top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #75 BUGSTER

Atualizado: 18 de jul. de 2023

PT

Já levo alguns anos a fotografar abandonados e a diversidade de peças de graffiti que neles encontro.


Nalgumas obras identifico de imediato o writer enquanto que outras ficam meses ou anos no disco do computador a aguardar pela confirmação da sua autoria.



Tirando um lettering que descobri numa antiga fábrica do Seixal e um mural relativo ao 25 de Abril num muro da corticeira Mundet, pouco ou nada sabia acerca de Bugster ou da influência que o seu trabalho teve para alguns writers da grande Lisboa.


Natural do município de Vila Franca de Xira, Bugster é fanático pelas letras, tanto na vertente do graffiti como dos trabalhos comissionados que assina como D'outros Tipos.



Influenciado pelas artes plásticas, pelo design e pela tipografia, apresenta um estilo diversificado e muito clean, com letterings bem delineados e grande harmonia na escolha dos fundos e conjugação das cores.


A música é outra das suas paixões, tendo trabalho feito como MC e executado o artwork dos cds de alguns grupos de hip hop nacionais.



Depois de o ter conhecido numa das jams de Magus, cruzámo-nos durante as férias de Verão, quando o encontrei a pintar na 8ª Edição do Festival das Cores, em Santo André.


Depois de algumas conversas no Instagram, foi num instante que chegamos a esta entrevista. Fiquem, então, com a nº 75.


Qual é o significado do teu tag?

Quando comecei, havia um jogo da Sega Saturn chamado BUG. Tinha um logótipo engraçado e eu copiei-o só porque sim. O Rak viu e acrescentou o STER, porque era mais fixe.

Tens formação em arte?

Tirei uma licenciatura em Design de Comunicação.

Quando começou o teu interesse pelo graffiti e quais foram as tuas influências na altura?

Cresci a ver coisas escritas nas paredes. Antes de pintar, fui influenciado pela cultura POP dos anos 90 e depois por todos os writers com que me cruzei, especialmente os estrangeiros que via nas revistas.

Como era a cena no graffiti quando começaste?

Era altamente. Ninguém era bom, mas havia muita pica.

No lettering, estás a trabalhar na definição de um estilo próprio ou nunca vais parar de experimentar?

Não sei, mas acho que estou a chegar a uma cena mais minha.

Tenho de pintar mais vezes. Como Bugster ou D’outros tipos, o teu gosto vira-se para as letras e para a tipografia. Já pensaste apostar no desenho de personagens, para além dos apontamentos que podem ser encontrados em algumas das tuas peças?

Percebi que a cultura do sampling é algo que me alimenta. Gosto de incorporar e transformar matéria-prima e acho que esta "cena mais minha", que falei acima e que é baseada em retalhos e fragmentos, me está a levar nessa direção. É uma abordagem mais próxima da arte contemporânea que mistura Design, Graffiti, Tipografia e Desenho.

Também tens trabalho feito como MC. Pretendes continuar a explorar essa vertente no futuro?

Para já, não.

O que puxa por ti hoje em dia? Street bombing, train bombing ou wall of fame?

Sempre pintei legal e o que me motiva é a necessidade de fazê-lo. Pintar no espaço público é uma sensação de liberdade indescritível – o lugar que pintaste transforma-se e passa a ser teu – é como teres um outdoor com a tua cara no Marquês.

O que é para ti um bom dia de pinturas?

Um dia em que consegui estar concentrado no meu trabalho. Pintas com sketch ou freestyle?

Sempre com plano.

O que toca na tua playlist quando pintas?

Não ouço música quando pinto, mas gosto quando alguém mete beats. Tens alguma história engraçada para contar?

Uma vez, arrebentei um marcador na cara do Acer.


Como descreves o panorama atual do graffiti em Portugal? O que achas que pode melhorar?

Conheço pouco. Gosto do trabalho dos Thunders e do Virus. Qual é o teu top 3 de writers portugueses?

E de writers estrangeiros?

Com que writer / artista gostarias de fazer uma peça conjunta?

Jackson Pollock


Em tantos anos ligado ao graffiti, já viste muitos writers e crews ficarem pelo caminho. O que te mantém forte na tua ligação ao movimento?

Eu gosto mesmo de pintar. É uma coisa que faz parte de mim. Não tanto o movimento graffiti, mas o ato de pintar em si. Gosto de estar com outros writers, mas acontece-me pouco.


