top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #86 PREGOS SHP (Brasil)

Atualizado: 13 de jan.

Esta era uma entrevista muito aguardada por mim.


Já por aqui passaram alguns nomes consagrados e emergentes do graffiti, da street art, do stencil, das belas artes e do paste-up. Faltava-me um representante da pixação, um dos estilos artísticos mais conhecidos do Brasil.



Black Sheep ou Shp é um pixador natural da Praia, região litoral do Estado de São Paulo e a sua ligação ao movimento teve início nos anos 2000.


Depois da sua entrada para a crew PREGOS, em 2005, passou a fazer parte d'Os Piores de São Paulo (uma das grifes pioneiras do pixo).



A residir na tuga desde 2016, não tem parado de deixar a sua marca pela grande Lisboa.


Dotado de uma energia inesgotável, o pixador já foi responsável pela organização de diversos eventos, nos quais alia o pixo a outras manifestações culturais e artísticas.



Obrigado pela entrevista e parabéns, Black Sheep.


Estamos juntos!


Qual o significado do teu tag?


Meu tag é SHP (Sheep), vem de Black Sheep. E, na verdade, todo o mundo me chama de PREGOS, mas PREGOS é a minha crew. Ou seja, lá nós chamamos a minha marca ou o meu pixo. A minha crew é PREGOS, não sou eu o fundador (eu entrei em 2005) e PREGOS foi fundado em 96, pelo KUKA.


Quando começou o teu interesse pela pixação e quais foram as tuas influências na altura?


Quando eu comecei a fazer umas pixação, eu comecei a reparar sobre os pixos regionais da minha cidade mesmo em específico. Ou seja, eu sou da Praia (da Baixada Santista) que é a região litorânea do Estado de São Paulo. Ou seja, eu sou do Estado de São Paulo mas eu não sou da cidade de São Paulo em específico, que é onde o pixo nasceu. Então, a gente fazia pixação, que é um estilo de pixação bem regional. Por isso que é abreviado, SHP.


Então, os pixos que tinha na época era PRC, MTLD, que é tipo tudo abreviação, tinha essa característica de abreviar os nome, justamente para fazer mais rápido. E PREGOS era o único que não abreviava, era o único que fazia a letra toda e era o primeiro a fazer, era o mais encardido. O KUKA, esse cara, era o pior mesmo e foi com ele que eu me juntei.



Como era a cena no pixação quando começaste?


A pixação era muito territorial, como eu estava comentando, então tinha diferenças entre as cidades da Baixada Santista. São Vicente tinha um estilo de pixação, Santos tinha um outro estilo de pixação, Praia Grande tinha um outro estilo de pixação e é tudo cidades vizinhas, assim muito ao lado uma da outra. É como se fosse Barreiro, Seixal e Montijo, sabe? Enfim, mas eram diferentes. Na minha cidade a molecada gostava muito de festa. Sei lá, molecada que fazia pixo ia muito para as festa e era uma cena assim. Já em Santos era diferente, era uma cena de gangue, como tem vários canais (tem sete canais em Santos) então era separado por canais. Os caras do canal 1 tinham treta (briga) com os caras do canal 3 que tinham treta com os do canal 6 e assim por diante. Já na Praia Grande os cara eram mais avançados na questão da pixação, já era um estilo mais Paulista mesmo, mais de São Paulo, porque recebe muito turista de São Paulo, pessoas que vão de férias, né, para a praia. Então, na Praia Grande, gostavam de abreviar 3/4 letras no máximo, tinha essa questão que era semelhante da de São Vicente, mas a diferença é que já escalavam prédios, já faziam janelas, já coroavam o prédio todo, já faziam o topo inteiro, a caixa de água, tudo, porque já sofriam influências dos Paulistanos, a galera de São Paulo.


Quais são as tuas crews?


A minha crew é PREGOS. Entretanto, agora recentemente, eu entrei para a equipe BLUBLA que é uma crew de graffiti aqui de Portugal. Nasceu no Algarve, mas tem pessoal espalhado por Portugal inteiro, né, no Porto também. E eu entrei porque PREGOS é a minha crew de pixo mas quem me ensina graffiti especificamente é essa rapaziada do BLUBLA que eu encontro sempre, né. A rapaziada está sempre vindo para Lisboa e quando os cara chega é daquele jeito, é esses manos que me ensinam graffiti mesmo, a pintar. Não só a questão de técnicas, mais conceptuais, histórias, quem é quem na cena, as equipes, como foi, como é que foram se desdobrando. A história do graff da tuga, o que eu sei mesmo é graças à rapaziada do BLUBLA. Então, a minha crew de pixo é PREGOS e de graffiti é BLUBLA.


Tem as questões da grife, né. Grife é a junção de várias crews, que é uma cena da pixação lá do Brasil. Então, as minhas grifes são Os Piores de São Paulo e a que nós inventámos recentemente, quando nos juntámos com os BLUBLA, foi Os Filhos da Purga, que, na verdade, é um coletivo artístico, é uma grife mas ao mesmo tempo não é. É uma mistura, porque é uma coisa que nós estamos inventando agora e é meio novo.



