a big job on the scaffold.


A lot of pain involved in this job, but it was an opportunity not to be missed.


What are your future plans / projects?


Continuing to make a living from art, traveling and meeting new people and places, and exploring my side of illustrative creation more.


Do you have a story you want to share?


My first graffiti / spray contact was a commercial job. I was already known as a "graffitist" only on paper (eheheh). Then I created a logo / brand, we painted it (my brother and I), with the leftover paint we painted the wall of a bar, then another, then the third... A year just painting bars, drinking beer and eating chicken.


The following year I started teaching and here we are, 14 years later.


Greetings / Thanks?


I always thank my brother for being my biggest supporter, for giving me my first can and taking me to paint, for giving me my first machine and letting me tattoo him. To my wife for making me take a “Way”, my son for giving me meaning in all of this. And, as the great Snoop says, to me for always persisting.


I think sometimes the artist's biggest bullshit is the voices in our head, a voice that is yourself saying things that sometimes only bring you down. Hence the importance of sharing with other artists, for us to realize that living from Art / Graffiti has always been and will be a great struggle. The current age of the internet sells something very illusory and misinterpreted, especially for newcomers.

123 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Invitado
06 sept
Obtuvo 5 de 5 estrellas.

🔥🔥🥋🥋💪💪

Me gusta
bottom of page