Sei que o graffiti enquanto estética está-se a transformar e eu estou a tentar abraçar essa transformação. No fundo, acho que o segredo para continuar é nunca dizer que desisti. Qual é aquela que consideras a tua melhor obra, aquela que te deu mais luta e aquela que ainda te falta fazer?

A minha melhor obra ainda está no meu computador. É essa que me falta fazer.

Quais são os teus planos / projetos futuros?

Evoluir, primeiro como pessoa e depois como criativo. Props?


Da Chic Thief, pelo trabalho a documentar a cultura, e todas as pessoas boas do mundo.


Fotografias / Photos: Bugster & Da Chic Thief

Vídeo / video: Bugster


ENG

I've been photographing abandoned buildings for a few years now and the diversity of graffiti pieces I find in them. In some works I immediately identify the writer while others remain months or years on the computer disk waiting for confirmation of their authorship. Apart from a lettering that I discovered in an old factory in Seixal and a mural relating to the 25th of April on a wall in Mundet cork factory, I knew little or nothing about Bugster or the influence that his work had on some writers in greater Lisbon. Born in the municipality of Vila Franca de Xira, Bugster is fanatical about literature, both in terms of graffiti and the commissioned works he signs as D'outros Tipos. Influenced by the visual arts, design and typography, it has a diverse and very clean style, with well-defined lettering and great harmony in the choice of backgrounds and in the combination of colors. Music is another of his passions, having worked as an MC and executed the artwork for cds by some national hip hop groups. After meeting him at one of Magus' jams, we ran into each other during the summer holidays, when I found him painting at the 8th Edition of the Festival das Cores, in Santo André. After some conversations on Instagram, it was in an instant that we arrived at this interview. Stay, then, with nº 75.


What is the meaning of your tag? When I started, there was a Sega Saturn game called BUG. It had a funny logo and I copied it just for the hell of it. Rak saw it and added STER because it was cooler. Do you have art training? I took a degree in Communication Design. When did your interest in graffiti start and what were your influences at the time? I grew up seeing things written on the walls. Before painting, I was influenced by the pop culture of the 90s and then by all the writers I came across, especially the foreigners I saw in magazines. What was the graffiti scene like when you started? It was highly. Nobody was good, but there was a lot of pica. In lettering, are you working on defining your own style or will you never stop experimenting? I don't know, but I think I'm getting to a scene that's more mine. I have to paint more often. Like Bugster or D'outros tipos, your taste turns to letters and typography. Have you ever thought about betting on character design, in addition to the notes that can be found in some of your pieces? I realized that the culture of sampling is something that feeds me. I like to incorporate and transform raw material and I think that this "most mine scene", which I mentioned above and which is based on patchwork and fragments, is taking me in that direction. It is a closer approach to contemporary art that mixes Design, Graffiti, Typography and Drawing. You also have work done as an MC. Do you intend to continue exploring this aspect in the future? Not for now.

What draws you today? Street bombing, train bombing or wall of fame? I've always painted nice and what motivates me is the need to do it. Painting in public space is an indescribable feeling of freedom – the place you painted transforms and becomes yours – it's like having a billboard with your face on the Marquês.


What is a good painting day for you? A day when I managed to concentrate on my work. Do you paint with sketch or freestyle? Always with plan. What plays on your playlist when you paint? I don't listen to music when I paint, but I like it when someone puts on beats. Do you have any funny stories to tell? I once smashed a marker in Acer's face. How would you describe the current scenario of graffiti in Portugal? What do you think can improve? I know little. I like the work of Thunders and Virus. What is your top 3 of Portuguese writers?

EXAS, Virus, Chure What about foreign writers?

Meats, Serik, Never Which writer / artist would you like to do a joint piece with? Jackson Pollock


In so many years connected to graffiti, you've seen many writers and crews fall by the wayside. What keeps you strong in your connection to the movement? I really like to paint. It is something that is part of me. Not so much the graffiti movement, but the act of painting itself. I like being with other writers, but it happens to me very little. I know that graffiti as an aesthetic is changing and I'm trying to embrace that transformation. Deep down, I think the secret to keep going is never to say that I gave up. What is the one that you consider your best work, the one that gave you the most struggle and the one that you still have to do? My best work is still on my computer. This is what I need to do. What are your future plans/projects? Evolve, first as a person and then as a creative. Greetings / thanks? To Chic Thief, for your work documenting the culture, and to all the good people in the world.

356 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page