Em quantos países já pintaste?


Em 2010/2011 eu trabalhei num navio de cruzeiro. Então, eu fui para vários países. Eu não sapequei, porque eu não morei nesses países, eu só passei. Já passei na Argentina, no Uruguai, na costa brasileira quase toda... já pintei também no Tenerife, na Espanha, na França, no Mónaco, na Itália, na Croácia, na Grécia... Em Londres também, na Alemanha. É isso aí, por enquanto. E quero sapecar mais, se Deus quiser.


Como descreves o panorama atual do graffiti em Portugal? Quais as principais diferenças que encontras relativamente ao Brasil?


Então, no Brasil tem muita mais pessoas, né, então o movimento é muito mais ativo, pelo menos em São Paulo tem muito mais pessoas se manifestando. Entretanto, o que eu vejo na prática mesmo, na real assim, a rapaziada em Portugal tem muito mais nível técnico do que lá, né. Tipo, se for para fazer uma estimativa assim, aqui os tuga mandam muito bem mesmo comparado à rapaziada lá, né. Claro que lá tem a pixação, que tipo a massa maioritariamente faz pixação, então os grafiteiros são a minoria mas tem caras que são foda, mas não são a maioria. Se você lá pegar cem caras que fazem graffiti, foda foda mesmo tu vai ter um ou dois (muito foda, tipo alto nível). Aqui tem muito mais cara alto nível e se pegar a molecada que está começando, tipo um mano com 19/20 anos, tem mais nível que os marmanjos da minha idade (30 e poucos). Entende? Porque tem mais a sério, são várias questões, não só a questão do material. Mas porque também aqui a galera faz graffiti e street art, tem uma outra pegada que lá no Brasil a questão da pixação faz com que nós limitamos aquilo a uma cor, a fazer sempre a mesma letra. No Brasil, nós temos mais atitude, né, somos mais agressivos mas também a gente sabe menos. Essa é que é a real.



Quais são os teus spots / cidades preferidos?


Será que é aqui da tuga ou do Mundo? Aqui na tuga eu gosto muito de Lisboa, lógico, por isso é que eu vivo em Lisboa e eu gosto também muito do Barreiro porque o Barreiro é tipo a quebrada. No Barreiro é tipo mais Brasil assim, me sinto bem lá no Barreiro também.


E no mundo assim eu gostei bastante de Berlim por causa das pintura, lá os moleque é muito agressivo. Mas São Paulo também é da hora, mas não para morar, lá seria mais para se divertir. Porque imagina morar em Berlim, que depressão que deve ser velho, meio triste. Não sei, é meio frio. Mas, em compensação, em questão de pintura a rapaziada lá não tem para ninguém.


Mas eu também curti bastante de Madrid, porque em Madrid eu encontrei os meus aliados, os meus aliados me deixaram bem à vontade.


Mas, por exemplo, sozinho assim num rolê, eu fiquei de cara com Barcelona, Barcelona é encantadora. Mas eu também não conheci muito grafiteiro, então não conheci a cena lá.


Mas Marselha agora é minha city favorita hehehe.


Street bombing, train bombing ou wall of fame?


Porra, os três são complementares, né? Na verdade, os três é muito da hora.


Eu gosto muito de street bombing, é o que eu mais faço, eu sapeco muito na rua. Mas eu gosto de train também. Mas antes eu não gostava muito, porque é diferente. Por exemplo, na rua eu gosto de fazer prédio. Então, é 5 minutos para poder entrar no prédio e eu passo várias horas (3/4/5 horas) sem ninguém me ver. Já no train bombing é diferente porque, no train, você passa 3/4 horas lá olhando e esperando para pintar em 5 ou 10 minutos, é foda. Então, quando eu tive acesso para pintar com as equipas de pintura, os monstrão, fiquei meio assim "não sei se eu gosto muito de trains". Mas agora, mais sábio e mais experiente, eu percebo que o train é outro tipo de modalidade, é uma porrada de adrenalina que eu não sinto no street bombing, porque eu estou sempre muito calmo na rua. Já no train você é obrigado a dar aquela descarga, aquela porrada em 10 minutos. Então, é muito legal mas não é o meu predileto.


E o meu sonho, o que eu venho batalhando aí e chamando a galera, é fazer os muros da fama. Então, caralho velho, isso é tipo o ABCD do bagulho. O que mais gosto mesmo é de pintar na madrugada, mas o que gostaria de fazer mais era fazer mais fames.



Encontras sempre uma parede para mais uma jam. Quando vai ser a próxima?


Boa pergunta, cara. Tem umas paredes ali no meu bairro... tem uma que é monstruosa, linda e que está autorizada. Como essa já está autorizada mesmo, está tudo direitinho, eu queria fazer uma festinha com mais estrutura. O legal mesmo era explorar mais nas temporadas mais frias. Porque nas temporadas muito quente é foda pintar ali.


Ando trabalhando bastante em projetos. Fizemos uma jam em São Paulo, em Novembro do ano passado, e agora esse ano estamos trabalhando bastante na cooperativa que nós criámos (Filhos da Purga CRL) e também num clube abandonado perto de casa, nós estamos criando um centro de estudos alternativos, está acontecendo, a cena está se realizando e dia 1 de abril vamos fazer a primeira festinha, no clubinho e tal, dando continuidade nessas jams e fames que estávamos fazendo no passado.


Fizeste recentemente uns altos relevos com espuma expansiva. Tens testado outros materiais e técnicas?


Sim, andei testando umas cenas com ferro, umas esculturas, umas instalações, mas não dei continuidade porque falta lugar para poder produzir. Mas estou trabalhando num lugar para poder produzir essas instalações que eu pretendo fazer.


E a espuma foi um teste, uma coisa que eu gostaria de fazer e me deu muito trabalho. Mas também me falta mais ferramentas e local mesmo para poder produzir cenas grandes, em larga escala.



Também pintas em tela. Já fizeste alguma exposição?


Cara, eu pinto tela desde pequenino. A minha mãe é professora de pintura. Tenho umas pinturas aí de 96/98. Mas quando ela dava aulas para as velhas lá, eu não queria saber daquilo, eu queria era saber de rua. Quando eu fui para a rua, a rua é uma puta telona grande, é infinita. Mas aí, eu fui trabalhar em navio e eu era motoqueiro, trabalhava de motoca, aquilo não tinha nem GPS, era tipo profissão mesmo, tu tinha que estudar para ser motoqueiro. Eu fazia esse trajeto Santos-São Paulo e eu gostava muito de pintar na rua, fazer pixação. Mas quando eu fui trabalhar em navios de cruzeiro, eu tive um estalo e resolvi estudar Artes e eu tive acesso a essas técnicas de pintura e eu fiz uma licenciatura em Artes Visuais. Só que licenciatura lá no Brasil é pedagogia em Artes Visuais, então eu sou licenciado em dar aulas de Artes, então eu manjo umas técnicas de pintura.


Eu nunca fiz uma exposição. Bom, na verdade, eu percebi que o que eu quero fazer, onde eu quero chegar, é mais voltado para uma ação cultural, na questão de fazer festas na rua, criar um centro de estudos alternativos, trabalhar com os adolescentes, o hip hop como ferramenta pedagógica e tal. Eu percebi que para fazer isso, para atingir esse nível, eu tenho que ser polivalente, saber um pouco de tudo e, inclusive, me afirmar como artista. Se a minha arte é a pixação, tenho que me afirmar como um artista pixador e para isso acontecer, também, eu tenho de fazer exposições. Mas é um processo de amadurecimento mesmo, porque eu ando pintando umas telas mas não é aquilo que falam "nossa, que incrível", mas, ao mesmo tempo, alguma coisa já está acontecendo. Mas, enfim, eu vejo que tem muita coisa para ser explorada, mas ainda não é o momento.


O que toca na tua playlist quando pintas?


Um forró pesado. O forró é o seguinte, é a trilha sonora. Gosto muito de forró porque eu fico pensando nos momentos bons que eu já vivi e nos momentos bons que eu ainda vou viver. Forró é vida.


E tem aquela parada, né. Tem vários tipos de forró, eu gosto mesmo do forró mais pesado, que me dá uma energia. Então, eu gosto mesmo.


Mas eu também gosto muito de reggae music. E eu gosto muito de forró com reggae, que é o forreggae.



Qual é o teu top 3 de writers portugueses?


Essa pergunta é difícil, né, depende do ponto de vista. Por exemplo, essa questão de atividade, de puxar o bonde, de estar sempre pintando, de viver da tinta, eu acho a pegada do SEG da hora, por mais que ele não faça muito na street, que é o bagulho que eu mais gosto. Mas em compensação, ele vive muito essa pegada do train, né, e a equipe dele, essa questão de querer manter o bagulho meio old school, eu acho maneiro. Eu passei a entender através dele e também a respeitar e também tendo em vista essa questão que tem o graffiti e o street bombing, mas o que a galera busca bastante é os trains, né, o que é mais valioso, aquela coisa bem old school.


Tem um cara que é monstrão, que é o HEL. Esse cara é de Algés. Esse maluco é monstrão porque ele trabalha em barco, embarcado. Então, o maluco sapeca o mundo inteiro. Enfim, eu nunca vi o livro dele, porque ele ainda não lançou, mas eu já vi algumas imagens na mão dele. As histórias, principalmente as histórias, é vibrante, o maluco viajou o mundo todo mesmo, até hoje. E, de vez em quando, ele vive soltando uns comboio, uns metrô, um bagulho que é bem importante, porque só sabe disso quem conhece pessoalmente, porque isso faz parte da cultura old school.


Mas quem quebra todos os paradigma e gosta de street bomb e o que eu mais gosto na tuga é o SEN, não é. Uma coisa impressionante, não tem para ninguém. O cara é um absurdo, o maluco estoura tudo. Por onde passa, é devastação. É o estilo de graffiti aqui em Portugal que eu mais curto.


E de writers estrangeiros?


Eu vou falar sobre os 3 do Brasil, é o que eu mais sei, né.


O tipo que faz de tudo e com que eu me identifiquei bastante, que faz também parte dos Piores de São Paulo é o GOMA. Ele não é de São Paulo, é de Belo Horizonte. O cara é tipo um fenómeno, é um cara que faz de tudo. Faz o movimento acontecer de norte a sul do país, não só no Estado dele. Tendo em vista que no Estado dele o cara sofreu uma perseguição política, ele foi preso algumas vezes e não pinta mais o nome dele, faz o nome em japonês, faz mais grapixo (que já tem uma outra aceitação perante os olhos da sociedade). E o facto dele ter uma loja de tinta, uma marca de roupa, então o cara vende para o Brasil todo e faz sopa de letras no Brasil inteiro, tem conexão com a geral, todo o mundo conhece o trabalho do cara. Agora como ele não faz mais o GOMA BH, ele foi obrigado a explorar outras técnicas, outras cenas, tipo outras técnicas mesmo difícil na cena vandal que eu não vou explicar muito, porque eu vou acabar delatando ele, mas o GOMA é foda.


Também tem em São Paulo o cara da escada, o TENT. Conheci ele recentemente, quando fui para São Paulo, e esse daí é mesmo fanático pelo pixo, como se estivesse fazendo uma modalidade dentro do pixo, que é a cena da escada gigante, mesmo muito grande (10/12 metros de escada) e junto com os irmãos, são dois irmãos. Os caras fizeram uma junção muito significativa na cidade de São Paulo. A cidade é gigante, tu anda a cidade inteira e tu vê umas coisas muito difícil de se fazer assim feitas pelos caras. É impressionante, de se tirar o chapéu pela determinação.


E tem o SURRA também, o Ruda, que faz o pixo SURRA, que é um cara do grapixo. Realmente, o estudo dele e o que ele representa na cena do grapixo em São Paulo, o que ele faz, é uma pessoa muito dedicada ao grapixo, essa prática que é a mistura do pixo com o graffiti, luz, sombra, contorno. Então, ele desenvolveu um contorno, um traço muito preciso, é perfeito o traço do cara. Tu fala "mano, esse cara é louco", mas é real mesmo, ele vive essa loucura dele e a tinta é milimetricamente calculada, o tanto que ele vai usar para cada peça. Quando me falavam dele, eu não entendia, até que eu conheci ele pessoalmente e o cara é mesmo muito fanático, ele adora mesmo isso.


Então, são três pessoas que, com certeza, é importante de conhecer assim o trabalho, porque representam muito na cena do Brasil.



Com quem gostas de pintar?


Eu gosto de pintar muito com o SEN, com a rapaziada do BLUBLA. Eu me identifico bastante com o estilo de pintura de chegar todo o mundo, cada um fazendo uma coisa e sem regras. Não tem essa muito de ficar chateado um com o outro. Um soma no trampo do outro e quando erra, erra junto e quando acerta, acerta junto também.


Mas também gosto muito de uma coisa bem pensada, com muita técnica, com mais calma. Tendo em vista isso daí, eu gosto de pintar bastante com os WRS, com o SHON, o SHON é bem calmo pintando. E faz de tudo, desde muralismo ao vandal, à tag, até de corda, acho que foi o primeiro a descer de corda na tuga.


Falando assim de tranquilidade, o KOMA dos WRS manda muito. Comboio assim, não tem para ninguém. Quando eu vou pintar com o KOMA é como se eu estivesse pintando um muro autorizado, tá ligado, é muito tranquilo e é da hora.


E eu também gosto de pintar com os CRACK KIDS, né, que é a cena do mural e depois que eu conheci o HIUM eu comecei a pintar umas parada muito mais significativa. Foi quando eu comecei a ganhar mais força mesmo.


E é isso, poder ter mesmo a rapaziada junta e aquela atração e chegar com postura de homem, postura séria, combinar e chegar no horário certo e marcar tudo direitinho, quando dá ok, quando não dá também, ser claro, jogar limpo e falar real.


Com que writer gostarias de fazer uma peça conjunta?


Pô, sinceramente era o ODEITH, com aquelas perspetivas muito louca e eu, né, fazendo um vandal assim riscado num prédio, várias sessões. E na técnica do HÉLIO BRAY. Imagina, cara, que loucura que seria o meu grapixo, aquele flow muito louco e vários efeitos, não é não? Ia ficar chapado de mais. E quem sabe também uns personagem, umas cores assim, aqueles recortes bem limpinhos do CHURE. Ia também ficar bem louco. Não, esses dois já era de mais, seria incrível. Ou um ou outro. Na real, seria impressionante. E nunca faltou tão pouco.



Qual foi aquele trabalho que te deu mais gosto fazer? E o mais arriscado?


Pô, o que eu mais gostei de fazer foi a sopa de letras em Alcântara, foi impressionante. Foi principalmente com as principais crews aqui de Lisboa, da grande Lisboa. Foi a maior satisfação mesmo, porque, no resumo, todo o mundo por mais que tenha muita treta, no fundo os cara concorda com a união. Chega de guerra, o bagulho é muito tóxico, muito agressivo, né? Ninguém aguenta mais. Mas é isso, tem coisas que só o tempo irá dizer.


E o mais arriscado foi em Marvila, aquele em Braço de Prata, em frente à Central de Câmaras. Eu estava com a equipe dos AK, foi cinco madrugada para fazer aquilo. Na Central de Câmaras, é um prédio todo espelhado, todo de vidro, então tu consegue ver as pessoas dentro do prédio, os seguranças toda a hora na ronda, ficavam trocando e saindo cá para fora para fumar um cigarro, por isso que demorou bastante, porque a gente tinha que baixar completamente. Esse daí foi foda, jogo do gato e rato mesmo.


Quais são os teus planos / projetos futuros?


Os planos é continuar com o centro de estudos alternativos. Ensinar e aprender aquilo que não se aprende na escola, o hip hop como ferramenta pedagógica. Não só o graffiti, o bboy, o mc e o dj, mas também os cinco elementos complementares, que é o conhecimento de rua, o beatbox, modo de rua, linguagem de rua e empreendedorismo de rua. Ou seja, cultura de rua mesmo na máxima e também viver fazendo festa por aí, festivais itinerantes. Basicamente, botar a rapaziada que está estudando nesse centro de estudos se desenvolvendo para se apresentar nas quebrada por aí, pelo mundo a fora.



Alguma história que queiras partilhar?


Bateu um branco, velho. Tem tantas histórias, logo eu. Não sei que história que eu podia partilhar.


Props?


Quero mandar um salve, um props aí pra geral que curte e admira o movimento, que entende qual é que a cena e procura se manifestar de alguma forma.


Também quero mandar um salve em especial para a rapaziada dos Filhos da Purga, para a crew, e também para a mulherada, para o pessoal da cooperativa dos Filhos da Purga CRL. Estamos fazendo um trabalho relacionado à cultura, ao ensino e ao lazer e é isso, estamos juntão.


E um salve meu querido Miguel, estamos junto. É nois. Obrigado pela oportunidade aí.


Fotografias e vídeos / Photos and videos: Pregos


ENG

This was a long awaited interview for me. Some renowned and emerging names in graffiti, street art, fine arts, stencils and paste-up have already passed through here. I lacked a representative of pixação, one of the best known artistic styles in Brazil.

Black Sheep or Shp is a pixador born in Praia, on the coast of the State of São Paulo and his connection to the movement began in the 2000s. After joining the PREGOS crew, in 2005, he became part of Os Piores de São Paulo (one of the pioneering pixo brands). Living in tuga since 2016, he has not stopped leaving his mark on the greater Lisbon. Endowed with inexhaustible energy, the pixador has already been responsible for organizing various events, in which he combines pixo with other cultural and artistic manifestations.

Thanks for the interview and congratulations, Black Sheep. We are together!


What does your tag mean?


My tag is SHP (Sheep), comes from Black Sheep. And actually, everyone calls me PREGOS, but PREGOS is my crew. That is, there we call my brand or my pixo. My crew is PREGOS, I am not the founder (I joined in 2005) and PREGOS was founded in 96, by KUKA.


When did your interest in pixação start and what were your influences at the time?


When I started doing graffiti, I started noticing the regional pixos of my city, specifically. That is, I am from Praia (from Baixada Santista) which is the coastal region of the State of São Paulo. That is, I'm from the State of São Paulo but I'm not from the city of São Paulo in particular, which is where pixo was born. So, we did pixação, which is a very regional style of pixação. That's why it's abbreviated, SHP.


So, the pixos we had at the time were PRC, MTLD, which is like everything is abbreviation, it had this characteristic of abbreviating the name, precisely to do it faster. And PREGOS was the only one who didn't abbreviate, he was the only one who wrote the whole letter and he was the first to do it, he was the dirtiest. KUKA, this guy, was the worst and he was the one I joined.


What was the pixação scene like when you started?


Pixação was very territorial, as I was commenting, so there were differences between the cities of Baixada Santista. São Vicente had a graffiti style, Santos had another graffiti style, Praia Grande had a different graffiti style and they are all neighboring towns, very close to each other. It's like Barreiro, Seixal and Montijo, you know? Anyway, they were different. In my city, the kids really liked to party. I don't know, kids who did pixo used to go to parties a lot and it was a scene like that. In Santos it was different, it was a gang scene, as it has several water channels (there are seven channels in Santos) so it was separated by water channels. The guys on channel 1 had a fight with the guys on channel 3 who had a fight with those on channel 6 and so on. In Praia Grande, the guys were more advanced in terms of pixação, it was a more Paulista style, more from São Paulo, because it receives a lot of tourists from São Paulo, people who go on vacation, you know, to the beach. So, in Praia Grande, they liked to abbreviate 3/4 letters at the most, there was this question that was similar to that of São Vicente, but the difference is that they already climbed buildings, they already made windows, they already crowned the whole building, they already made the topwhole, the water tank, everything, because they were already influenced by the Paulistanos, the people from São Paulo.


What are your crews?


My crew is PREGOS. However, just recently, I joined the BLUBLA team which is a graffiti crew here in Portugal. It was born in the Algarve, but it has people all over Portugal, you know, in Porto too.And I joined because PREGOS is my pixo crew but the ones who teach me graffiti specifically are these guys from BLUBLA that I always meet, you know. The kids are always coming to Lisbon and when the guys arrive it's like that, it's these guys who teach me graffiti, how to paint. Not just the question of techniques, more conceptual, stories, who's who in the scene, the teams, how it was, how it unfolded. The story of tuga graff, what I really know is thanks to the BLUBLA guys. So, my pixo crew is PREGOS and my graffiti crew is BLUBLA. There are the questions of the brand, right. Grife is the combination of several crews, which is a pixação scene in Brazil. So, my brands are Os Piores de São Paulo and the one we invented recently, when we teamed up with BLUBLA, was Os Filhos da Purga, which, in fact, is an artistic collective, it is a brand but at the same time it is not. It's a mix, because it's something we're inventing right now and it's kind of new.


In how many countries have you painted?


In 2010/2011 I worked on a cruise ship. So I went to different countries. I didn't know, because I didn't live in those countries, I just passed by. I've been to Argentina, Uruguay, almost the entire Brazilian coast... I've also painted in Tenerife, Spain, France, Monaco, Italy, Croatia, Greece... In London too, in Germany. That's it for now. And I want to know more, God willing.


How would you describe the current scenario of graffiti in Portugal? What are the main differences you find in relation to Brazil?


So, in Brazil there are many more people, right, so the movement is much more active, at least in São Paulo there are many more people demonstrating. However, what I see in practice, in reality, the guys in Portugal have a much higher technical level than there, you know. Like, if you were to make an estimate like that, here the tuga are in charge really well compared to the guys over there, right. Of course there is graffiti there, which the majority of people do graffiti, so graffiti artists are a minority but there are guys who are cool, but they are not the majority. If you get a hundred guys there who do graffiti, fuck you'll have one or two (very cool, like high level). Here there are much more high-level guys and if you take the kids that are just starting out, like a 19/20-year-old guy, they have a higher level than the guys my age (30-something). Understand? Because it's more serious, there are several issues, not just the issue of material. But because people here also do graffiti and street art, it has another footprint that in Brazil the issue of pixação means that we limit it to one color, always making the same letter. In Brazil, we have more attitude, you know, we are more aggressive but we also know less. This is the real thing.


What are your favorite spots / cities?


Is it here from tuga or from the world? Here in tuga I like Lisbon a lot, of course, that's why I live in Lisbon and I also like Barreiro a lot because Barreiro is like the hood. In Barreiro it's more like Brazil, I feel good there in Barreiro too.


And in the world I liked Berlin a lot because of the paintings, there the kids are very aggressive. But São Paulo is also cool, but not for living, there would be more to have fun. Because imagine living in Berlin, what a depression that must be, kind of sad. I don't know, it's kind of cold. But, on the other hand, in terms of painting, the guys there have nothing for anyone. But I also really enjoyed Madrid, because in Madrid I found my allies, my allies made me feel at ease. But, for example, alone like that on a ride, I was face to face with Barcelona, ​​Barcelona is enchanting. But I also didn't know a lot of graffiti artists, so I didn't know the scene there.


But Marseille is now my favorite city hehehe.


Street bombing, train bombing or wall of fame?


Damn, the three are complementary, right? In fact, the three are very cool.


I really like street bombing, it's what I do the most, I do a lot of street bombing. But I like the trains too. But I didn't like it much before, because it's different. For example, on the street I like to do buildings. So, it takes 5 minutes to enter the building and I spend several hours (3/4/5 hours) without anyone seeing me. Train bombing is different because, on the train, you spend 3/4 hours there looking and waiting to paint in 5 or 10 minutes, it's awesome. So, when I had access to paint with the painting crews, the monsters, I was like "I don't know if I really like trains". But now, wiser and more experienced, I realize that train is another type of modality, it's a shitload of adrenaline that I don't feel in street bombing, because I'm always very calm on the street. On the train, on the other hand, you are obliged to give that discharge, that beating in 10 minutes. So, it's really cool but it's not my favorite.


And my dream, what I've been fighting for there and calling the guys, is to build the walls of fame. So, othis is like the ABCD of shit. What I really like most is painting at dawn, but what I would like to do more is make more fames.


You always find a wall for one more jam. When will the next one be? Good question, man. There are walls in my neighborhood... there is one that is monstrous, beautiful and authorized. Since this one is already authorized, everything is fine, I wanted to have a little party with more structure. The cool thing was to explore more in the colder seasons. Because in the very hot seasons it's hard to paint there. I've been working a lot on projects. We did a jam in São Paulo, in November last year, and now this year we are working a lot in the cooperative that we created (Filhos da Purga CRL) and also in an abandoned club close to home, we are creating a center for alternative studies, it is happening, the scene is coming true and on April 1st we are going to have the first little party, at the clubinho and such, continuing these jams and fames that we were doing in the past. You recently made some high reliefs with expanding foam. Have you been testing other materials and techniques? Yes, I've been testing some scenes with iron, some sculptures, some installations, but I didn't continue because there's no place to produce. But I'm working on a place to be able to produce these installations that I intend to do. And the foam was a test, something I wanted to do and it took a lot of work. But I also lack more tools and space to be able to produce large, large-scale scenes.


Also paints on canvas. Have you ever had an exhibition? Man, I've been painting canvas since I was a little boy. My mother is a painting teacher. I have some paintings there from 96/98. But when she taught the old women there, I didn't want to know about that, I wanted to know about the street. When I went to the street, the street is a huge canva, it's infinite. But then, I went to work on a ship and I was a biker, I worked on a motorcycle, that didn't even have GPS, it was like a profession, you had to study to be a biker. I used to do that route from Santos to São Paulo and I really liked painting on the street, doing graffiti. But when I went to work on cruise ships, I had an impulse and decided to study Arts and I had access to these painting techniques and I took a degree in Visual Arts. But a degree there in Brazil is pedagogy in Visual Arts, so I have a degree in teaching Arts, so I know some painting techniques. I've never done an exhibition. Well, actually, I realized that what I want to do, where I want to go, is more focused on cultural action, on the issue of having street parties, creating a center for alternative studies, working with teenagers, hip hop as a pedagogical tool and such. I realized that to do this, to reach this level, I have to be versatile, know a little bit about everything and even assert myself as an artist. If my art is pixação, I have to assert myself as a pixação artist and for that to happen, I also have to hold exhibitions. But it's really a maturing process, because I've been painting some canvases but it's not what they say "wow, that's amazing", but at the same time, something is already happening. But anyway, I see that there is a lot to be explored, but the time is not yet. What plays on your playlist when you paint? A heavy forró. Forró is that thing, it's the soundtrack. I really like forró because I keep thinking about the good times I've lived and the good times I'm still going to live. Forró is life. And there's that thing, right. There are several types of forró, I really like the heavier forró, which gives me energy. So I really like it. But I also really like reggae music. And I really like forró with reggae, which is forreggae.


What is your top 3 of Portuguese writers?


This question is difficult, right, it depends on the point of view. For example, this question of activity, of pulling the tram, of always painting, of living off paint, I think the footprint of SEG is great, even though it doesn't do much on the street, which is the thing I like the most. But on the other hand, he lives a lot of this train vibe, you know, and his team, this question of wanting to keep the stuff kind of old school, I think it's cool. I came to understand through it and also to respect it and also in view of this issue that has graffiti and street bombing, but what people look for a lot is trains, you know, what is more valuable, that very old school thing .


There's a guy who is a monster, who is HEL. This guy is from Algés. This crazy guy is a monster because he works on a boat, on board. So, the madman paints the whole world. Anyway, I've never seen his book, because he hasn't released it yet, but I've seen some images in his hand. The stories, especially the stories, are vibrant, the crazy guy has traveled all over the world, even today. And, from time to time, he keeps releasing trains, subways, stuff that is very important, because only those who know it personally know about it, because this is part of the old school culture.


But who breaks all paradigms and likes street bomb and what I like most about tuga is SEN, isn't it. An impressive thing, not for anyone. The guy is absurd, the crazy guy blows everything up. Wherever it goes, it's devastation. It's the style of graffiti here in Portugal that I like the most.


What about foreign writers?


I'm going to talk about the 3 in Brazil, that's what I know best.


The guy who does everything and with whom I identified a lot, who is also part of the Piores de São Paulo is GOMA. He is not from São Paulo, he is from Belo Horizonte. The guy is like a phenomenon, he's a guy who does everything. It makes the movement happen from north to south of the country, not just in his state. Bearing in mind that in his state the guy suffered political persecution, he was arrested a few times and he no longer paints his name, he writes his name in Japanese, he uses more grapixo (which already has another acceptance in the eyes of society). And the fact that he has a paint store, a clothing brand, so the guy sells all over Brazil and makes alphabet soup all over Brazil, has a general connection, everyone knows the guy's work. Now, as he no longer makes GOMA BH, he was forced to explore other techniques, other scenes, like other techniques, even difficult in the vandal scene that I won't explain much, because I'll end up denouncing him, but GOMA is great.


There's also the guy on the stairs in São Paulo, TENT. I met him recently, when I went to São Paulo, and this guy is really fanatical about the pixo, as if he were doing a modality within the pixo, which is the scene with the giant stairs, even though they are very big (10/12 meters of stairs) and together with the brothers, there are two brothers. The guys made a very significant connection in the city of São Paulo. The city is gigantic, you walk all over the city and you see some things that are very difficult to do, done by the guys. It's impressive, hats off for the determination.


And there's SURRA too, Ruda, who makes pixo SURRA, who's a grapixo guy. Really, his study and what he represents in the grapixo scene in São Paulo, what he does, he is a person very dedicated to grapixo, this practice that is the mixture of pixo and graffiti, light, shadow, contour. So he developed a contour, a very precise line, the guy's line is perfect. You say "man, this guy is crazy", but it's real, he lives this madness of his and the paint is millimetrically calculated, the amount he will use for each piece. When they told me about him, I didn't understand, until I met him in person and the guy is really fanatical, he really loves it.


So, there are three people that, of course, it is important to get to know their work, because they represent a lot in the Brazilian scene.


Who do you like to paint with?


I like painting a lot with SEN, with the BLUBLA guys. I identify a lot with the style of painting where everyone comes in, each one doing one thing and without rules. There's not much to be upset about each other. One adds up to the other's work and when they make mistakes, they make mistakes together and when they get it right, they get it right together too.


But I also really like something well thought out, with a lot of technique, more calmly. With that in mind, I like to paint a lot with the WRS, with SHON, SHON is very calm when painting. And he does everything, from muralism to vandalism, tagging, even using a rope, I think he was the first to go down from a rope on tuga.


Speaking of peace of mind, the KOMA of the WRS commands a lot. A train like that, there's nothing for anyone. When I go to paint with KOMA it's like I'm painting an authorized wall, you know, it's very peaceful and it's cool.


And I also like to paint with the CRACK KIDS, you know, that's the mural scene and after I met HIUM I started to paint things that were much more significant. That's when I started to gain more strength.


And that's it, being able to really have the guys together and that attraction and arrive with a man's posture, serious posture, arrange and arrive at the right time and schedule everything correctly, when it's ok, when it's not too, be clear, play fair and talk real.


Which writer would you like to do a joint piece with?


Well, honestly, it was ODEITH, with those very crazy perspectives and I, you know, making a vandal like this scratched in a building, several sessions. And in the HÉLIO BRAY technique. Imagine, man, how crazy would my grapixo be, that crazy flow and various effects, right? I was going to get too high. And maybe also some characters, some colors like that, those very clean cuts from CHURE. It would also go crazy. No, those two were too much, it would be amazing. Either one or the other. In reality, it would be impressive. And it never lacked so little.


What was that piece that you enjoyed doing the most? And the most risky?


Man, what I liked the most was the alphabet soup in Alcântara, it was impressive. It was mainly with the main crews here in Lisbon, in the greater Lisbon area. It was the greatest satisfaction, because, in summary, everyone, no matter how much bullshit, deep down, the guys agree with the union. No more war, the stuff is very toxic, very aggressive, right? Nobody can take it anymore. But that's it, there are things that only time will tell.


And the riskiest was in Marvila, the one in Braço de Prata, in front of the Central de Câmaras. I was with the AK team, it was five in the morning to do that. In the Central de Câmaras, it's a building all mirrored, all glass, so you can see the people inside the building, the security guards were on patrol all the time, they kept changing and going outside to smoke a cigarette, that's why it took a long time, because we had to get down completely. That one was fuck, cat and mouse game.


What are your future plans/projects?


Plans are to continue with the center for alternative studies. Teaching and learning what you don't learn at school, hip hop as a pedagogical tool. Not only graffiti, bboy, mc and dj, but also the five complementary elements, which is street knowledge, beatbox, street mode, street language and street entrepreneurship. In other words, street culture at its best and also partying around, itinerant festivals. Basically, getting the kids who are studying at this study center developing to perform in the hoods around the world.


Any stories you want to share?


Hit a white, old man. There are so many stories, then me. I don't know what story I could share.


Props?


I want to send a salve, a props there to everyone who enjoys and admires the movement, who understands what the scene is and seeks to express itself in some way. I also want to say a special shout out to the Filhos da Purga guys, to the crew, and also to the women, to the staff of the Filhos da Purga CRL cooperative. We're doing work related to culture, teaching and leisure and that's it, we're together.


And a hail my dear Miguel, we're together. It's us. Thanks for the opportunity.

Posts recentes

Ver tudo

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
L F
L F
30 de abr. de 2023

Basicamente estes caga paredes vandalizam propriedade privada com total impunidade! Quanto orgulho!

Curtir
bottom of page